Quando a bomba explode ...

É engraçado como tem muita gente que entra torta nessa vida de concurseiro, continua torta por meses a fio e quando a bomba explode em sua cara, ainda fica balbuciando feito idiota “onde foi que eu errei?” e “o que eu fiz de errado?”, como se não soubessem exatamente qual a causa da explosão nefasta, porém muito justa e, principalmente, previsível.

Tem gente que diz que isso é coisa recente decorrente do fenômeno de popularização e glamourização dos concursos públicos. Não concodo. Entrei nesse barco há três anos e mesmo naquela época, quando estudar para concurso público era praticamente passar um atestado de incompetência profissional e declaração de vagabundice, já havia gente que “começava a estudar” de forma errada, permanecia estudando assim e, com isso, comprava uma bomba relógio que acabava explodindo em suas caras.

O que é estudar torto? É estudar da forma errada, com o material errado, com técnica ruim, ou tão ruim quanto, sem técnica alguma, carecer de planejamento e orientação de estudos, tudo isso. Pode parecer inacreditável para quem estuda com seriedade e considerando todos esses aspectos, mas tem gente que faz tudo isso e ainda acha que está fazendo a coisa certa!

Começar a estudar torto não é pecado algum. A maioria dos concurseiros começa assim. Eu comecei assim. É muito difícil alguém começar a estudar para concursos públicos certinho de cara, sem orientação nenhuma. O problema não é esse, mas continuar estudando torto como se nada estivesse errado. O pior é que tem gente que insiste no erro e faz isso com orgulho. Inacreditável. A não ser que o concurseiro esteja isolado do mundo, sem contato com nenhum outro concurseiro que esteja estudando sério, não há como não descobrir hora ou outra que não se está estudando direito, com as melhores técnica, de forma a maximizar as chances de aprovação.

Estudar para concursos públicos é muito diferente de estudar para a escola ou para a faculdade. É preciso muito mais atenção, dedicação e, principalmente, técnicas especiais de memorização e prática do conhecimento adquirido. Além disso, o volume de matéria para estudar é muito maior e, geralmente, se tratam de matérias completamente estranhas ao que estamos acostumados. Tudo isso demanda uma forma própria de estudo.

O pior é que as melhores técnicas e práticas de estudos para concursos não são segredo algum. Com um pouco de pesquisa na Internet e bom senso na avaliação da informação encontrada, pode-se fazer um ótimo apanhado de como estudar melhor, de forma orientada e muito mais proveitosa do que se está acostumado. Esse não é o caminho do sucesso, é a rodovia de quatro vias do sucesso, fartamente iluminada e sinalizada, mas que muita gente ignora, preferindo usar aquelas estradinhas vicinais esburacadas apenas para não pagar o pedágio obrigatório de ter de esquecer tudo o que se sabia em termos de técnicas de estudo e aprender novamente como fazer do jeito certo para essa finalidade específica.

Já vi muita gente boa entrar nessa de concursos públicos, mas depois de teimar em não se adequar, em não assimilar novas formas de estudo, ver a bomba explodir em sua cara com uma série de derrotas e fracassos, para então abandonar tudo e voltar à vidinha pacata de empregado explorado da iniciativa privada. Várias vezes em que testemunhei isso pensei “que perda para o serviço público”, afinal de contas seria gente que realmente somaria para melhorar a administração pública brasileira, pois era gente comprometida com a ética, com vontade de trabalhar, disposta a servir bem ao público, mas que não tiveram a sabedoria de procurar aprender a estudar certo e então poder fazer tudo isso após a aprovação, nomeação e posse.

Conselho de amigo, se você ainda está nessa de achar que pode estudar para concursos sem usar os métodos e técnicas corretas de estudo, então é bom abandonar rapidinho essa crença idiota e fazer a coisa certa, ou então ir preparando para ver seu sonho de cargo público explodir dolorosamente em sua cara.



O pessoal desse blog estava muito estressado e por isso todo mundo tirou uma folga para esfriar a cabeça. Enquanto isso eu, El Bigodón, o Concurseiro Mais que Sincero, estou ajudando a cuidar da lojinha.

4 Response to "Quando a bomba explode ..."

  1. Unknown says:

    Olá amigo!
    Li sobre o que você disse sobre métodos de estudar para concursos e gostaria de sua ajuda.

    Estou iniciando agora os estudos para concursos e gostaria de algumas dicas de como estudar para que "a bomba não exploda" na minha cara.. :(

    Desde já agradeço por toda ajuda.

    Abraços e boa sorte amigo!

    Vc está certo. Mas me veio a dúvida: estou no caminho certo?????

    donizetti says:

    Vagabundice.É assim que se escreve e não com duplo "s". Cuidado com a língua portuguesa nos concursos!

    Camisa 9 says:

    É..várias bombas já explodiram em mim por causa da teimosia e que ainda tenho, mas...estamos melhorando aí!

    Bons estudos

    *Quem é o El Bigodón? Perdi o conto...

    éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards