CONCURSEIRA CONVIDADA - Fuja das Falsas Amizades Concurseiras!

Essa é a primeira vez que escrevo para o Concurseiro Solitário. Não podia deixar de compartilhar com os leitores desse Blog a experiência amarga que tive no último concurso público que prestei.

A primeira impressão que tive foi que cada vez mais a procura pela estabilidade e a tranqüilidade financeira está deturpando as verdadeiras escolhas. Onde estão os verdadeiros vocacionados para o serviço público? Não existem mais? É triste ver os concurseiros falando aos quatro cantos que embarcaram na nau concurseira apenas pelo incentivo financeiro. Na hora me passou pela cabeça: estudando tanto, uma hora essa gente passa, mas serão felizes aqueles que escolheram pelo retorno financeiro? Alguém parou para pensar que essa profissão será desempenhada até o final da vida, ou que seja, até a aposentadoria? Isso é um ponto muito importante a se considerar.

O outro ponto delicado que quero tocar, é que mesmo sendo uma concurseira experiente fui surpreendida com as “falsas amizades concurseiras”. Não sei se alguém já comentou por aqui, pois sou leitora nova do Blog, que temos que tomar o máximo de cuidado com essas amizades. No início elas parecem inofensivas, pessoas que se fazem de coitadinhas e ficam repetindo “Ai! Não tenho tempo para estudar!”. Aí, quando você vê, essas pessoas que “não têm tempo para estudar” encabeçar os primeiros lugares nos concursos que presta, você se pergunta “Mas como isso é possível? Essa pessoa não tinha tempo para estudar? Será que foi sorte?”

Nunca acreditei em sorte em concursos públicos e, sim, em muito estudo e disciplina. Analisando mais friamente a questão, caí de cara do meu castelinho de cristal na mais dura realidade. Na verdade, essas pessoas estão rachando de estudar, mas não querem compartilhar seu conhecimento com ninguém, muito menos com você. Como diz uma verdadeira amiga minha “eles querem saber de você, mas não querem ajudá-la!”. É verdade! Eles querem saber como você está estudando, se você já está “chegando lá”, mas não te ajudarão porque simplesmente o têm como um concorrente e não como um colega, um amigo. Por mais incrível que pareça, eles nos vêem como uma ameaça. Essas falsas amizades, no final, não nos trazem nada de bom. Muito pelo contrário, para quem acredita nisso, podem até “sugar” nossa energia e vitalidade.

Lamentavelmente, essas pessoas estão por toda parte. Até mesmo no seu grupo de estudos, como foi o meu caso. Meu conselho é que você fuja dessas pessoas! Qualquer semelhança com os “não vocacionados” que falei acima não é mera coincidência. A vontade de vencer sem qualquer limite, não importa se passando por cima de qualquer pessoa seja amigo ou não, no melhor esquema onde “os fins justificam os meios?”, deixam claro que essas pessoas não têm ética alguma. Não quero mais a companhia e falsa amizade dessas pessoas e acredito que você leitor também não, amigo concurseiro, então, tome muito cuidado com quem você anda, com suas amizades concurseiras.

RESUMO DA ÓPERA - Superando toda minha timidez, trouxe minha dura experiência para que os demais amigos do Blog fiquem avisados de que falsos amigos concurseiros existem e são muito mais comuns do que queremos acreditar. Não quero que vocês passem pelo que passei, uma decepção muito grande, uma verdadeira punhalada pelas costas. Embora eu ache que nosso pior concorrente seja nós mesmos, agora sei que temos de tomar cuidado com essas pessoas que só querem nos sugar, nos enganar e passar por cima de nós. Quando aprendemos a lidar conosco mesmos, com nossas limitações, nossos medos, nossas inseguranças e com as falsas amizades, estamos prontos para qualquer reprovação! Seja nos concursos públicos, seja na vida!

Andréia Araújo, uma concurseira curitibana lutando por um lugarzinho e contra as falsas amizades concurseiras.
———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você já foi surpreendido por alguma "falsa amizade concurseira"? Já conheceu gente que se fazia de amiga no estudo para concursos públicos, mas que no final só queria algo de você, seja material de estudo, conhecimento ou sua tão sonhada vaga? Como você lidou com essas pessoas? O que acha delas? Seja sincero, abra seu coração!
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).


7 Response to "CONCURSEIRA CONVIDADA - Fuja das Falsas Amizades Concurseiras!"

  1. Andréia, foi sobre isso e outros aspectos, claro, que falava quando escrevi "Não inveje, estude". Muito bom mesmo o seu texto. É duro, mas é assim mesmo que funciona.

    Raquel Solitária

    Thais Dias says:

    Acho que devemos é ter pena de pessoas assim! Mal elas sabem que quem ajuda o próximo a subir, sobe mais rápido.

    B & K says:

    É, realmente é horrível só de pensar.
    Tenho algumas amizades, e que também são concurseiras.
    E estes que passam em concurso, não me dão nenhuma dica, nem material, nem força pra estudar nem nada.
    Enfim, fazer o que, o que posso lhe dizer é simplestemente: "Quando se namora, evitamos os intrometidos em nossas vidas; Quando trabalhamos não queremos pitacos, em nosso trabalho; Mesma coisa está para estudo, estude sózinha e deixe que cada um que corra atrás de seus ideias;

    Fabiana says:

    Eu já tive uma experiência mais ou menos assim!
    Primeiro dia de aula: perguntei para uma colega ao lado se ele tinha o material que o professor tinha dado, ela simplesmente colocou os braços por cima do caderno, com medo que eu visse o que ela tinha anotado, e me disse que "não sabia de nada"!
    Ali senti tudo! Mas pelo menos essa na cara dura disse que não ia ajudar, o que não foi o caso da nossa concurseira convidada! Sorte que viu logo... Não há mal que sempre dure!
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    Conheci uma pessoa assim enquanto estudava para o vestibular.
    Hoje em dia tenho poucas amizades concurseiras. Duas, para ser mais preciso, mas realmente valem a pena. Normalmente prestamos os mesmos concursos, mas mesmo assim trocamos muito material, dicas, indicações de professores, livros cursos - troca de material sem restrições.
    Nessa vida de concurseiros aprendemos muito mais do que o que está nos livros. Eu, pelo menos, tenho tido experiências muito válidas tanto para "o bem" quanto para o "mal", e é assim que vamos crescendo e aprendendo. O importante é não nos desviarmos do nosso foco.

    Att.
    Marcos

    Unknown says:

    Olha pessoal, infelizmente existem muitos como eu que realmente prestam concurso pela condição financeira mesmo, abrindo mão de todos os sonhos, afinal estamos no Brasil.

    Se o concurseiro acha que sofre, eu digo que os empreendedores sofrem muito mais, sem nenhum tipo de apoio. Por isso chega uma hora que se "encostar" em uma repartição pública torna-se uma excelente (ou única) opção.

    A dica que eu dou é que nada influencie o seu astral para estudar, muito menos a opinião de desconhecidos.

    Estudem com muito ânimo que o sucesso (mesmo que apenas financeiro) virá. Boa sorte a todos.

    Camisa 9 says:

    Ainda não achei nenhum tipinho desses, se vi não os reconheci e não me afetaram. Mas se eu encontrar algum e jogo no caldeirão hauhauhua

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards