The king is dead, long live to the king

Quem já assistiu a um filme de cavaleiros medievais à la Rei Artur já deve ter ouvido uma frase muito interessante, proclamada desde a idade média quando um rei morria e outro era aclamado, “o rei está morto, longa vida ao rei”. Essa frase realmente era usada e tinha haver com continuidade. Quando um rei morria, seu sucessor era aclamado dessa forma, assim, não se dava chance para a nação entrar em guerra civil por conta da sucessão ao trono.

Bem, ontem foi meu dia de dizer em alto e bom som uma variação dessa frase famosa e ancestral ... “o concurso está morto, longa vida ao concurso”. O concurso morto foi o do STJ, que prestei provas no domingo, e o novo concurso é o do Senado Federal, com prova marcada para o primeiro final de semana de novembro.

Sinceramente, não saberia como continuar estudando para concursos públicos se não fizesse esse tipo de enterro simbólico do concurso passado antes de começar a estudar para o próximo. Acho que esse rompimento com todos os revezes que sofri no estudo para o concurso anterior, todas as dificuldades, frustrações, ansiedades e tudo o mais acaba sendo um impulso para poder estudar melhor para o próximo concurso.

É mais ou menos como estudar escrevendo num quadro negro. Fazemos isso muito melhor quando o quadro negro está devidamente apagado, limpo, livre de rastros do que foi escrito anteriormente.

É incrível como muita gente não faz isso e acaba sendo prejudicada. É muito complicado começar a estudar para um concurso completamente novo sem ter a mente “zerada”, parece que já se começa a estudar cansado, com um grande peso nas costas, sem tranqüilidade. O pior é que quem fazer isso, na maioria das vezes nem se dá conta de que isso prejudica seu preparo e suas chances para o próximo concurso.

É aquela velha história, “águas passadas não movem moinhos”, então, não adianta querer levar para os estudos de um novo concurso os vícios, frustrações, erros, enganos, desânimos e tudo o mais de negativo que você juntou nos estudos para um concurso que tenha acabado de prestar. Notem que isso não tem nada haver com a análise do seu desempenho quando o resultado do concurso for divulgado, são coisas completamente diferentes (que inclusive tenho de falar melhor num artigo sobre o assunto qualquer hora). Para algumas pessoas isso pode ser mais simples ou mais complicado que para outras, mas para todos concurseiros é algo necessário.

Resumo da ópera – É isso aí, gente. O concurso do STJ se foi e agora é começar a me preparar para uma nova batalha, a enfrentar um novo desafio, a lidar com nossas dificuldades, afinal de contas, “the king is dead, long live to the king”.

——«»———«»———«»———

Puxão de orelha em alguns leitores do blog

De tempos em tempos alguns leitores do blog nos fazem cobranças do tipo "onde está aquele artigo tal que vocês disseram que iam publicar" ou "porque vocês não usaram aquela minha sugestão de artigo". Vejam bem, procuramos fazer nosso melhor no blog, mas também temos um tempo curto para dedicar a ele e não podemos comprometer nossos estudos para satisfazer a todos os leitores 100% do tempo. Se prometemos um artigo, quando der o publicaremos, afinal de contas alguns artigos demandam mais tempo, esforço e criatividade de nossa parte. Se não utilizamos uma sugestão imediatamente, é porque não achamos que se encaixa no que estamos fazemos no blog no momento, mas todas as sugestões são apreciadas! Portanto, gente, um pouquinho de paciência não é nada mau!

4 Response to "The king is dead, long live to the king"

  1. É, meu amigo, pra mim não é fácil, mas sigamos com a vida.

    Raquel

    Talits says:

    Eu ando meio perdida nisso de concursos. Acho que a quantidade de editais está me deixando meio confusa e sempre que posso passo por aqui pra ver se abre uma luz no fim do tunel e o texto de hoje foi importante pra abrir meus olhos que a gente só consegue seguir em frente e encarar um novo certame se estiver livres de todos os fantasmas e que com isso nao adianta atirar para todos os lados porque assim o sucesso nao vem.

    Bom estudos!!!

    Talita Ribeiro

    Fala Charles!
    Eu estou passando por esse problema. Depois do TRT/AL ainda não consegui me concentrar para os próximos concursos. Está sendo difícil; todavia, eu vou superá-lo.
    Abs.

    Camisa 9 says:

    Longa vida aos estudos heheh

    Interessante artigo, curti.
    vlw

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards