Sem dor na consciência

Chegou o carnaval, a época do ano que é um verdadeiro inferno para a consciência dos concurseiros sérios apreciadores das folias do gorducho Rei Momo.

Amanhã, sexta-feira, o carnaval começa oficialmente e até, pelo menos, terça-feira da semana que vem, sobram por todo o país bailes de carnaval de todos os tipos e para todos os gostos. Ontem mesmo eu estava ouvindo uma rádio local enquanto dirigia e num intervalo de dez minutos foram três os anúncios de festas fechadas de carnaval. Diferente de alguns anos atrás, hoje essas festas não focam somente nos ritmos de carnaval. São tendas com músicas de carnaval, axé, sertanejo, pagode, samba, música eletrônica, com DJs ... falta apenas uma tenda com música clássica de câmara!

Como não sou muito festeiros e nunca gostei de carnaval, sempre preferindo viajar para algum lugar ou descansar no sítio, para mim a vida de estudos continua normalmente. Mas para os concurseiros festeiros de plantão a dúvida é dolorosa ... continuar estudando forte ou tirar uma folguinha e cair na folia?

Ao meu ver, essa pergunta tem apenas duas respostas viáveis:

Resposta 1 – Cair na farra por alguns dias e depois tirar o atraso nos estudos.

Resposta 2 – Esquecer que existe carnaval e continuar estudando como se fosse uma semana qualquer.

Daí você deve estar se perguntando por que eu não incluí uma terceira resposta conciliando estudo com folia. Bem, não fiz isso porque, simplesmente, não acho que isso seja possível. Sério, gente, pensem comigo. Como uma pessoa que ferve a noite inteira num baile de carnaval, chegando em casa com o raiar do sol depois de tomar todas, terá condições de estudar com qualidade após acordar lá pelo meio da tarde? Sem chance, impossível.

É aquela história, para cada cabeça, uma sentença. Analise com cuidado qual será a melhor opção para você. Se for para ficar diante dos livros remoendo não poder estar pulando carnaval, melhor nem tentar fazer isso. Tire de uma vez alguns dias de folga, divirta-se, pule bastante o carnaval, com muita responsabilidade, é claro.Agora, se você conseguir se desligar totalmente do carnaval para estudar, então faça isso.

O que importa é tomar uma decisão que depois não o deixe com dor na consciência de ter feito a coisa errada. Não adianta nada pular carnaval se sentindo culpado por não estar estudando. Ou estudar sentindo pena de não tirar uma folguinha para aproveitar o carnaval. Ambas as situações não são nada agradáveis e o rendimento/aproveitamento serão baixíssimos.

Eu mesmo estudarei normalmente, mas como já disse, não me ligo em carnaval. Tenho amigos concurseiros que estudarão até amanhã às 17 horas normalmente, depois só na quarta-feira a tarde, nesse meio tempo ferverão atrás de trios elétricos com seus abadás. Note que todos continuamos concurseiros sérios. Não seria sério o cara deixar de pular carnaval para ficar estudando “nas coxas”, ou seja, com má qualidade, por estar triste de não poder se juntar aos amigos na folia.

Além disso, todos precisamos de alguns dias de descanso dos estudos de vez em quando. Se é assim, por que não fazer isso justamente no carnaval? Não há motivo. Muitos concurseiros sérios se programaram para essa folga merecida justamente agora para unir o útil ao agradável ... e fazem muito bem.

Resumo da ópera – Não podemos ser radicais quando o assunto é disciplina de estudos. Não somos máquinas que podem ficar 24 x 7 x 365 estudando. Também precisamos descansar um pouco, espairecer, dar um tempo para o cérebro relaxar de forma que o estudo possa render muito mais depois. Também não adianta ficar sentando diante dos livros tentando estudar enquanto a cabeça está na folia. Se for para estudar no carnaval, estude com qualidade. Se for para pular carnaval, pule de verdade. Agora, nada de querer se enganar achando que dá para conciliar ambos, porque não dá.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Um música vinda lá dos anos 80 ... e continua linda. "I Touch Myself" com Divynals. Adoro esse clipe!

3 Response to "Sem dor na consciência"

  1. Anônimo says:

    Vou conciliar sim o carnaval com os estudos, mas porque não farei nada "pesado".

    Darei minhas voltas a noite com minha namorada. Estudarei menos sim, mas não tanto assim.

    Abraços.

    Unknown says:

    Olá,
    Meu nome é Bruna e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
    Aproveitando o tema Carnaval, a editora tem um livro chamado Almanaque do carnaval, escrito por André Diniz http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1102&ORDEM=A, que fala da história dessa grandiosa festa e dá dicas sobre o que ler, ouvir e onde curtir. Se gostou, participe da promoção de carnaval da Zahar e concorra ao livro. Veja mais no site www.zahar.com.br
    Abraços!

    Camisa 9 says:

    Se eu pudesse eu iria curtir o carnaval..não que eu não vá curtí-lo, mas não como gostaria!

    Bons estudos depois disso galega!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards