COLUNA DA MALU - Metade cheio ou metade vazio?

Imagine um copo. Ele tem água até a sua metade. Não está vazio. Mas, também não está cheio. Como você o vê? Metade cheio ou metade vazio? Antes de responder a esta pergunta, vamos fazer algumas considerações.

Na vida sempre encontramos dois tipos de pessoas: as pessimistas e as otimistas. E nessa vida concurseira também encontramos dois tipos de concurseiros: o otimista e o pessimista.

O concurseiro pessimista desconfia de tudo, vê defeito em todos os concursos que faz. Para ele a concorrência sempre é alta demais, as matérias são muito grandes e complexas e as bancas são como bichos de sete cabeças, prontos a devorá-los. Concursos com cadastro de reserva? Com toda certeza é para arrecadar fundos para a instituição. Assim pensam esses concurseiros. Reclamam, reclamam e reclamam. E cada concurso perdido é visto como algo ruim, como algo que o afasta cada vez mais e mais da aprovação.

O concurseiro otimista é o contrário do pessimista. Acredita demais em tudo. Sempre acha que tem chances e não liga muito para a concorrência. O otimista não se deixa desanimar com qualquer notícia ruim em relação ao concurso. Para ele sempre há uma esperança. E cada concurso perdido é um passo para alcançar o almejado cargo público.

Eu particularmente sempre fui mais pessimista do que otimista. Achava que era melhor esperar que coisas ruins acontecessem e ser surpreendida com algo maravilhoso, do que sempre esperar o melhor e quebrar a cara quando viesse o pior. Mas, percebi que isso me desgastava muito. E notei também que os otimistas eram mais felizes. Conseguiam as coisas com mais prazer.

Em nossa caminhada concurseira nem tudo são flores. Pelo contrário, encontramos muitos espinhos e pedras. Mas, tudo depende da forma como encaramos os fatos.

Não é o otimismo que irá garantir nossa aprovação. Claro que não. O que garante nossa aprovação é muito estudo de qualidade. Se dependesse apenas de acreditar todos estariam aprovados. Mas, ser otimista torna nossa caminhada mais prazerosa.

Quem sempre olha o lado ruim das circunstâncias sofre muito mais do que aquele que acredita que tudo pode dar certo. Não existe mal, por pior que seja, que dure para sempre.

Hoje eu aprendi que acreditar, que esperar que o melhor aconteça é bem mais saudável. Ver o copo metade cheio me dá esperança e renova as minhas forças. É verdade que não é fácil manter sempre o astral elevado e acreditar sempre no melhor. Mas, que é bem mais prazeroso isso é, com toda certeza.

Voltando para a pergunta do início, como você vê o copo: metade cheio ou metade vazio? Como você encara sua caminhada nessa vida concurseira? Será que você olha para o lado bom de toda essa caminhada? Já parou para analisar como sua vida mudou, nas pessoas que você conheceu nessa jornada, em todo conhecimento que você tem hoje e que antes não tinha? Foi tudo com muita luta, é verdade, e o caminho está apenas na metade, mas tenho certeza que se você encarar tudo com um olhar otimista seu estudo renderá muito mais e sua vitória terá um sabor muito melhor.

Resumo da Ópera – Encare sua vida como um copo metade cheio. Tenha sempre fé nas coisas e nas pessoas. Agradeça tudo de bom, apesar das circunstâncias. Está chegando o dia em que você olhará em volta e verá muitas e muitas flores. E será muito prazeroso admirar cada uma delas. Esse caminho de flores está sendo plantado agora, nesse exato momento. Está sendo semeado com todo esforço, luta, cansaço, dificuldade pelos quais você está passando. E no final tudo valerá a pena. Basta imaginar o perfume das flores!

Malu Heli, Concurseira do Paraíso da Águas, sentindo-se muito otimista e cheirando o perfume das flores!


——«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

E para você o copo está metade cheio ou metade vazio? Por que?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———
Clipe do dia



A música de hoje é "Espirais", interpretada pela talentosa Marjorie Estiano. Uma bela voz para encorajar o dia de vocês.

7 Response to "COLUNA DA MALU - Metade cheio ou metade vazio?"

  1. Saphira says:

    Estou deixando um recado pra dizer que adorei a matéria sobre o
    TRT. Caso algum de vcs desista dessa vida maluca de concurseiro, pode dedicar-se à carreira jornalística, extremamente bem escrito o blog, parabéns.
    Sou técnica do TRF3 e dona da comunidade do orkut do concurso do TRT2,coloquei o link de vcs por lá, considero matéria de utilidade pública.
    Caso queiram conhecer nossa comunidade, deixo o link:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=33935589
    Mais uma vez, parabéns, e muito boa sorte nos estudos!

    Malu, é isso mesmo! Vamos melhorar esse nosso caminho. Que o enchamos de flores!

    Raquel

    Muito obrigada!
    É uma honra!


    Raquel Solitária

    Muito obrigada! É uma horna para nós!

    Raquel Soitária

    Unknown says:

    Malu...adorei. Com certeza temos que perceber que os espinhos têm rosas e não que as rosas tem espinhos...
    Beijão...
    Flores a todos!

    U2 says:

    Adorei o artigo!!!

    Já passei pelo que disse. Sempre fui muito pessimista. Tinha as mais diversas disculpas antes mesmo de tentar. Acho que no fundo, meu medo de falhar era tão grande que não me dava nem a chance de tentar acertar.

    Enfim, hoje vejo as coisas com outros olhos. Sei que posso enxergar o copo metade cheio ou metade vazio, só depende de mim mesma. Quando me pego pensando em coisas ruins(e quando noto que são ruins) tento ver o lado bom. Definitivamente, tem sido bem melhor do que antes.

    Andar com pessoas otimistas também faz toda a diferença. Um amigo que sempre reclama e puxa tudo para baixo é um perigo. Pq é mais fácil ele te puxar para baixo do que vc tentar levantar a ele. Infelizmente, há pessoas que não querem ser ajudadas e se vc não tomar cuidado, acaba se afundando tb.

    Camisa 9 says:

    Parabéns pelo artigo Malu.
    Que bom que vc tem esse tipo de visão!
    Eu já fui muito pessimista e ainda assim gostaria de ser mais otimista do que sou agora, mas continuemos na caminhada.

    Bons estudos.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards