Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Vida de concurseiro não é fácil, mas não é fácil mesmo, só que ninguém diz isso antes de nos alistarmos para lutar nessa guerra. Não que isso acabe sendo problema para concurseiros sérios, nada disso, mas que causa muita confusão, isso causa.

Penso, após algumas posses, em escrever um Guia de Sobrevivência do Concurseiro Solitário contando algumas coisas que só aprendi após muitas cabeçadas e sofrimento. Não penso que deva ser assim, que cada um tenha de passar pelo que passei só para descobrir no final que não precisava passar por tudo aquilo. Bem, mas isso é coisa para o futuro. Hoje vou falar justamente de dois desses problemas que ninguém nos avisa que existem e que causam muito sofrimento. A idéia veio de dois mails que recebi de leitores do blog. Vejamos.

“Eu estou passando por esse problema. Depois do TRT/AL ainda não consegui me concentrar para os próximos concursos. Está sendo difícil; todavia, eu vou superá-lo”.

“Eu ando meio perdida nisso de concursos. Acho que a quantidade de editais está me deixando meio confusa e sempre que posso passo por aqui pra ver se abre uma luz no fim do túnel e o texto de hoje foi importante pra abrir meus olhos que a gente só consegue seguir em frente e encarar um novo certame se estiver livres de todos os fantasmas e que com isso não adianta atirar para todos os lados porque assim o sucesso não vem”.

Parece que ambos falam da mesma coisa, certo? Certo. Só que tratam de assuntos completamente diferentes, que não têm nada haver um com o outro e que demandam medidas corretivas também completamente diferentes. Como se diz, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O perigo está justamente nessa confusão dos problemas e, principalmente, das soluções, afinal de contas, se o problema é dor de cabeça, não será um remédio para dor de estômago que será a solução!

Comecemos com o “uma coisa” que é “Eu estou passando por esse problema. Depois do TRT/AL ainda não consegui me concentrar para os próximos concursos. Está sendo difícil; todavia, eu vou superá-lo”.

Gente, calma aí. Como diz o velho ditado popular (adoro ditados populares) “vamos devagar com o andor, que o santo é de barro”. Vejam bem. Somos formados por corpo e mente. Tudo vai muito bem quando ambos trabalham no mesmo ritmo, na mesma velocidade. Depois que finalmente prestamos as provas de um concurso para o qual nos preparamos por um longo tempo com dedicação e seriedade, vem o que chamo de “ressaca concurseira”, aqueles dois dias que a ficha demora para cair de que aquela batalha já foi lutada, que o corpo e a mente precisam para reiniciar, exatamente como um computador. Concurseiro sério respeita essa ressaca e dão tempo ao tempo. Depois de todo concurso que presto fico um ou dois dias de molho, descansando, cochilando, assistindo algum bom filme. Isso é tempo perdido? Claro que não, isso é ser esperto e saber que somente após a ressaca é que estarei pronto para iniciar o preparo para uma nova batalha, para um novo concurso.

O problema que nosso amigo dessa mensagem tem não é falta de concentração, de motivação ou qualquer coisa assim, mas falta de respeito pela ressaca concurseira. Ele está querendo forçar seu corpo e sua mente a pegarem no tranco, a voltarem a funcionar sem estarem prontos para isso. Conheço concurseiros que após longos e árduos períodos de preparação para um concurso, se não tirarem uma semana de folga completa antes de voltarem aos estudos, simplesmente entram em parafuso ... um, inclusive, teve ameaça de infarto!

Caro amigo que enviou essa mensagem e demais leitores, se seus corpos e suas mentes não estiverem 100% e trabalhando em conjunto, na mesma cadência, seu preparo para a guerra dos concursos será muito mais difícil e doloroso. Então, respeite-os, trate-os bem. Se você acabou de prestar um concurso, dê um tempinho de descanso para que ambos se curem da ressaca concurseira e possam estar prontos para voltar a toda logo depois. Alguns dias de folga valem ouro, acreditem em mim.

Agora passemos a “outra coisa” que é “Eu ando meio perdida nisso de concursos. Acho que a quantidade de editais está me deixando meio confusa e sempre que posso por aqui pra ver se abre uma luz no fim do túnel e o texto de hoje foi importante pra abrir meus olhos que a gente só consegue seguir em frente e encarar um novo certame se estiver livres de todos os fantasmas e que com isso não adianta atirar para todos os lados porque assim o sucesso não vem”.

Vejo nessa mensagem que a amiga concurseira enfrenta três problemas distintos, porém conexos:

1 – Falta de critério.
2 – Falta de motivação.
3 – Falta de foco.

Claro, vamos ver cada um separadamente, depois falo da conexão entre eles.

A falta de critério está no “a quantidade de editais está me deixando meio confusa”. Realmente não poderia ser diferente, pois todos os dias são publicados pelo menos uma dezena de editais de concursos em todo o país, alguns federais, alguns estaduais, muito municipais. Se não tivermos critério, vemos tudo isso como possibilidades de lutas a serem enfrentadas, o que, realmente, é de deixar qualquer cristão confuso. Agora, se temos critério, vemos apenas os concursos que, realmente, podem nos interessar, daí de uma dezena por dia vemos no máximo um ou dois, quando muito. Então, claro, as coisas ficam mais fáceis. E o que é ter critério? É saber o que se quer. Você quer ser empossado em um cargo do judiciário federal, então esse é seu critério, você terá olhos apenas para concursos de cargos do judiciário federal, não vai perder tempo com editais de concursos para médicos de prefeituras do interior.

A falta de motivação é revelada no “passo por aqui para ver se abre uma luz no fim do túnel”. Ter motivação, gente, é ter a certeza absoluta de que a posse é apenas uma questão de tempo e esforço, nada mais. Não faça essa cara de espanto e incredulidade, porque é assim mesmo. Vejam bem, concursos públicos são a essência da democracia. São aprovados os que estudam mais e melhor, ponto final. Não adianta ser o mais bonito ou ter o melhor papo, o que importa é ter estudado o suficiente para ter melhor pontuação que os concorrentes. E como se faz isso? Estudando com qualidade e seriedade pelo tempo necessário. Então, gente, há luz no fim do túnel para todo concurseiro sério, independente se você a vê ou não. Estudou, passou. Não tem segredo.

A falta de foco vemos no “hoje foi importante pra abrir meus olhos ... não adianta atirar para todos os lados porque assim o sucesso não vem”. Mas vejam que coisa boa, essa colega concurseira já sacou que sofria de falta de foco e resolveu o problema. Parabéns. Se pudemos ajudá-la com um de nossos artigos, ótimo. Esse momento de identificar o problema, de tomar consciência de que é um problema e, principalmente, de tomar medidas corretivas é um dos momentos mais importantes da vida do concurseiro, é um daqueles momentos que muda a forma como ele encara a guerra dos concursos públicos, pois deixa de lado o “conto com a sorte” para tomar seu destino em suas mãos! Falta de foco, gente, o famoso “atirar para todos os lados” é patinar sem sair do lugar, é ficar preso num lamaceiro acelerando o carro sem desatolar.

Agora, a conexão entre esses problemas está naquele desespero natural de quem entra na guerra dos concursos públicos sem ter um manual de sobrevivência que citei no começo do artigo. Um problema chama outro!

É gente, vida de concurseiro sério é mesmo difícil. Não bastasse a necessidade de estudar uma tonelada de matérias difíceis que nunca vimos antes, de ter de desvendar editais pra lá de enigmático, enfrentar bancas volúveis e mal humoradas, lidar com motivação e tudo o mais, temos também de encarar problemas que muitas vezes temos até dificuldade de identificar como problemas. Mas venham cá, amiguinhos, você acham que ótima remuneração, estabilidade no cargo e, agora, o status de ser aprovado em concurso público, nomeado e empossado (coisa vista como virtualmente impossível pela maioria das pessoas “comuns”) viria de graça? Claro que não, né?!

Resumo da ópera – Se a guerra dos concursos públicos o assustar, lembre-se que depois da posse tudo valerá a pena. Se você é uma concurseira séria, com a posse você se tornará aos olhos do público muito mais bonita, gostosa, magra, alta, inteligente, esperta e bem sucedida, uma celebridade! Se você é um concurseiro sério, com a posse você se tornará aos olhos da mulherada muito mais bonito, magro, alto, inteligente, esperto, sensual e bem sucedido, tipo o irmão mais bonito do Murilo Benício! E o melhor, tudo isso ganhando muito bem e estável no cargo! Então, gente, que venham os concursos!

Charles Dias, o Concurseiro Solitário.

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



O clipe de hoje é de uma música velhinha, mas que mostra bem como será nossa vida após a posse em cargo público. Com Right Said Fred, "I´m too sexy" ... e vale para as concurseiras também, claro!

6 Response to "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"

  1. Meu amigo Charles!
    A ressaca pró-concurso é horrível. Há cerca de um mês, fiz uma bateria de exames. Tudo normal! Essa semana, tive de refazer esses exames e as taxas de colesterol, glicose etc estavam um pouco alteradas. Acredito que foi devido ao "stress" acumulado no último mês. A minha pressão arterial, que sempre foi 12:8, estava em 15:9. Aos poucos, estou voltando a minha rotina normal de estudos. No momento, apenas descanso e ida aos consultórios médicos.
    Abs.

    Ca.mi.la says:

    Adorei o post, mas principalmente o clipe do dia! hauahuau

    Nós vamos sair da posse numa catwalk! =D

    beijão!

    Raquel says:

    Pára tudo! Essa música é boa demais! E o artigo também está legal.

    Alfredo, vamos relaxar e depois voltar ao normal! Torço sempre por você.

    E vamos espantar o desânimo, o baixo astral.

    Raquel

    ps.: Murilo Benício foi péssimo. Se ainda fosse Rodrigo Santoro...

    Camisa 9 says:

    Concordo com a Raquel, a música é demais apesar do cara ser meio "estranho" rsrs

    Olha a saúde Alfredo, não adianta ser inteligente e estar doente...melhoras e bons estudos.

    Excelente artigo, demais e demais mesmo.

    Éric

    Camisa 9 says:

    A parte do "sucesso" depois de empossado e ficar mais mais é legal, mas como, tentar, conciliar as duas coisas? Se vc é solteiro, continue focado nos estudos no momento, mas e se aparecer A menina dos seus olhos enquanto vc está estudando?
    Você disse que mente e corpo devem estar bem 100% para os estudos renderem; e quando o coração não está bem? Não fisicamente, mas emocionalmente? Um coração apaixonado, desfacelado ou apenas preocupado? Namorada(o), ex-'s, paquera, noiva(a), esposa(o), ficante ou até mesmo uma amizade perdida que seja...e quando não estamos nos dando bem nisto o que fazer? E quando as coisas surgem, ou pior, pioram quando começamos a estudar?

    Gostaria de uma opinião aqui no blog quando possível (o blog é excelente, vcs todos aqui, a começar pelo patriarca daqui, tem excelentes idéias todos os dias, são atenciosos com os leitores, educados e têm competência para puxar nossos ouvidos quando necessário. São praticamente gurus e amigos de nós concurseiros necessitados de atenção por aqueles que estão no mesmo barco que a gente...desculpa o enorme coment...desculpa mesmo, às vezes desabafamos aqui, por não ter onde fazer...)

    Obrigado

    Éric

    Fabiana says:

    KKKKKKKKKK
    Ameiiii o clipe do dia!
    Lembrei de uma piadinha sobre isso, onde os homens logo que passam num concurso público, o efeito é imediato: ficam lindo, maravilhosos, gostosos, sexys, o partidão! Já para nós mulheres demora um pouco mais, cerca de 6 meses, até que as plásticas cicatrizem, rsrsrs!!
    Bjoo
    Fabi Pacheco

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards