Continuando com nossa série de artigos baseados em perguntas enviadas pelos leitores do blog, vamos hoje a um questionamento muito interessante.

”Gostaria de te dar um parabéns pela sua atitude de fazer um blog que nos dá incentivo a cada dia. Eu estava desanimado. Tenho 43 anos e já estou um bom tempo sem estudar, gostaria de uma dica. Eu sou funcionário público há 11 anos e não estou mais satisfeito com o serviço. Mais acho que dá tempo para estudar e tentar algo melhor apesar da idade. Sou formado com licenciatura em Geografia, mas nunca dei aula. A dúvida é se eu estudo para a área de magistério ou para o Banco Central ou para Polícia Rodoviária Federal. Eu devo estudar para o concurso que está mais próximo? Eu tenho medo de ficar estudando só para magistério e perder outros concursos.”

Como dia Jack, o Estripador, vamos por partes ... hehehe ... adoro dizer isso que ele dizia ... hehehe.

“Tenho 43 anos“ – É interessante como idade é relativa no meio profissional. Enquanto para a iniciativa privada um profissional como nosso amigo da mensagem, com 43 anos, já estaria além da idade máxima de contratação, o que tornaria sua tarefa de conseguir um novo emprego algo praticamente impossível, para o setor público não quer dizer nada, mesmo porque a lei garante que até completar 70 anos de idade, e desde que preencha os requisitos dos cargos, claro, qualquer brasileiro está apto a ocupar um cargo, emprego ou função pública. Logo, isso não é algo com que você deva se preocupar.

“já estou um bom tempo sem estudar” – Não diria que isso é um problema, nada disso, mas é uma barreira com que você terá de lidar com muita seriedade, força de vontade e disciplina. Para qualquer pessoa, com qualquer idade, voltar a estudar pesado para qualquer coisa após um bom tempo de inatividade acaba sendo um processo bastante doloroso e desafiador. Você terá de reaprender a estudar, reaprender a ter paciência para estudar, e, principalmente, encontrar rapidamente o equilíbrio entre o rigor de se cobrar e a paciência com você mesmo nessa nova jornada.

“A dúvida é se eu estudo para a área de magistério ou para o Banco Central ou para Polícia Rodoviária Federal” – Opa, agora encontramos realmente um ponto muito sério e fundamental para definir como você lutará na guerra dos concursos públicos. Note que você está em dúvida quanto a três áreas muito diferentes, magistério (educação), Banco Central (econômica-financeira) e PRF (segurança), tanto em termos de atribuições profissionais, quanto de requisitos de investidura e preparo para provas. O pior é que a decisão de por que cargo lutar não depende apenas de sua vontade, mas também de suas condições atuais (se tem família, filhos pequenos, se estão dispostos a se mudar, ...).

Pessoalmente não acho que alguém que não tenha tido interesse em fazer pelo menos mestrado na sua área de formação profissional tenha real interesse em ser professor, seu caso e o meu. Você fala em magistério, mas não especifica se é para nível médio ou superior. Para superior você deve descartar se realmente não tiver mestrado, enquanto para nível médio deverá considerar o seguinte, valerá a pena por conta do salário e carga horária, visto que a carreira de magistério público de nível médio no Brasil está longe de ser das melhores, vide as inúmeras reclamações de profissionais que já atuam no meio.

Banco Central já é uma opção muito interessante, desde que você tenha facilidade me lidar com matérias matemáticas, visto que terá de estudar e muito matemática financeira, economia, contabilidade. Se você está tranqüilo quanto a estudar essas matérias, então se prepare para estudar muito, mas muito mesmo, por que você concorrerá com economistas, administradores, contabilistas e engenheiros, principais profissionais que buscam cargos nessa instituição públicas e em outras com funções correlatas.

PRF é a “menina dos olhos” de centenas de milhares de concurseiros, visto que cobra em suas provas de concurso matérias amigáveis a profissionais de qualquer área de conhecimento, oferece ótimo salário, seus concursos oferecem grandes números de vagas. Se você não se importa com o tipo de trabalho, geralmente nas estradas, com o risco envolvido com o cargo, então vá em frente. Ao considerar esse cargo, lembre-se que há prova física, então antes de começar a estudar é bom agendar com seu médico um checkup completo e se tudo estiver ok, contratar um personal trainer para treiná-lo devidamente para as provas físicas ... um amigo passou nas provas escritas do último concurso e foi reprovado na prova física porque “achava” que estava preparado, portanto, cuidado.

“Eu devo estudar para o concurso que está mais próximo?” – Aqui a resposta é fácil, um sonoro NÃO, DE JEITO NENHUM! Se você está sem estudar faz um bom tempo, primeiro é preciso reaprender a estudar, então estudar pelo menos seis meses com muita seriedade e então começar a prestar concursos. Não adianta nada se iludir que em pouco tempo se vai passar em outro concurso público. Não sei há quanto tempo o amigo é servidor público, mas pode ter certeza de que hoje é muito mais difícil vencer essa guerra do que foi quando você a venceu a primeira vez.

Resumo da ópera – Note que nosso amigo que enviou a mensagem que abre esse artigo começou sua luta na guerra dos concursos públicos da maneira certa, parando um pouquinho para decidir com cuidado qual cargo será seu alvo. Isso é fundamental para qualquer concurseiro sério, saber o cargo ou pelo menos a área de atuação que se quer. Agora é hora dele reaprender a estudar, tirar a ferrugem dos meses e anos sem rotina de estudo, estudar muito sério e então mudar de cargo público. É, gente, a vida é dura para todos nós e temos apenas duas opções, baixar a cabeça ou lutar.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

ATENÇÃO - Qualquer leitor do blog pode (e deve) enviar artigos de autoria própria para publicação. Basta escrever o artigo em um documento de Microsoft Word (entre uma e duas páginas) e enviar para concurseirosolitario@gmail.com

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Olha uma música legal para animar sua segunda-feira. Com Flo Rida feat. Kesha, "Right Round".

0 Response to " "

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards