Do outro lado - uma nova visão dos concursos públicos

Eu conheci o outro lado. Minha vida parece um monte de cenas céleres do filme "Moulin Rouge". Ainda não consegui assimilar. Explico: eu tirei 10,00 (dez) na redação, acertei 18/20 em língua portuguesa e 26/40 em conhecimentos específicos de Direito na Aeronáutica. Passei de fase! Legal demais! Ainda bem que é melhor que nos video games! (risos)

Minha colocação não foi a melhor, mas só de conhecer como funciona o ambiente militar e as demais etapas do concurso de Oficiais Temporários, já me considero uma vitoriosa. Por isso, muita coisa tem passado pela minha cabeça e eu ainda não consegui captar todas as nuances dos acontecimentos. Pode ser até que eu precise ir morar em outro estado. Preciso me acostumar com a situação...

O que posso relatar-lhes é que na segunda-feira, eu fui me apresentar no Rio de Janeiro, juntamente com meus títulos e algumas cópias de documentos. Cheguei pela manhã, cedinho, porque receava chegar atrasada.

Deu uma tremenda trabalheira providenciar tantas cópias de documentos. Isso porque foi uma Concentração Intermediária, pois na Concentração Final, teremos de apresentar mais documentos e cópias autenticadas. Aqui vai uma dica: no site www.tse.gov.br, há a possibilidade de se tirar uma certidão online e gratuita de regularidade eleitoral. Além de ser prática, tem fé pública. Ah, como é bom poder contar com a tecnologia!

Tive a grata surpresa de conhecer alguns concurseiros cariocas e de Belo Horizonte que já vinham debatendo no Fórum PCI Concursos (http://www.forumpci.com.br/topico/6799623#m741). São pessoas que sempre dão força uns aos outros e se mostraram super solícitos lá. Passamos o dia de segunda e a tarde de terça juntos. Espero que eu possa trabalhar com eles, pois todos foram muito agradáveis.

Na terça, fiz um exame psicotécnico. Quando fazemos um teste de tal natureza, mal comparando, nos sentimos dando um tiro no escuro. Isso porque, ao contrário de uma prova normal, não há uma resposta certa. São avaliados aspectos subjetivos da personalidade do candidato. Eles me avaliaram por meio de um extenso questionário sobre minha vida. Depois, interpretei algumas gravuras e fiz alguns desenhos que serão avaliados pelos psicólogos organizacionais da FAB. Honestamente, não sei se me saí bem. Apenas fui espontânea. Deixo na mão de Deus.

Nos próximos dias, estão marcadas avaliações médicas globais. Serão feitos testes sanguíneos, teste de esforço para mulheres acima de 35 anos (que não é o meu caso), entre outros exames. Precisarei estar presente no local muito cedo. Isso é bom para ir me acostumando a nova rotina futura.

Resumo da Ópera - Ainda faltam cenas dos próximos capítulos, mas já posso dizer que o presente aponta para um belo futuro.

Raquel Monteiro é colunista semanal desse blog.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(HOJE, a partir das 20:30)
Horário de Brasília

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

5 Response to "Do outro lado - uma nova visão dos concursos públicos"

  1. Thais Dias says:

    Raquel,

    Parabénsssss pelo seu desempenho!!!!!!!!

    Estou na torcida aqui!!! Vai dar tudo certo...

    Beijoss,

    Thais

    Unknown says:

    Parabéns pelo bom desempenho na prova da Aeronáutica! Desejo muita sorte nas próximas fases, bem como nos concursos futuros! Estou torcendo por você!

    Beijos

    Ricardo Amado

    Raquel says:

    Obrigada pessoal!!!
    Fico feliz pela torcida!

    Raquel Monteiro

    Danicat says:

    Parabéns Raquel!! Pode ter certeza que vai dar tdo certo esses exames são mais burocráticos é difícil alguém ser barrado nesta fase ao não ser que seja muito louco, muito mesmo pq conheço alguns aui na base aérea em que moro (AFA) que não sei como foram aceitos nos testes rsrs!! então com certeza vc tá dentro, boa sorte!! e mais sorte ainda p/ o q. vem depois...obs. não sou militar sou esposa de um, admiro a profissão, acho linda as fardas e só não serviria p/ mim, mas sonho é sonho e vc merece viver este sonho!! bjs

    Camisa 9 says:

    Parabéns, Rachel!

    Espero que dê tudo certo daqui pra frente!

    Gambate, mulher!

    Bons estudos ainda...:p

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards