COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Concurseiro imediatista

Dia-a-dia de um concurseiro imediatista

08/10 – Vejo na TV e nos jornais saindo um concurso atrás do outro, além disso, conheço um monte de gente que está estudando. Pode ser um bom caminho pra eu colocar meu burrinho no ar-condicionado.

09/10 – Não existe nada melhor que concurso! Ninguém olha pra minha cara, não preciso ser bonito, basta estudar, fazer uma provinha e pronto! Tô eleito!

11/10 – Fui à banca e comprei a melhor apostila disponível. Também me matriculei no melhor cursinho. Vai ser moleza!

15/10 – As aulas começaram, estou gostando muito. Achei que só os nerds estudavam pra concurso, quebrei a cara. Tem gente de tudo quanto é tipo... empolgação total.

22/10 – Eu não entendo como tem pessoas que demoram 5 anos pra passar em um concurso. É tudo muito fácil. Na minha sala tem uma galerinha que faz pergunta demais, desse jeito não rende.

29/10 – Hoje participei do primeiro simulado para o concurso. Todo mundo com medo e eu to aqui, tranquilão. Passar em um concurso vai ser fácil, vou passar de primeira.

30/10 – Conferi o gabarito. Errei 20 questões de 50. Fui mal, mas também só tem professor ruim dando aula. E a apostila? Péssima... gastei dinheiro à toa.

02/11 – Feriado de finados. Acordei desanimado. Aquele simulado foi ruim demais. Todo mundo se deu bem, só o burrão aqui se deu mal.

05/11 – Eu não sei pra quê eu fui mexer com isso. Ele lance de estudar pra concurso não ta com nada. É puro modismo.

15/11 – Beleza! Amanhã é o dia da prova. Tenho certeza, mesmo fazendo um péssimo cursinho (culpa deles!) e estudado pra aquela apostila ruim, vou detonar! São muitas vagas e fiquei sabendo que somente 1% do pessoal estuda alguma coisa. Amanhã vai ser o dia!

16/11 – Fiz a prova hoje. Tempo demais pra fazer uma provinha de concursos. Nem fiquei pra pegar o gabarito. Achei facílimo. Não serve outro resultado que não seja a aprovação.

09/12 – Peguei o resultado... P&%$ ¨&# *@¨$*!!!!! Eu sou burro demais. Nunca vou conseguir passar em um concurso. Todo mundo vai bem, só eu vou mal. Que saco! Não sei pra que eu inventei isso. Não sirvo nem pra passar em concurso. Aliás, não sei pra que estudar pra concurso. É puro modismo. Hoje em dia é moda estudar pra concurso, tem gente que estuda sem nem saber o que quer. Nunca mais estudo pra concurso. Também nunca mais faço merda de diário. Vou tacar é fogo!

O concurseiro imediatista tem uma vida curta. Infelizmente esse tipo de situação acontece com mais freqüência do que imaginamos. Quem não conhece uma pessoa que entrou de pára-quedas no mundo dos concursos, achando que era o tal e depois quebrou a cara?

Acontece, amigo concurseiro, que a realidade é mais dura do que pensamos e são poucos os que estão dispostos a enfrentá-la de frente. A sociedade está cada vez mais dinâmica, o mundo cada vez nos cobra mais. Estudar para concursos vai de encontro a todo o imediatismo existem nos dias atuais. E o pior, não é “vendido” assim por cursinhos, editoras e pessoas do meio. Quando começamos, tudo nos leva a acreditar que será fácil e sem maiores percalços.

Todavia, a pessoa que se dispõe a entrar nessa guerra deve saber que nem tudo são flores. As batalhas do dia-a-dia serão sangrentas, muitas vezes ficará fraca, desmotivada e ainda terá que encontrar forças para seguir em frente. Pensando nisso, separei algumas dicas para você enfrentar o tal imediatismo:

Tempo ao tempo: para o estudo começar a surtir efeito é preciso tempo. Não adianta pegar um livro e querer assimilar todo o conteúdo. A não ser que você seja super dotado, não irá conseguir. Nosso cérebro precisa assimilar o conteúdo e isso é feito de forma gradual.

Ansiedade: o imediatismo nos faz ansiosos. Procure controlar sua ansiedade. Tenha em mente que está subindo uma grande escada com uma lata d´água na cabeça e, portanto, deverá subir um degrau de cada vez.

Humor: uma pessoa imediatista, troca de humor como troca de roupa. Se estiver saindo tudo conforme o planejado tudo bem, caso contrário ela fica totalmente estressada e não consegue fazer mais nada. Cuidado com o seu humor. Estar de bem com a vida faz toda a diferença na hora do estudo.

Não se precipite: faça um planejamento de estudos e procure segui-lo. Não queira terminá-lo antes do tempo e tampouco deixar para fazer as tarefas para depois. É preciso organização e disciplina para estudar.

Não faça nada pela metade: começou? Termine. O concurseiro imediatista quer tudo pra ontem, então, começa um monte de coisa e não consegue terminar nada. Mais uma vez, disciplina, organização são fundamentais.

Resultados: os resultados ruins vão aparecer. É normal. Ao estudar para um concurso, você entra em um processo de aprendizado. É devagar. Com o tempo eles aparecerão. Tudo é uma questão de tempo.

Desistir, jamais!: Se eu tivesse que pedir algo para um concurseiro imediatista, falaria: não desista! Essa é a pior coisa que um concurseiro pode fazer. Desistir significa, no mundo dos concursos, recomeçar. Uma hora vai bater aquela vontade de estudar novamente (ser servidor público é um bom estilo de vida) e a ele terá que começar do zero.

Acreditar: o concurseiro imediatista deve acreditar em si. Se estiver difícil estudar, prestar atenção nas aulas, entender e ter bons resultados, é preciso ter calma. Difícil é para todo mundo. Se a pessoa não acreditar em si mesmo, quem irá acreditar nela? Tudo começa com uma atitude interior, uma vontade de mudar e de conseguir alcançar o objetivo almejado. Acreditar, para o concurseiro imediatista, é meio caminho andado.

Resumo da Ópera - Pense em uma caverna escura. Você não consegue enxergar nem a palma da mão diante dos seus olhos. De repente, você se vê obrigado a correr em busca de uma luz ou da saída daquela caverna. O problema é que você não consegue ver os obstáculos e muito menos sabe onde é a saída. Você simplesmente corre, sem saber pra onde. Isso é estudar pra concurso! Estudamos sem saber ao certo quando chegaremos à aprovação. Apenas estudamos, dia após dia, não conseguimos visualizar a glória. O concurseiro imediatista quer encontrar logo a saída da caverna e, como não consegue, desiste no meio do caminho e se entrega de uma vez para a escuridão. Tudo pelo imediatismo desregrado, tão comum hoje em dia. Mas nem tudo está perdido, como diz o poeta: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Acredite! Você pode!

Tiago Gomes,o Solitário Concurseiro.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Pra chacoalhar o esqueleto. Rihanna com "Don´t Stop The Music".

5 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Concurseiro imediatista"

  1. Fabiana says:

    Primeirona a comentar!!!
    Gente! Eu não me admiro de mais nada da criatividade do pessoal que faz esse Blog!
    Eu já fui imediatista, de carteirinha. Só que eu aprendi à duras penas que esse não é caminho. O trabalho até a aprovação é árduo e cada vez mais concorrido. Então vamos começar já, pois esse caminho é como uma fila: tem que entrar nela, que uma hora chega a minha (nossa) vez!
    Me vi no espelho mais uma vez no diário do Tiago!
    Caramba! Isso aqui tá virando uma terapia em conjunto. Que delícia!
    Parabéns pessoal!
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    Tiagão, esse artigo foi um bálsamo para as minhas feridas. Todos nós somos um pouco imediatistas, não é verdade?

    Ah, sem falar que foi o retrato fiel de início de cursinho e reflete direitinho o perfil de algumas pessoas conhecidas minhas. Tomara que muitos leiam esse artigo e consigam ser ajudadas por ele.

    Raquel

    Esse blog é sensacional,

    Tenho muito a ver com esse perfil de imediatista, mas estou conseguindo reverter esse quadro. Matérias como essa publicada são um tremendo propulsor pra concurseiros solitários como eu.

    Valeu galera.

    Camisa 9 says:

    "Eu queria ser o Joseph Climber, mas eu me desmotivo fácil..:/"

    Estou assim nesse momento da minha vida, mas eu realmente não quero começar meus estudos do zero, porque isso eu já o fiz!

    Mas força né, calma e muita fé. A nossa hora chegará e quando chegar, vai ser legal olhar para trás e ver que nem tudo foi um mar de rosas, que você se esforçou e conseguiu.

    Bons estudos, galera!

    Unknown says:

    Nossa, foi ótimo ler esta coluna do Blog, pq me identifiquei perfeitamente com o perfil da concurseira imediatista. Já fiz vários concursos, mas pela primeira vez na vida, passar em concurso é realmente meu único objetivo. Então larguei emprego, vida social, tudo, para ficar só estudando...e a vontade de passar é tanta que não consigo mr imaginar não sendo mais outra coisa do que auditora, se por um lado isso me dá motivação, por outro presinto um medo danado de me frustar..
    e hoje entrei justamente na net para ver o que faço para controlar minha anciedade que já não me deixa dormir direito, tá tirando meu apetite, me deixando mega mal humorada e irritada, e meu namorado coitado, deve gostar mesmo muito de mim para não me largar hehe
    legal mesmo vc "concurseio solitário" usar este veículo para podermos trocar nossas experiências..eu que to no começo posso tentar evitar alguns erros, e já to vendo que to errando muito de começo...De fato, somos o nosso maior concorrente..
    forte abraço
    Thais

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards