Em busca de um herói ...

Dúvidas, dúvidas e dúvidas ... a vida do concurseiro é pontilhada por dúvidas. Para dizer a verdade, nos tornamos concurseiros por conta de uma dúvida, “será que existem campos mais verdes no serviço público que nas áridas paragens da iniciativa privada?”. A partir da decisão de nos alistarmos na guerra dos concursos públicos, temos dúvidas sobre quais materiais usar, como estudar, que concursos prestar, se estudamos estudando direito, se seremos nomeados e tasca dúvidas, mais dúvidas e mais dúvidas.

Antes de qualquer coisa, é natural termos dúvidas. Faz parte de nossa caminhada, de nossa corrida, de nossa luta, chame como queira chamar. As dúvidas são obstáculos que quando transpomos nos torna mais fortes, mais espertos, mais preparados para os revezes que temos de enfrentar todos os dias de nossas vidas. Só que algumas vezes as dúvidas são maiores que nós e nos fazem nos sentirmos pequenininhos, fracos e impotentes. Sensação muito ruim, tenho de concordar. Nesses momentos o desespero bate e apelamos para um velha música dos Beatles para nos socorrer ...

I get by with a little help from my friends,
I'm gonna try with a little help from my friends,
I get high with a little help from my friends,
Yes I get by with a little help from my friends,
with a little help from my friends.

Tradução livre:

Conseguirei superar com uma pequena ajuda dos meus amigos,
Tentarei com uma pequena ajuda dos meus amigos,
Ficarei legal com uma pequena ajuda dos meus amigos,
Sim, superarei com uma pequena ajuda dos meus amigos,
Com uma pequena ajuda de meus amigos.

O problema é que tem gente que quer mais que uma simples ajuda para solucionar as dúvidas bravas que encontra em seu caminho, querem mais que um amigo disposto a ajudar. Tem gente que, simplesmente, quer um super amigo, um herói, que se disponha a resolver suas dúvidas como se elas fossem princesas, o problema o dragão e o amigo um cavaleiro em armadura prateada montado no cavalo branco dos desenhos animados da Disney.

Cômodo isso, não? Você tem uma dúvida, grita por socorro, um herói aparecesse do nada e o resolve, enquanto você fica observando de longe deitado numa rede na sombra tomando água de côco gelada.

Se isso acontece na guerra dos concursos públicos? Claro que acontece. Vocês não imaginam a quantidade de mensagens que recebemos semanalmente de gente pedindo “material mastigado”, análises de editais de concursos, apostilas e livros de primeira de graça e, principalmente, fórmulas mágicas de como ser aprovado em concursos públicos muito rápido estudando muito pouco.

Quem nos envia esses pedidos não querem “a little help from my friends”, não, querem é um herói e uma rede na sombra, porque é mais cômodo, dá menos dor de cabeça e não exige nenhum esforço ou suor.

Imaginem por um minuto que realmente encontramos uma fórmula mágica que permite que o cara estude de leve um mês e seja aprovado em qualquer concurso público. Certo, com isso matamos a etapa da preparação, da aprovação, da nomeação e da posse. O que acontecerá quando quem usar essa fórmula entrar em exercício e tiver de encarar o serviço público de cada dia? Será que será fácil? Tenho certeza de que não, afinal de contas, é um trabalho como qualquer outro, onde haverá chefe, colegas chatos, usuários mal humorados, dor nas costas, preocupações para entregar trabalhos chatos em prazos exíguos. Então esse cara fará o que? Não haverá um herói que faça seu trabalho diário enquanto ele fica em casa dormindo, não haverá amigos que façam isso, muito menos fórmulas mágicas que dêem conta da situação. Ou seja, o cara estará fodido!

Resumo da ópera – As dúvidas que enfrentamos hoje fazem parte do nosso preparo para quando entrar em exercício num cargo público. É como o treinamento de recrutas que os prepara para a guerra de verdade. Sem treinamento, o cara estará morto antes mesmo de ver o fim do primeiro combate real. É muito bom contar com a ajuda dos amigos, faça isso, procure seus amigos concurseiros para que o ajudem nessa luta, mas nada de querer um herói, não caia nessa armadilha.

Charles Dias, o Concurseiro Solitário.

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



Como não podia deixar de ser, "With a little help from my friends" dos Beatles. O vídeo é bobinho, de um grupo de amigos fazendo tipo durante um passeio em New York ... mas as meninas são jeitosas, hehehe ... calma, concurseiras, há meninos no clipe, podem assistir.

3 Response to "Em busca de um herói ..."

  1. Thais Dias says:

    Ah sei bem como é isso!!

    Também tem aqueles tipo de pessoas que acham que só porque você presta concurso público tem cara de informação ambulante!

    Quantas "amigas" já não me vieram perguntar coisas de todo o tipo, desde valor de cursinho, de prova, do que tem que estudar, do que cai na prova, umas perguntas sem pé nem cabeça!
    Interrogam achando que é muito fácil a vida de concurseiro, e digo mais, também acham que é fácil! Que eu que sou burra por não ter passado ainda.

    Eu sempre digo: não existem atalhos nessa luta. Se você foi aprovado antes de mim, é porque estava mais preparado e tinha mais base. Se não foi, é porque tem que percorrer o longo caminho. Esse caminho inclui buscar material, estudar, ter dúvidas. Concurseiro bom é concurseiro pró-ativo, pois passividade não leva à vitória.

    Raquel Monteiro

    Camisa 9 says:

    Thais, Rachel..somos 3 então!

    Acham que somos os heróis da vida deles...
    Graças ao bom Pai, eu dei um olé neles rsrs

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards