Lute, concurseiro, lute!

Como está o nível de animação, de motivação para estudar forte para concursos públicos nessa segunda-feira, concurseiros? Nesse belo começo de semana, o quanto você acredita na sua vitória nessa guerra? O quanto você acredita em si mesmo, em seu esforço, em sua luta?

Não é fácil manter a motivação em alta, principalmente no começo de uma semana de estudos, que para quem não tem concurso marcado para um horizonte próximo será longa, mas que para quem tem concurso marcado para daqui a algumas semanas será muito curta. Essa é a vida do concurseiro. Motivação não é vendida por quilos no supermercado da esquina, nada disso, ela tem de ser trabalhada, construída, refinada, pelo próprio concurseiro, diretamente dos seus sonhos e anseios, algo difícil e trabalhoso de fazer, mas necessário.

Toda segunda-feira acordo pensando que devo estar motivado, que devo estar animado, muito animado, para a semana de estudos que começa. Já não é fácil começar uma nova semana diante de livros e apostilas, mais uma de uma longa série de semanas, então se não começarmos “com o pé direito”, a coisa complica e muito. Faz muito tempo que não começo uma semana desanimado e desmotivado, depois que comecei a acordar animado, mas já tive meus inícios de semana negros e sei como são nefastos seus efeitos e, principalmente, duradouros ao longo da semana, parece até que ficamos puxando um bode preto que torna todo estudo mais difícil chato e lento.

Para um minuto para pensar como está sendo suas segundas-feiras, como você acorda em termos de animação e motivação. Será que você não está se auto-sabotando ao começar a semana desanimado, desmotivado, triste, se sentindo mal? Pode acreditar, acontece com milhares de concurseiros. Não espere que ninguém o anime, seja esposa, pais, namorada, amigos, pois somente você tem o poder de fazer isso de forma profunda e permanente. Claro que outras pessoas podem nos dar um pouco de animação, mas é uma animação superficial por ser externa, pouco duradoura. O que conta mesmo é a animação que parte de dentro da gente. Não adianta que o mundo inteiro acredite que você é capaz de realizar seu sonhos se você mesmo não acredita nisso.

Acreditar que o sonho de aprovação em concursos públicos é possível. Quanto mais sério o concurseiro, mais difícil de acreditar nisso. Por que? Simples, porque o concurseiro sério sabe que é preciso estudar muito e por muito tempo, sabe que a concorrência é feroz, sabe que as bancas estão ficando cada dia mais exigentes, sabe que para poder acreditar na realização desse sonho é preciso estudar muito, trabalhar firme, ser forte, ser motivado. É uma série de coisas que tornam um sonho crível de ser realizado. Apenas concurseiros novatos ou falsos acreditam de olhos fechados, como se apenas querer fosse poder.

A guerra dos concursos públicos é muito parecida mesmo com uma guerra de verdade, guerra em termos bélicos. Numa guerra real o soldado profissional sabe que pode contar mesmo apenas com seu treinamento, porque no campo de batalha essa é sua única arma infalível, pois companheiros de pelotão são mortos, armas são perdidas, munição acaba, mas o treinamento, não, esse está sempre com o soldado e será a diferença entre sua sobrevivência ou sua morte. O concurseiro sério conta, no final, também apenas com seu treinamento, com seu estudo, com sua capacidade de auto-motivação, pois cursinhos acabam, amigos se afastam, livros não podem ser usados para ajudar a fazer provas.

Estou parecendo muito negativo? Muito trágico? Não pense dessa forma, estou apenas dizendo a verdade sobre a guerra dos concursos públicos. Gostaria eu que apenas ler uma frase de motivação como “você pode vencer! Você conseguirá!” fosse suficiente para me motivar para uma nova semana de estudos, mas não é. Seria muito bom, prático e fácil se fosse, mas não é mesmo. Eu tenho de acreditar na minha própria vitória, essa certeza tem de vir de dentro de mim, e não é fácil fazer essa motivação, essa certeza, essa crença brotar do coração e da mente em plena segunda-feira do final do 18º mês de estudo que estou vivendo, mas me esforço, me concentro, mentalizo, medito, faço o que for preciso para trazer tudo isso à tona e aqui estou 110% animado, motivado, crente na minha aprovação em vários concursos públicos e na realização do meu sonho de uma vida melhor, escrevendo para vocês.

Resumo da ópera – Você também pode conseguir começar essa nova semana de estudos muito motivado e animado, mas para isso você precisa parar uns minutinhos, fechar os olhos, respirar fundo, e fazer esses sentimentos brotarem de sua alma. Como disse o poeta, “não há vitória que mereça cser comemorada que não aquela que exija muito sangue, suor e lágrimas”.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Alguns avisos:

1 - Colocamos hoje duas pesquisas na barra fixa da direta da tela do blog, lá no topo, e pedimos que vocês respondam, por favor. É rapidinho.

2 - Participem do bate-papo semanal do blog. Geralmente dura uma hora e é muito bom, onde leitores e colunistas do blog se encontram para trocar informações, experiências e um pouco de conversa fiada sobre concursos públicos. Não perca!

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Quinta-feira, a partir das 20:00)
Horário de Brasília

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

3 Response to "Lute, concurseiro, lute!"

  1. Ricardo Fay says:

    Eu gosto bastante do blog, mas esse texto não me motivou muito não.. Balde de água fria na segunda-feira.. huehue.Abraço

    Camisa 9 says:

    É! Temos ao menos de tentar começar a semana com o "pé-direito" que nem o "pé-preto" do Adam Sandler naquele filme : A herança de Mr. Deeds...aquele era forte heheh, temos de ser assim também!

    Aí a nossa vitória, pode quem sabe, chegar!

    Bons estudos a nosotros!

    Mônica Lago says:

    Pra concurseiro que é concurseiro não tem essa de segunda-feira... Não tem feriado, nem nada... Todo dia é dia de luta! É como diz um grande mestre do cursinho: "Abdicar de quatro, seis meses, pra ganhar o resto da vida!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards