Sucesso = soma dos fatores de produção

Ser um concurseiro de sucesso não depende somente da sua sabedoria, mas muito mais da sua resistência, força e disposição para remar contra a maré. Como se vê, são diversos fatores igual aos que a economia ensina (Charles conhece bem).

É engraçado escrever sobre algo tão notório para a grande maioria das pessoas que está inserida nesse nosso universo. Parece evidente, mas nem todo mundo pensa assim.

Sou uma pessoa muito sociável e, por conta disso, tenho conhecido muita gente que estuda para concursos. Ouço histórias de todo tipo, dos mais diversos concurseiros. Com isso, um tipo de concurseiro me chama a atenção: aqueles que sempre foram bons alunos.

Essa espécime caracteriza-se por ter tido uma excelente vida estudantil, seja fazendo pouco esforço, seja sempre estudando, mas com ritmo próprio. Esse tipo de candidato procura se aprofundar em tudo que estuda e tem cultura geral vasta. Entretanto, pasmem, tem imensa dificuldade de estudar para concursos.

Quando essa pessoa se depara com o desafio de estudar com estratégia, atendo-se ao certame, ligada à resolução de exercícios e ao posicionamento de uma banca, ela se sente amordaçada. Fica com a sensação de que está emburrecendo.

Por essa razão, seu cérebro cria mecanismos de autosabotagem, pois o estudo não está mais associado ao prazer de aprender de outrora. Essa pessoa não tem o hábito de estudar por necessidade, mas por deleite ou então nunca precisou de muito esforço para ter sucesso e agora precisa mudar. Isso é difícil e a tarefa torna-se muito chata.

Por outro lado, o concurseiro que não teve um passado tão brilhante como estudante, mas que é esforçado e resiliente acaba muitas vezes se sobressaindo em relação ao tipo de concurseiro mencionado. Foi isso que observei acontecer com ex-colegas de faculdade e atuais colegas de profissão.

Eles estudam muito, mas fazem diversos concursos diferentes e com matérias e focos distintos. Alguns querem abraçar o mundo e conquistá-lo de uma tacada só. Outros estudam, estudam, estudam e nunca fazem provas, pois nunca se sentem preparados, pois sempre foram perfeccionistas e ignoram que fazer provas é parte da preparação. Alguns procuram trabalhar como advogados porque acham que o trabalho e a prática irá ensiná-los. Ledo engano, pois estudar envolve escolhas e renúncias. Simplesmente, não dá para ser tudo, sob pena de não conseguir nada.

Resumo da Ópera - se você se identificou com o texto, sugiro que reflita e use suas potencialidades a seu favor. Aliás, todo concurseiro que se preze deve usá-las! Como já tive oportunidade de dizer em outra ocasião, estudo exige autoconhecimento quanto ao método a adotar. Aproveite a sua facilidade e corrija seu rumo, usando os fatores de produção corretos. Siga em direção ao sucesso e à realização pessoal!

Raquel Monteiro é a Raquel Solitária.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Adriana Calcanhotto - Fico Assim Sem Você (Karaoke de Surdo)

1 Response to "Sucesso = soma dos fatores de produção"

  1. Camisa 9 says:

    Era pra mim?
    Obrigado pelo post de hoje rsrs...a minha perfeita carapuça...

    EU NÃO ESTOU EMBURRECENDO!
    Apenas parei de aprender e vou voltar! :D

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards