Como estudar no final de semana?

Vários leitores do blog que trabalham duro durante a semana e somente nos finais de semana é que têm mais tempo para se dedicarem ao estudo sério para concursos públicos, enviam perguntas de como fazer para otimizar os estudos nesses dois dias de folga? Como montar um planejamento de estudo eficiente.

Para tentar ajudar esses colegas concurseiros, andei matutando sobre como eu mesmo faria se estivesse em tal situação. Então pensei num concurso hipotético onde seriam cobradas em prova uma dezena de matérias, todas com o mesmo peso:

Português;
Informática;
Matemática;
Atualidades;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Arquivologia;
Regimento Interno;
Noções de Administração Pública;
Noções de Direito Internacional.

Certo. A primeira coisa que faço é dividir as matérias em três grupos de acordo com o quanto já estudei e sei delas.

Grupo I – Matérias que já estudei muito e preciso somente revisar

Português
Informática
Atualidades
Matemática
Arquivologia

Grupo II – Matérias que já estudei muito, mas não posso descuidar

Direito Constitucional
Direito Administrativo
Noções de Administração Pública

Grupo III – Matérias que nunca estudei ou estudei pouco

Regimento Interno;
Noções de Direito Internacional.

Certo. As matérias do Grupo I eu estudaria apenas durante a semana, no tempo que tivesse disponível, seja acordando mais cedo para estudar antes de ir trabalhar, nos intervalos do trabalho ou a noite quando voltasse para casa.

Então chega o final de semana e tenho os grupos II e III para encarar.

A primeira coisa que é preciso ter em mente, é que concurseiro que trabalha e se propõe a estudar sério abdica dos finais de semana em nome dos estudos “sem choro nem vela”. Claro que isso não significa abdicar de um pouco de descanso, do contato com familiares e amigos, de um pouco de diversão. Não, nada disso. Vou provar para vocês que é possível estudar com qualidade e seriedade, sem deixar de lado descanso, diversão e família.

SÁBADO

Acordaria às 6:00 da manhã, animado para o estudo, de forma que às 6:30 já estivesse de rosto lavado e café da manhã tomado para começar a estudar.
Como logo após acordar ainda estamos meio sonolentos, o melhor é respeitar nosso corpo e na primeira meia hora de estudos, dar uma revisada no material de atualidades da semana. Essa matéria é tranqüila de estudar, pois são notícias do que anda acontecendo no Brasil e no mundo, portanto, é leitura leve.

Das 7:00 em diante, o negócio é pegar o touro pelo chifre. Até ao meio-dia são 5 horas livres de estudo. Tirando 20 minutos para um intervalinho, são dois blocos de 2:20 minutos. Em um bloco estudaria Direito Constitucional e em outro bloco Direito Administrativo.

Parada para almoço e às 13:00 estaria recomeçando a estudar. Até às 18:00 teria 5 horas de estudo, que dividiria em dois blocos de 2:20 cada, separados por um intervalo de 20 minutos. Num dos blocos estudaria o Regimento Interno e no outro Direito Constitucional.

Pronto, às 18 horas estaria livre para fazer o que quisesse até às 23 horas. Poderia sair com os amigos, comer uma pizza com a família, dormir, assistir TV, ir ao cinema.

DOMINGO

Repetiria a dose do sábado, que está ótima e me deixaria o domingo a noite para relaxar e poder começar a semana com o pé direito.

Resumo da ópera - Seguindo esse esquema simples, estudaria 22 horas líquidas com muita qualidade. Simples, fácil, prático. O que é preciso para seguir esse esquema? Apenas muita seriedade e compromisso com os estudos, além de um lugar tranqüilo para estudar, nem que seja sentado no banco do fundo de uma igreja ou sobre o telhado de casa ... porque para o concurseiro que quer vencer, dificuldade nenhuma é grande demais que não possa ser superada.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Na linda voz da cantora franco-israelense Yeal Naim, a simpática música entitulada "New Soul", para terminarmos a semana bem calminhos e contentes.

9 Response to "Como estudar no final de semana?"

  1. Camisa 9 says:

    nem que eu me esconda no fundo da igreja...
    aiaiaia..Jesus me dá uma luz...o Charles e os outros me ajudam, mas eu não consigo me ajudar!

    Obrigado, Charles and demais escritores daqui, mas...

    sei lá...não vou desistir, mas não consigo lutar...

    i'm tired

    Éric-c9

    Camisa 9
    A Ajuda é:
    Faça um curso preparatório aos finais de semana (sábado e domingo).
    Existem diversos cursos, tanto para um concurso específico, quanto modulares, por matérias.

    Se você morar nas grandes Capitais, não será difícil de encontrar bons cursos aos finais de semana.
    Aqui em Sampa temos o Formação, Obcursos, Uniequipe etc...etc...
    Todos tem cursos aos finais de semana,e, claro durante a semana.

    Quando eu estava em casa (leia-se desempregado), estudava durante a semana em casa para o TJ-SP e nos finais de semana, fazia um curso para o TRF, deu certo.

    A vantagem de se fazer um curso, é que você se compromete e assim, de certa forma, se obriga a fazê-lo, e o bom é que como todos que fazem curso de sábado e domingo estão mesmo é a fim de aprender, gera-se uma união, sem deixar de lado a descontração que ajuda a aliviar o peso de ter de estudar de fim de semana.

    Jorge

    Anônimo says:

    Charles, esse cronograma seria em um mundo perfeito. O que acontece - e é o meu caso - é que vc já está esgotado física e mentalmente na sexta feira, por trabalhar 8 horas por dia e por estudar pra concursos de noite e pela madrugada. Resultado: O sábado de manhã vc passa dormindo pq está esgotado. Vc tem a tarde e a noite pra estudar. E alguns sábados de noite vc irá querer sair, pq já está levando muitos dias de trabalho e estudo e quer tomar uma dose pesada pra dar uma aliviada, já que seu lazer está reduzido a ZERO. Posso dizer que pretendia estudar 10 horas no sábado e 10 no domingo, mas ainda está difícil. No domingo vc irá querer correr ou andar, já q toda a semana não foi feito NENHUM exercício físico, justamente pq não há mais tempo.
    Enfim, posso dizer que trabalhar 8 horas, chegar cansado, algumas vezes com dor de cabeça e estudar sério pra concursos é pra guerreiros. E eu me considero um!

    Anônimo says:

    Adorei as dicas! Comecei a estudar tem quase um ano. No começo meu ritmo de estudo era de 7h diárias, pq só trabalhava meio período. Agora, trabalho quase o dia todo e tenho que ter mais disciplina na minha organização nos fins de semana. Obrigada!!

    Anônimo says:

    Tive o problema desse camisa 9 aí, mas agora achei a motivação que precisava.

    Adorei seu blog Charles, fui um pseudo-concurseiro por um ano, depois de meio ano sem estudar, estou de volta, mas agora é pra tirar o "pseudo".

    Mudaria o seguinte só. Ao invés de até às 18h no sábado iria apenas até às 17h, e no domingo apenas a parte da manhã e até às 3 da tarde, isso porque dia de semana, segunda, terça, quinta e sexta, estudarei 4 horas focadas, tirando as leituras em fila de banco, ir para o trabalho escutando música, estudar pelo trabalho etc.

    Me ajudou bastante.

    Anônimo says:

    Ah, sem contar que meu só posso fazer concursos de ensino médio, por isso me dou a certos luxos.

    Unknown says:

    Muito legal seu programa....mas quando se tem filhos é muito difícil !!

    Paulo says:

    legal a tua organização, tenho aula na faculdade aos sabados pela manha, porem nao trabalho por opcao de estudar para eses bichos de 8 cabeças que sao os concursos, considerome na fase de transição entre o pseudo-concurseiro e o concurseiro in-natura.

    Agora é pegar firme nas minhas 8 horas de estudo diário entre a segunda e a sexta e as 10 horas "fim de semanais" que eu descolei com minha organizacao.

    ate mais ver companheiros !
    felicidades e sucesso para TODOS.

    por que concurso... é uma fila, e acho que estou na metade dela..

    Unknown says:

    Esse planejamento de estudo pra quem não tem almoço pra fazer e casa pra arrumar tá ótimo neh, mas eu tenho marido e casa pra cuidar além de trabalhar o dia todo durante a semana. No meu caso eu estudaria de 6 as 10 da manha e a trde a partir das 14 até as 19 mais ou menos; mas gostei do cronograma
    sempre há uma forma pra adaptações.
    bjus

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards