Dificuldade para estudar matérias jurídicas

“Amigos do Concurseiro Solitário, estou mandando esse email para pedir socorro. Comecei a estudar para concursos públicos faz apenas dois meses e estou tendo muita dificuldade para estudar as matérias jurídicas. Sou formada em Letras e nunca tive contato com essas matérias, que são cheias de palavras complicadas, têm uma forma de organização muito própria. Vocês poderiam me dar algumas dicas de como estudar corretamente essas matérias?”

Realmente para quem nunca estudou alguma matéria jurídica na vida, encarar os bons companheiros do concurseiro que são o Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito penal e tantos outros direitos, o osso é duro de roer, muito duro.

Eu mesmo, antes de começar a estudar para concursos públicos, tive apenas um contato muito superficial com essas matérias quando na faculdade tive um semestre de Introdução do Direito, que, sinceramente, não ensinou praticamente nada de útil ... pelo menos que me lembre.

No começo dos estudos para concursos públicos tive minha cota de dificuldade para lidar com o estudo das matérias jurídicas, me acostumar com o linguajar com cara de ultrapassado, com o jargão um tanto afetado, com a organização aparentemente confusa de artigos, incisos e tal.

O pior, algo com que demorei a acostumar, é a constante modificação das leis. Graças ao bom Deus recebi bons conselhos no início da minha luta e um deles foi para colher as leis direito do website do Palácio do Planalto, onde todas estão sempre fresquinhas como pão francês recém saído do forno da padaria da esquina.

Hoje já estou acostumado a estudas com essas matérias e as estudo como qualquer outra matéria, mas isso demandou um bom tempo de adaptação, não só necessário, como também inevitável. Ou seja, todos que não são formados em direito (e por incrível que pareça até alguns formados na carreira) precisam ter paciência para passar por esse período de adaptação.

No estudo de matérias jurídicas para concurseiros iniciantes, considero três conselhos fundamentais:

1º - Leia tudo com cuidado e atenção lentamente. Note são três quesitos que devem andar de juntos de mãos dadas ... cuidado + atenção + lentamente. Assim você garantirá as melhores condições para entender o que é colocado e evitará não entender nada ou, pior, entender algo errado.

2º - Sempre tenha um bom dicionário de língua portuguesa à mão. Só assim você poderá entender as palavras mais complicadas e pouco usuais, que são comuns e constantes nas matérias jurídicas. Vale muito a pena investir na compra de um bom dicionário, que pode ser em papel ou digital (instalado no computador).

3º - Sempre que puder, estude usando leis comentadas. Nesse tipo de material, as leis são comentadas por um autor do ramo jurídico artigo por artigo, facilitando o entendimento e, principalmente, pegar o jeito do que uma lei quer dizer em palavras comuns do dia-a-dia. Nesse caso, claro, sempre deve-se ter muito cuidado com os artigos, parágrafos e incisos que estão desatualizados, para tanto basta ter uma versão atual da lei e ir comprando os itens antes de estudar.

Resumo da ópera – Paciência, meus amigos, é um dos ingredientes mais importantes para o concurseiro sério em sua luta pela vitória em concursos públicos. Precisamos ter paciência para aprender a como estudar com eficiência, a como estudar algumas matérias, a como continuar estudando apesar das derrotas. E será a paciência que nos coroará com a vitória.


Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

3 Response to "Dificuldade para estudar matérias jurídicas"

  1. Ca.mi.la says:

    Olá Charles!
    Parabéns pelo seu blog! Gosto sempre de ler seus textos. Só quero deixar o meu apoio para as pessoas que não são formados em Direito e que sentem dificuldade em estudar essas matérias. Além de paciência, persistam. As matérias jurídicas não são tão difícies assim e tornam-se mais e mais fáceis e lógicas conforme o estudo...

    Sorte sempre! :D

    Cami

    Camisa 9 says:

    É...no meu caso que comecei a fazer concursos "na sorte"...sem estudar nada direito só lendo achando que ia decorar as matérias facilmente aprendi que sozinho é muito complicado aprender e a entender as matérias jurídicas diferentes.

    Aconselho a fazer um cursinho que serve muito bem para abrir a mente da gente e dar dicas valiosissímas que poderão ser usadas em toda a vida concursídica.

    Bons estudos

    msimoes says:

    Segue uma dica : saiu o livro : FONTES DE INFORMACAO PARA PESQUISA EM DIREITO-Edilenice Passos e Lucivaldo Vasconcelos Barros , Briquet de Lemos. Este livro " [... Apresenta um amplo panorama , de caráter introdutório, no universo das áreas em q se subdivide o direito , e de alguns conceitos básicos... organização judiciária e terminologia jurídica ... além dos principais recursos de informaçao, impressos ou eletronicos]".

    Uma das grandes dificuldades dos concurseiros sao suas fontes de pesquisa, espero ter ajudado.

    Marcia Simoes

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards