Coma com moderação

Imagine que você está concentrado fazendo uma prova de concurso público e então algo lhe chama a atenção. É um ruído baixinho, difícil de identificar, mas regular e irritante, que mina sua concentração e aos poucos parece que vai martelando dentro de sua cabeça. Você olha discretamente para os lados procurando pela fonte do ruído incômodo e então, para sua surpresa, você vê, a apenas algumas carteiras de distância, um indivíduo olhando para o nada enquanto degusta, tranqüilamente, de uma daquelas latinhas de batatas fritas!

A situação descrita no parágrafo anterior aconteceu comigo no concurso do Ministério da Fazenda que aconteceu domingo passado. E não foi somente isso que aconteceu no quesito “alimentação de prova”.

Concordo que não dá para ir fazer uma prova de concurso de cinco horas de duração sem levar nada para aplacar a fome que surgirá lá pelas tantas. Por isso, acredito que o kit básico do concurseiro deva conter:

- 01 garrafinha de água gelada (para aplacar a sede e a boca seca).

- 01 chocolate pequeno ou barra de cereais (para enganar a fome).

- 01 embalagem pequena de drops ou chiclete (para dar um tapa na tensão).

Só que muitos concurseiros sem noção acham que apenas isso é pouco e resolvem inovar nesse quesito, levando verdadeiros lanches completos para a sala de prova.

Já vi muita coisa estranha em termos de “comidinhas de prova” e nesse concurso do Ministério da Fazenda elas não poderiam faltar. Dessa vez tinha concurseiro levando:

- Batatas fritas em lata.

- Salgadinhos do tipo Baconzitos, Fandangos e Doritos.

- Caixa de chocolates Garoto (daquelas com duas dúzias de bombons).

- Sanduíche caseiro de queijo embrulhado no papel laminado.

- Bandeja de supermercado com quatro belos pêssegos frescos.

Putz, gente, é muita falta de noção levar essas coisas para comer durante a prova. Mais do que isso, torna claro que a pessoa não está nem aí para se dedicar 110% em fazer uma boa prova, em responder corretamente as questões. É uma falta de seriedade e, principalmente, de respeito com os outros candidatos, afinal de contas, como não ficar incomodado com alguém perto de você comendo tudo isso? Fora a barulheira, tem o cheiro que incomoda.

Hoje mesmo vou enviar um email para a CESPE, para a ESAF e para a FCC, as principais bancas de concursos públicos do país, perguntando por que nos editais não há restrições claras aos alimentos que podem ser consumidos durante as provas, vamos ver o que eles respondem.

Alguns concurseiros argumentam que se incomoda, devemos reclamar para os fiscais de prova. Sim, é uma saída. Mas pensem bem comigo. Você já teve algo de sua concentração, o tempo está correndo, qual concurseiro em sã consciência vai largar tudo para reclamar para fiscal que não está nem aí para a coisa (porque se estivesse, já terei dado uma dura no comilão sem noção)? Nem pensar.

Resumo da ópera – É aquela velha história, cuidado com o que você leva para comer durante a prova. E se você vir alguém com alguma comidinha estranha, nada melhor que um bom terrorismo do tipo “não vai tentar comer isso durante a prova que o fiscal te põe pra fora na hora”.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Response to "Coma com moderação"

  1. Camisa 9 says:

    Pra você apelar pro terrorismo você deve ficar bem irritado rsrs, mas o cara que come salgadinho tem de morrer mesmo, aff...e aqueles lanches com cheiro no ar também tem de ir no mesmo rumo.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards