Concursos públicos municipais

Vez ou outra algum leitor do blog envia uma mensagem reclamando que não falamos aqui de concursos públicos municipais, dando prioridade para os concursos federais e, em menor grau, aos concursos estaduais.

Para começar a conversa de hoje, vou tratar dessa questão do nosso foco no blog em concursos grandes. Infelizmente contamos com uma equipe enxuta de colunistas voluntários, todos, coincidentemente, focados em concursos federais e, algumas vezes, estaduais, mas nenhum de nós está de olho em concursos municipais. Desse modo, fica muito difícil abordamos temas relativos a concursos municipais, visto que não conhecemos sua dinâmica própria. De qualquer forma, grande parte do que falamos no blog pode e deve ser aplicada para concursos públicos de qualquer esfera do governo.

Por que não somos tão ligados em concursos públicos municipais? Não posso responder pelos outros colunistas do blog, mas vou dar os motivos que me fazem não focar nesses concursos.

Baixos salários – Já escrevi para o blog um artigo dizendo que sou um concurseiro mercenário e que não vejo problemas nisso. Sim, estou nessa de concursos públicos pela ótima remuneração e estabilidade, ponto final. Visto por essa ótica, a grande maioria dos concursos públicos municipais de se torna desinteressante. Vira e mexe dou uma olhada em editais de concursos públicos municipais que oferecem muitas vagas e o que vejo são 90% dessas vagas com remuneração mais baixa e o restante com ótima remuneração, porém reservados para médicos, algumas vezes para advogados. Como tenho diploma de curso superior em Economia, não posso disputar os cargos com melhor remuneração.

Problema com a localização – Sou um cara cosmopolita, não adianta. Fico me imaginando indo morar numa cidadezinha bem pequenininha encrava no interior rural do interior do estado. Não, para mim não rola, não. E como concursos municipais são mais freqüentemente observados em cidades pequenas do interior, está aí outro motivo para eu não prestar esses concursos.

Juntando essas duas coisas, ter de ir morar numa cidadezinha do interior ganhando menos do que desejaria, resulta em concursos públicos municipais não me chamaram a atenção. Mas essa é uma visão estritamente pessoal.

Por outro lado, conheço alguns concurseiros que, simplesmente, evitam concursos grandes e visados. Pelo contrário, eles preferem disputar vagas, justamente, em cidades menores em busca de uma melhor qualidade de vida, preferindo abrir mão de um pouco de remuneração para isso.

Na lógica das coisas, devemos considerar a relação o “valor” da remuneração vis-a-vis o tamanho da cidade. Uma remuneração X em uma cidade grande pode “valer menos” que metade dessa remuneração numa cidade pequena, tudo por conta da diferença brutal de custo de vida. Isso ocorre, inclusive, regionalmente.

Tempos atrás um amigo médico me ligou todo feliz por ter sido aprovado em um concurso público para a especialidade promovido por uma cidadezinha do interior do Piauí. Não me lembro direito, mas o salário era por volta dos dez mil reais. O cara foi. Três meses depois ele estava de volta, “de mala e cúia”. Conversando ele confessou “lá é tudo muito difícil, é tudo muito longe. Por conta disso, tudo é mais caro e demorado. Não me adaptei”. Por outro lado, um outro amigo médico, assim que se formou passou num concurso para o cargo no estado do Amazonas. Isso já faz mais de dez anos e ele está lá até hoje, feliz da vida, responsável pela saúde de meia dúzia de povoados ribeirinhos a duzentos e tantos quilômetro de Manaus.

Resumo da ópera – Concursos públicos municipais podem ser tanto uma boa pedida quanto uma má escolha, tudo dependerá do concurseiro, de seus anseios, do que procura por sua vida. Se o cara quer ganhar bem, consumir, morar em cidades grande, o melhor mesmo é apostar em concursos federais e estaduais. Agora, se o cara prefere uma vida pacata no interior, deve olhar com carinho para os concursos públicos municipais.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Alguns avisos:

1 - Colocamos hoje duas pesquisas na barra fixa da direta da tela do blog, lá no topo, e pedimos que vocês respondam, por favor. É rapidinho.

2 - Participem do bate-papo semanal do blog. Geralmente dura uma hora e é muito bom, onde leitores e colunistas do blog se encontram para trocar informações, experiências e um pouco de conversa fiada sobre concursos públicos. Não perca!

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Quinta-feira, a partir das 20:00)
Horário de Brasília

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.


4 Response to "Concursos públicos municipais"

  1. Camisa 9 says:

    É eu estava conversando com a minha amiga do trabalho sobre fazermos concursos municipais por que o salário mesmo sendo inferior aos dos cargos estaduais ainda assim está acima do nosso. Pensei nos bancos, mas esses são disputadíssimos, agora terei de pesquisar outros cargos na minha cidade ou nas bem próximas, porque sair do conforto da minha casa pra ganhar um pouco mais do que ganho não vale...

    Let's go estudar!

    Éric

    Unknown says:

    Charles, na minha opinião existe 2 pontos importantíssimos que vc não tocou. Já fiz alguns concursos municipais (para advogado, procurador, etc) e o que me desestimula é a falta de organização e a péssima qualidade das provas, em sua maioria feitas por organizadoras "meia-boca" que os municípios, inclusive as capitais, contratam, sem falar no maior índice de fraudes e corrupção. Ressalto que estou falando em termos gerais, visto que já fiz excelentes concursos municipais, para cargos "top", cuja remuneração é alta, mas em geral, dos R$3.500 para baixo eles contratam aquela organizadora tabajara e 80% da prova está com erros de grafia ou erros materiais grotescos que nem um estagiário de direito do 1° ano cometeria. Nos concursos estaduais a situação melhora, mas só um pouco, visto que já fiz concursos cujas provas me deixaram perplexo de tanta imbecilidade e erros. Na esfera federal a qualidade das bancas e das provas é muito superior na maioria das vezes. Abs.

    Anônimo says:

    Faltou você dizer que os Concursos Públicos Municipais são bem mais propensos a Fraudes, já que - dependendo da cidade - quem "manda e desmanda" é o Prefeito (ou, se preferir, o "Coroné")...

    Unknown says:

    Outra coisa irritante em concursos municipais e estaduais de má-qualidade é o edital, que é totalmente irreal: eles colocam um programa bem genérico, do tamanho de um edital para cientista da NASA para vc estudar em 2 meses... ex: direito comercial- títulos de crédito, sociedades, etc etc etc (ou seja, quase tudo). Isso é bem cômodo, pois ninguém vai conseguir estudar um livro quase todo em 2 meses, daí com certeza os candidatos não estudarão 100% do programa e eles podem fazer questões toscas que se estivessem com o assutno especificado no programa com certeza seriam ridiculamente fáceis, mas como o sujeito tem que estudar quase que um manual inteiro ou a coleçao de sinópses da matéria, fica impossível de cobrir todos os assuntos e ele pode acabar errando um ou outro tópico que não vê a algum tempo ou é um ponto fraco do candidato. Uma verdadeira covardia!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards