Só concurseiros são deprimidos?

Conversando esses dias com um amigo concurseiro, ele me perguntou, “será que somente concurseiros são tão deprimidos?”. Fiquei encasquetado com a pergunta e pedi para ele explicar melhor o que queria dizer com aquilo. “Veja bem, acho que depois das secretárias, concurseiros são os maiores consumidores de auto-ajuda que existem no Brasil. Não conheço um concurseiro que não leia, pelo menos uma vez por semana, algum texto de auto-ajuda para servir de fonte de motivação. Fico me perguntando por que concurseiros são tão deprimidos, por que sempre andam com a motivação tão baixa”.

Tudo bem que esse meu amigo está sendo um pouco radical demais, pero no mucho. Realmente a maioria dos concurseiros vivem atrás de motivação ... mas peraí, existem concurseiros e concurseiros, aí que está a resposta à pergunta dele.

Realmente, falsos concurseiros (quem não sabe o que é isso, basta fazer uma pesquisa pelo termo que encontrará em artigos antigos aqui no blog a definição correta ... mas como estou bonzinho, vou ajudar, são aqueles concurseiros que não estudam com seriedade, que fingem que se dedicam, mas que têm o estudo para concursos públicos em terceiro ou quarto plano, longe de ser uma prioridade em suas vidas) sempre procuram mesmo uma solução mágica para seus problemas e o nome dessa solução é motivação.

O cara esta com preguiça de estudar ... diz que é por falta de motivação.

O cara deixa de estudar para se divertir ou dormir a tarde inteira ... diz que é por falta de motivação.

O cara nunca melhora seu desempenho em provas de concursos públicos ... diz que é por falta de motivação.

Para concurseiros sérios a falta de motivação é derivado direto do tempo necessário para se vencer na guerra dos concursos públicos versus o esfoço constante que deve ser empregado para atingir esse propósito. É muito tempo lutando muito duro para se alcançar a vitória ... e, muitas vezes, concurseiros sérios precisos de algumas palavras de alento e coragem para poderem continuar lutando bravamente.

Agora, não somente concurseiros sérios que precisam de doses regulares de motivação, não. Conheço estudantes e profissionais de áreas diversas que precisam da mesma coisa. O problema é que como a figura do concurseiro anda em evidência, nossa necessidade de motivação torna-se mais visível.

Agora, convenhamos, se alguém achar que é fácil enfiar as fuças nos livros por meses e meses, deixar de lado sonhos e diversão, tudo para alcançar um futuro melhor e mais estável profissionalmente é algo fácil, é porque não se trata de um concurseiro. É muito fácil ter uma opinião crítica em relação a outras pessoas quando não se está usando os “sapatos apertados” dela.

Concordo que motivação deva ser utilizada com cuidado. O cara também não pode viciar na coisa e precisar de fontes externas de motivação todo o tempo. Antes de tudo o concurseiro deve ser capaz de se auto-motivar. Fazer isso nunca é fácil, aprender a como fazer é mais difícil ainda, mas é algo necessário. Não se pode depender apenas de fontes externas de motivação. Não quero dizer com isso que o concurseiro deva se privar de ler bons artigos de motivação concurseira, nada disso, apenas acredito que deva fazer isso com moderação, como complemento para sua auto-motivação.

Resumo da ópera - “Mas como vou me auto-motivar?”, alguns de vocês devem estar se perguntando. Se você foi capaz de aprender a como estudar sozinho matérias que nunca viu antes e que são cobradas em concursos públicos, pode também aprender a se auto-motivar. Alguns concurseiros se auto-motivam praticando esportes, outros escrevendo, alguns, ainda, ajudando outros concurseiros em comunidades e fóruns. Maneiras há muitas, basta você descobrir a melhor para você.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Esse curta se chama "Signs" e é muito legal. Mesmo que você não leia inglês, vale a pena assistir, você entenderá perfeitamente o que rola.

2 Response to "Só concurseiros são deprimidos?"

  1. Mônica Lago says:

    Acho que não há motivação maior do que a necessidade de cada um. Quando a pessoa realmente precisa de um emprego, ela corre atrás, porque ela sabe onde o sapato aperta. Aí é que surge a diferença entre aqueles que "querem" muito passar no concurso, mas ficam só no "querer", e os que querem tanto, que se privam de tudo o que for preciso, pra realizar seu sonho profissional. É como diz um professor meu: "Vale a pena perder quatro ou seis meses da vida, pra ganhar uma vida inteira com qualidade!"

    Amigo, adoro seu blog....as vezes me sinto muito só nesta vida concursal, e suas palavras me confortam, em saber que muitos dos sentimentos que tenho não são "previlégios" meus. Um forte abraço, e que deus sempre lhe encha de bençãos, para que possa ter força saúde e paz para lutar pelos seus sonhos ! Fé em Deus !

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards