O que eles querem dizer com isso?

Gente, não tenho a mínima idéia de como são escolhidas as matérias e tópicos a serem cobrados em provas de concursos públicos, mas já me convenci que a clareza não é uma das preocupações dos responsáveis por essa escolha tão delicada.

Explico.

Tecnicamente editais de concursos públicos deveriam ser claros e precisos no tocante às matérias e tópicos que serão cobrados em prova, algo do tipo:

Matéria: Direito Constitucional

Tópicos: Direitos Fundamentais, Controle de Constitucionalidade, Processo Legislativo, etc.

Notem que nesse exemplo é claro que deverá ser estudado. Não há complicação alguma aqui, muito pelo contrário.

Ok que isso acontece muitas vezes, mas não é suficiente, pois essa clareza deveria acontecer SEMPRE. Isso impediria que encontrássemos coisas desse tipo em editais de concursos públicos:

Só matérias, sem especificação de tópicos

Matéria: Ciência Política

Porra, é para estudar tudo o que há dessa matéria? Se for, não vai dar, pois há muita, mas muita coisa mesmo dessa matéria, que, inclusive, é mais que matéria, é curso de graduação, pós, mestrado, doutorado e pós doutorado!

Matérias e tópicos genéricos

Matéria: Direito Constitucional

Tópicos: Noções de Direito Constitucional.

Mais uma vez ... porra, é para estudar noções dessa matéria com que nível de profundidade? Noções pode ser tanto 8 quanto 80, pode ser um livretinho explicando o que é a Constituição, qual sua função e tal, quanto o completíssimo Direito Constitucional Descomplicado do Vincente Paulo e Alexandrino.

Matérias e tópicos que não batem

Matéria: Direito Administrativo

Tópicos: Direitos fundamentais, Administração Pública, Evolução das Formas de Governo, Competência Fiscal.

Novamente ... porra, o povo dessa banca bebeu antes de preparar esse edital? Só pode ... uma roda de pagode regada à caipirinha antes de se sentarem para preparar o edital. Como que um cristão concurseiro irá conseguir estudar assim?

Olha, gente, tem hora que essas coisas cansam. Alguém poderia me explicar como empresas especializadas em concursos, tecnicamente centros de excelência no assunto, ainda comentem erros em editais, tendo de lançar editais retificadores, erros em provas, tendo de anular questões, erros em gabaritos, tendo de relançar gabaritos, erros aqui, erros ali? Não dá uma impressão ruim de que é tudo feito “nas coxas”, sem cuidado, de forma amadora? Não é a toa que um amigo concurseiro uma vez disse algo assim ... “acho que quem cuida dessa parte são os estagiários”. O pior é que essas empresas são pagar pela Administração Pública para realizar esse trabalho, e muito bem pagas, diga-se de passagem.

Resumo da ópera – Por coisas assim que é muito, mas muito importante mesmo ler o edital com todo cuidado e atenção. Dúvida quanto a matérias e tópicos? Pergunte para amigos concurseiros, para professores de cursinho, em fóruns e comunidades concurseiras. O que não pode acontecer é de você ficar com dúvidas, não estudar direito e acabar se ferrando nos concursos por conta isso.

——«»———«»———«»———

Pergunda do dia

O que vocês fazem quando o edital está confuso? Quando são listadas matérias genéricas, tópicos genéricos, matérias e tópicos que não batem ... enfim ... quando você fica perdido sem saber direito o que deve estudar e com que profundidade? Porque vocês acham que as bancas são tão pouco cuidadosas com isso e não prezam nem um pouco pela clareza, afinal de contas são empresas especializadas nisso e deveriam fazer um bom trabalho.


——«»———«»———«»———

Last but not least ...

Comecei a estudar para concurso há um ano, logo após a conclusão da faculdade de Direito. Naquela época estava mais preocupada com a prova do Exame de Ordem. Foi apenas em janeiro de 2008, após a primeira fase da prova da OAB, que realmente comecei a me preocupar em estudar para concursos. Mas, não tinha a menor noção de nada. E como toda concurseira iniciante achava que seria aprovada no primeiro concurso. Claro que as coisas não aconteceram dessa forma.

Foi mais ou menos em março desse ano que ouvi falar do William Douglas e em busca de informações a respeito do autor e de seus livros, entrei em uma comunidade no Orkut dedicada a ele.

Lembro-me desse dia como se fosse hoje. Lá na comunidade do William Douglas, tinha um post de uma concurseira perguntando sobre como vencer a preguiça. Como preguiça era algo que me atrapalhava muito, eu resolvi ler o tal post. E nele tinha uma resposta simplesmente incrível e bem direta de um rapaz chamado Charles. E lá ele deixou o endereço do blog. Curiosa do jeito que eu sou e, simplesmente sem ter nenhuma noção de como estudar para concursos, entrei logo no blog. E o que posso dizer? Simplesmente adorei! E me viciei! Todo dia, eu entrava no blog para ler os artigos. Lembro que o primeiro artigo que li falava sobre as coisas inacreditáveis que os concurseiros levam para lanchar no dia da prova. Ri horrores com aquele artigo. E como adorei, voltei para ler todos os artigos publicados até então.

Pouco tempo depois o Charles lançou um convite aos leitores para enviar artigos para o blog. Confesso que tive muita vontade, mas como sou muito tímida não enviei. E pensei que milhares de pessoas mandariam e o meu jamais seria escolhida. Eu era tão envergonhada que nem tinha coragem de responder as perguntas no blog ou de fazer alguma comentário. Apenas algum tempo depois comecei a participar mais do blog.

E foi assim. Acompanhava todos os dias aquele blog, que se tornou uma terapia diária, uma dose de motivação imensurável nos meus estudos. Enfim, o blog era meu melhor amigo concurseiro. E o mais incrível era que quando eu tinha uma dúvida ou desejava saber mais sobre determinado assunto, aparecia um artigo lá, sem eu nem mesmo ter pedido. Podem me achar louca, mas parecia que o blog era gente de verdade. Atendia os meus desejos (heheehe....acho que estou ficando louca mesmo). Acompanhei o crescimento do Concurseiro Solitário passo a passo. Vi cada um dos redatores passarem de leitores convidados a redatores fixos. Aliás, vibrei com cada um deles quando ganharam suas colunas fixas. Simplesmente, adoro o jeito que todos escrevem. Ficava impressionada com tamanha habilidade para escrever, para colocar no papel tudo aquilo que eu sentia.

Até que, mais ou menos em julho desse ano, o Charles me convidou para ajudar o Tiago com a Newsletter (Aproveitando para pedir desculpas ao Tiago por nunca mais ter mandado nenhuma notícia. Desculpa, Tiagooo!!). Eu aceitei o convite e logo depois fui convidada para escrever um artigo. Ah, eu gelei nessa hora! Eu? Escrevendo um artigo? Mas, logo eu? Ah, gente, eu sempre gostei de escrever, mas nunca de mostrar para ninguém. Não sou segura o suficiente para achar que escrevo bem. Mas, resolvi aceitar o convite. Afinal, apenas um artigo, que mal teria nisso? Era só um, pensava eu, inocentemente! Hehehe...Escrevi o primeiro, recebi o convite para o segundo e junto com o convite para o terceiro veio o convite para participar com uma coluna fixa no blog. Aproveito também para informar que fizeram um teste surpresa comigo sem nem me avisar que estava sendo testada! Quanta maldade!!! Hehehehe...Ainda bem que consegui passar. Quando o convite para participar do blog foi feito eu gelei mais uma vez. Acho que fiquei muito vermelha! Mas, decidi aceitar. Claro que não me sentia, como ainda não me sinto preparada como os outros redatores para escrever, mas faço o meu melhor.

Resumo da Ópera – Escrever para este blog é uma terapia. Com toda certeza, me ajuda muito e faz uma grande diferença em minha vida. E o melhor de tudo isso, foi a incrível oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, como Charles, Raquel, Flávia, Tiago e Fabi, além de poder conhecer muitos de vocês, leitores, gente como eu, que passa pelos mesmo apertos, mas não desiste nunca. Eita, povo teimoso da poxa! Aos poucos estou me soltando mais, porém a timidez ainda fala mais alto. A insegurança diminuiu um pouco. E quem sabe um dia eu consiga escrever tão bem quanto os meus amigos redatores, né?

Malu Heli, Concurseira do Paraíso das Águas, perdendo um pouco da timidez para falar um pouquinho da sua história no Concurseiro Solitário.




5 Response to "O que eles querem dizer com isso?"

  1. Raquel says:

    Charles, realmente essas coisas são nojentinhas. Pior ainda quando resolvem colocar questões fora do programa. Acho que nem eles entendem o que colocam. Para Ciência Política, eu recomendo um clássico: o constitucionalista Paulo Bonavides. Com a leitura do livro dele, você ficará protegido (risos).

    Malu,é bom tê-la conosco! Vence essa barreira porque o artigo de hoje ficou muito bom. A tendência é de escrevermos cada vez melhor, pois só se aprende a escrever (desculpa a redundância) escrevendo. A prática nos faz melhorar cada vez mais.

    Raquel Solitária

    Fabiana says:

    Linda vc!!!
    Adoro o jeito que vc escreve! Escreve com o coração como a tua amiga aqui. E isso é tão bom, né?
    Sempre gostei dos teus artigos, viu?
    Continue sempre assim!
    Bjoooo
    Fabi Pacheco
    Concurseira de Plantão

    Fabiana says:

    Ah! Não posso deixar de comemorar!!!!
    FICOU LINDOOOOOOOOOOOOOO O MEU AVATAR!!!
    Agora posso dizer aos quatro cantos que faço parte dessa família!
    Obrigada Família Concurseiro Solitário!!!
    Bjoooo!
    Fabi Pacheco

    Unknown says:

    Concurseiro Solitário, Raquel Solitária e todos os colaboradores des blog:
    Estou aqui para agradecer pelas palavras de carinho no blog do professor Douglas.
    Estou muito feliz, e espero que esse momento chegue logo para todos vocês !!!
    Grande abraço,
    Simone Hartmann

    Camisa 9 says:

    Excelente postagem mesmo. Foi de arrepiar até! Sua história é linda e o final dela vai ser melhor ainda...na verdade o próximo passo vai ser maravilhoso, porque o final está longe ainda, afinal você é nova, tem muito concursos pra passar...

    Traduziu direitinho a porra de editais que vemos por aí :/

    Bons estudos e parabéns pela sua libertação da timidez!

    EEEEEEEE

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards