COLUNA DA MALU - Nem tanto ao céu, nem tanto a terra

As últimas semanas do mês de setembro foram muito corridas e estafantes para mim. Fiz duas provas muito importantes e, por causa da ansiedade, passei por períodos de estresse muito intensos. Foi quando percebi o quão importante e fundamental é ter equilíbrio em nossos estudos.

Não tem muito tempo que entrei nessa luta, mas já passei por vários extremos. Já fui daquela fase de falsa concurseira até a fase de concurseira neurótica, que só pensava em estudar.

Na minha fase de falsa concurseira eu só pensava em estudar pouco para não me estressar. Dizia para os outros que se estudasse demais ficaria muito ansiosa e poderia ficar doente e isso não seria bom. Tinha que estudar pouco para não me estressar. Sofria da velha “desculpite aguda”. No meu caso, acho que a desculpite era crônica mesmo! E com isso enganava aos outros e a mim mesma.

Até que um belo dia a ficha caiu e o desespero bateu legal. Foi a vez de ir para o extremo oposto. Passei da fase em que mal estudava 4 horas por dia para querer estudar por 14 horas seguidas. Acordava de madrugada para ter mais tempo para estudar. Não queria sair, só pensava que o tempo estava passando e eu ali sem sair do lugar. Colocava muita pressão sobre mim mesma. Era como se aquele concurso fosse o último da face da Terra. O resultado de toda essa neurose foi igual ao da fase oposta: não passei.

Foi quando percebi que se realmente quiser vencer essa guerra tenho que encontrar o equilíbrio e me manter nele.

Às vezes, pensava que essa jornada concurseira era como uma corrida de 100m rasos. Nesse tipo de corrida, o atleta tem que correr o mais rápido que puder. Cada segundo é importante. Mas, ao contrário, essa nossa jornada é como uma maratona. Já assistiram uma maratona? Se já, devem ter percebido que os atletas experientes começam a corrida em ritmo lento, pois sabem que o trajeto é longo e que precisam poupar energia. O atleta inexperiente começa logo com todo gás e no meio do caminho não agüenta e tem que desistir da corrida. Mas, o vencedor é aquele que manteve o mesmo ritmo durante todo o percurso. Pode ser que em certos momentos ele tenha que colocar um pouco mais de velocidade, mas ele sabe qual o seu limite. Não vai além daquilo.

Não podemos parar toda nossa vida por causa dos concursos. É verdade que muitas coisas mudam. E que não podemos levar a mesma vida de antes. Mas, a obsessão tem o mesmo resultado do desleixo: a reprovação! Temos que ter equilíbrio para estudar sem esquecer que somos seres humanos e não máquinas. E como seres humanos temos diversas áreas de nossas vidas que não podem ser negligenciadas. É essencial reservarmos tempo para cuidar de outras áreas de nossas vidas. Tempo para o lazer, para conviver com a família e com os amigos. Tempo para cuidar de nós mesmos. Tempo para colocar os pés para cima e não pensar em nada.

Não sabemos quanto tempo exatamente levaremos até o dia da nossa aprovação e posse. Já imaginou se demorar três anos? No dia da posse lá estarão os homens e mulheres das cavernas...cabelos compridos, unhas grandes....(risos). Exageros à parte, nossa vida não pode parar completamente. Temos que aprender a equilibrar as coisas. E isso é muito complicado. Tem dias que eu sei que estou me cobrando demais. Então, tento diminuir. E é aí que caio na velha desculpite do descanso. Por isso é importante termos disciplina. Equilíbrio e disciplina são melhores amigos. Andam juntinhos! Até para o lazer e coisas simples de nosso dia-a-dia precisamos desses dois amigos.

Resumo da Ópera – Procure encontrar o equilíbrio em tudo. Não queira estudar demais, a ponto de ficar parecido com o homem das cavernas (risos)! E nem descansar tanto a ponto de se tornar o melhor amigo do vendedor de coco da praia (risos)! Tenha sempre disciplina e equilíbrio na sua vida e você alcançará a vitória mais rápido. Lembre-se sempre: nem tanto ao céu, nem tanto a terra!

Malu Heli, Concurseira do Paraíso das Águas e, agora, muito equilibrada.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia

O link: http://www.youtube.com/watch?v=9vbV5WSkr54
E o embed:


A música de hoje é meio antiga, mas que fez muito sucesso na época. Interpretada por Alejandro Sanz, "Corazon Partio". Muito linda e romântica!



3 Response to "COLUNA DA MALU - Nem tanto ao céu, nem tanto a terra"

  1. Iapooooo! Assim é que eu gosto de saber com o a Malu está: calma e sensata!

    beijo grande!
    Raquel Solitária

    Fabiana says:

    Semana passada tive minha 1a crise de estafa! Estudei normal por toda a manhã de 5a feira, mas quando chegou o meio-dia eu tremia pior que vara verde. Já tinha almoçado e a sensação de cansaço não passava. Eu só pensava na prova que irei fazer neste final de semana e nas revisões que eu teria que fazer ainda. Dane-se!!! Pensei eu! Coloquei todos os livros na estante e só tirei na 2a feira. Dormi muuuuitoo no final de semana e brinquei muiiito com a minha afilhadinha!
    2a, na maior cara de pau, retirei os livros da estante e voltei a estudar, muito mais tranquila. Tem horas que nem o corpo aguenta mais!! Isso que eu adoro estudar! Claro que eu estudo pra passar, mas mais que isso, estudo pelo amor ao Direito!! Imagina se isso fosse um problema pra mim...
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    Camisa 9 says:

    Isso aí!
    Parabens pelo seu aprendizado e por nos ter ensinado um pouco dele.

    Semana passada eu não fui nada equilibrado nem em estudos e nem em lazer e nem em trabalho e nem em nada, mas depois de ler seu post eu pensar no que perdi sendo desequilibrado e indisciplinado...

    Valeu o toque...

    Gostei do finalzinho onde vc disse:
    "Tenha sempre disciplina e equilíbrio na sua vida e você alcançará a vitória mais rápido"
    É por aí mesmo...

    Bons estudos

    *Música de Torre de Babel, coisa do século passado que eu escutava quando criança e ainda escuto de vez em nunca...boa música.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards