+ Aniversário do blog

HJ É DIA DE FESTAAA!!

O Concurseiro Solitário faz um aninho de vida!

Peço um milhão de desculpas que estou postando somente hoje, porque eu não estava na minha cidade e tampouco conectada à Internet.

Nesse dia maravilhoso eu estava voando para os 40 graus à sombra da cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul para prestar o concurso de Juiz do Trabalho. Muito linda essa cidade! Muito próspera e hospitaleira! Sentirei saudades!

Reabituada com os meus pouco mais de 20 graus aqui do Sul, vou contar um pouco sobre a experiência que tive com o Concurseiro Solitário e como me tornei a “irmã caçula” dessa grande e afetuosa família.

Com exceção de alguns poucos e sinceros amigos, percebi que nesse mundo concurseiro existem muitas mentiras, vinculação de materiais errados só para “ferrar” com o seu adversário, embora eu ache que nosso maior adversário é nós mesmos!

Completamente descrente de tudo e de todos, achando que a errada sempre fora eu, que eu não tinha mais solução, certo dia, não lembro quando, completamente desestimulada com minhas “quase” aprovações nos concursos públicos, comecei a procurar desesperadamente quem respondesse o por quê dessa provação que passamos durante a vida concurseira. Foi aí que li um artigo da Raquel e me vi literalmente no espelho. A impressão na hora que tive foi que “Eu não estou sozinha!! Todos passam por isso também!!” Nossa! Que alento foi isso! Você caro leitor, não tem nem idéia do enorme piano de cauda que tirei dos ombros. Isso só pode ser coisa de Deus! Eu acredito nesse Ser Supremo, então credito todos os méritos a Deus por ter me mostrado o caminho desse Blog.

Nesse dia, eu virei a madrugada lendo mais de 30 artigos já escritos, e comentava! Comentava artigos escritos há mais de 2 meses! Não era porque já tinham sido escritos há mais tempo que não eram atuais! Fica aqui o convite para você leitor, ler os artigos antigos.

Passei a ser leitora assídua. Tinha dias que eu lia mais de uma vez o mesmo artigo até que postassem outro. Até que chegou um dia que eu li um apelo da Raquel pedindo que postássemos comentários sobre o que ela escrevia e eu me lembro ainda hoje o que eu respondi. Não sei se foram nessas palavras, mas foi nesse sentido: “Querida amiga! (Amiga sim! Porque somente os amigos nos dizem a coisa certa, na hora certa!) não fique triste porque não comentamos os seus artigos, é porque ainda estamos boquiabertos com a semelhança de que as nossas vidas são todas iguais. A luta é igual para todos, e estamos todos no mesmo barco, nessa vida concurseira!” Na hora a Raquel me respondeu e ficamos amigas. Agradeci por todo o carinho que ela sempre escreveu e comentei como a vida dos concurseiros é sempre igual!

Passei a comentar os artigos quase que diariamente, até que chegou um dia que me dei conta que são eram apenas os colunistas que escreviam. Quando percebi isso, eu escrevi algumas linhas num artigo, o “As Olimpíadas e os Concursos Públicos” e não é que o Charles publicou? Ficou tão bom que fiz a versão II. Fiquei muiiiito feliz! Fiquei mais feliz ainda que comecei a receber comentários dos leitores pedindo para eu escrever mais e mais. Minha alegria foi maior quando o Charles me convidou para fazer parte da Diretoria do Blog. Fui parar lá nem sei como. Agora tenho uma coluna só pra mim e faço parte dessa família linda e muito querida!

Resumo da Ópera - Como vocês viram, eu escrevo com o coração. Coloque amor em tudo que vocês fazem que a vida se encarregará de torná-la muito melhor!!

Fabiana Pacheco, Concurseira de Plantão direto de Porto Alegre (RS).

xyz

——«»———«»———«»———

Escrever este artigo na comemoração do aniversário do blog tem um gostinho todo especial para mim. Há um mês também completei um ano de batalhas em busca de um cargo público. Pude acompanhar o projeto desde o comecinho; Nessa época eu procurava obsessivamente informações sobre concursos, melhor material de estudo, escolher entre fazer ou não um cursinho e todas essas dúvidas. Não demorou muito para o Concurseiro Solitário virar leitura obrigatória. De maneira leve, franca e nada piegas, o blog abordava temas tão presentes em nossa rotina de estudos, sempre dando valiosas dicas. Logo vieram os outros membros da equipe, cada um com seu estilo de nos motivar, dividindo impressões e experiências. Constatei que as minhas dúvidas e agruras eram as mesmas de muitos outros concurseiros.

O blog foi decisivo na minha pior fase, que vou tentar relatar para vocês em poucas linhas. O TRT-RJ foi o primeiro concurso para o qual estudei com afinco. Fiz pontuação suficiente para ficar muito bem colocada, mas fiquei de fora. Explico: candidato não poderia errar menos de 50% das questões de nenhuma disciplina. Foram cobradas apenas duas questões de Direito Civil e duas de Constitucional, sendo que errei as de Civil e não tive nem minha redação corrigida. O pior foi saber que eu tinha chances enormes de ficar dentro das vagas, já que tinha feito uma redação muito boa, e acertei o mesmo número de questões de pessoas que ficaram em ótimas colocações. Entrei em depressão profunda. Surtei, lamentei ter largado meu emprego (que eu odiava com todas as forças!) para somente estudar, voltar a depender do meu pai para fazer tudo, ficar sem fazer as coisas que mais gostava. Agindo de maneira precipitada e imatura, fiquei semanas sem me dedicar aos estudos, prostrada, ao invés de comemorar o desempenho e ir em frente na certeza da vitória mais cedo ou mais tarde. Ridículo, eu sei!

Mas, felizmente, apesar de ficar um tempinho longe dos livros, não parei de ler o blog. Os puxões de orelha e as discussões no fórum do Orkut me ajudaram muito a me reerguer, fazer um balanço de tudo que fiz de certo e errado, enfim, parar com o exercício idiota de auto-piedade e voltar aos estudos.

Qual foi minha alegria ao receber o convite para dar minha pequena contribuição ao blog,e depois receber o retorno positivo dos leitores. Saber que ajudei de alguma forma as pessoas que não se conformam, que sabem o que merecem e lutam por isso, sem dar ouvidos aos comentários maldosos e às críticas destrutivas, é indescritível. O espaço aberto à discussão de tudo relacionado a concursos públicos, a disposição dos membros para ajudar, as dicas, tudo isso faz do blog e da comunidade no Orkut instrumentos valiosíssimos para todos nós que estamos nessa luta.

Resumo da ópera - Parabéns a todos que contribuem para essa bela idéia acontecer! Todos sabemos que há os dias em que queremos jogar tudo pro alto, os dias de choro e desespero, os dias que temos que chutar pra bem longe a preguiça, os dias em que tudo parece conspirar contra a gente. Mas também os que estudamos com prazer por horas e horas, motivados e confiantes. Que estes sejam, de longe, os mais frequentes. E em todos os outros estamos aqui para dar uma força.

Ana Luiza, concurseira inveterada do Rio de Janeiro.



——«»———«»———«»———

Nem tudo em nossa vida é do jeito que esperávamos! Quando me formei no colegial em 2005, pensei que sairia dali, faria minha faculdade de Direito e só pensaria em trabalho de verdade no final de 4 ou 5 anos. Acontece que as coisas mudam assim como nossos ideais.

Logo que entrei na guerra dos concursos públicos não tinha idéia do que era e como acontecia. Mal imaginava que era mais uma no meio de tantos tentando encontrar seu lugar ao sol.

No final do ano passado, conversando com uma amiga concurseira, ela me indicou um blog que visitava diariamente. Contou também que as matérias eram interessantes e motivadoras. Resolvi acessar uma vez que não estava em minha melhor fase, quase um ano prestando concursos sem nenhum resultado positivo e tentando me recuperar de um fim de namoro de longa data. Por este mesmo motivo que encontrei no blog um certo consolo de saber que o medo, a luta, as dificuldades acontecem com todos que estão estudando. Que todos passam pelos mesmos impasses e têm os mesmos sentimentos.

Como o próprio nome do blog já diz, estamos sozinhos nesta luta, não é uma guerra entre você e outro concorrente, e sim, entre você e você mesmo. E não é porque estamos lutando sozinhos que precisamos viver isolados dos outros 'concorrentes', pelo ao contrário.

É difícil também encontrar alguém que entenda e possa compreender esse meio ou que respeite a sua decisão de dedicar tempo ao estudo. Assim como eu, tenho certeza que, todos os concurseiros já passaram por amigos, familiares ou apenas curiosos que falaram: "Por que você não arruma um emprego????????" e ser criticado por “SÓ” estudar.

Dependendo da pessoa, uma frase desse tipo pode desanimá-la ao ponto de realmente desistir ou ser capaz de dar mais forças para vencer. E por isso mesmo que vejo no Blog uma fonte inesgotável de motivação! Virou uma leitura obrigatória e com vários legítimos concurseiros escrevendo e mostrando o seu dia-a-dia, suas vitórias e derrotas, divindo o peso que carrega sobre essa árdua batalha.

Quantas vezes não me deparei com um texto que eu ao ler ia só afirmando com a cabeça, sendo exatamente com algo que já me ocorreu ou está simplesmente acontecendo neste momento.

Acho que não há nada pior para um concurseiro do que não poder contar com ninguém, não poder dividir o que está passando e ficar imaginando se é o único que sofre por não saber se está estudando certo, se não sabe se é um paraquedista ou um concurseiro sério e por aí vai.

A idéia do Charles foi excelente de começar um blog onde pudesse compartilhar experiências. Tornou-se algo mais humano do que aqueles vídeos de motivação concurseira onde todos falam que conseguiram, chegaram lá e que tudo são flores. Mas e os caminhos que percorreram??????

Quando me senti numa situação complicada, pedi ao Charles que pudesse compartilhar o que aconteceu comigo, até mesmo para alertar quem estivesse na mesma situação que eu. Gostaria também de agradecê-lo pela oportunidade expor o que eu sentia e mais uma vez estar aqui! Até mesmo por me ajudar a superar um certo trauma de escrever (rsrsrsrs). Sinto-me honrada de ter sido convocada para uma edição tão especial como a de aniversário do Blog.

Resumo da ópera - Não há nada melhor que poder contar com alguém com uma palavra amiga e que possa o motivar a ser o melhor que você tem dentro de si. E que este seja apenas mais um ano de muitos para o Concurseiro Solitário. Ah! Mais uma coisa, onde vai ser a festa????? (rsrsrsrsrsrsrs)

Thais Rosario de Sousa Dias, uma concurseiro ex-estressada e ex-ansiosa, especialmente para o Concurseiro Solitário.


5 Response to "+ Aniversário do blog"

  1. Vamos aos comentários:

    Fabi, que emoção ler seu relato. Eu nunca imaginei que poderia um dia escrever e tocar corações. Que bom que eu te trouxe alento. Obrigada!

    Ana Luiza, excelente texto. Você descreveu direitinho uma tremenda ressaca concurseira que eu também vivi. Que saiamos sempre desse estado de torpor para encontrar a felicidade.

    Thais, ainda bem que esse espaço proporcionou e continua possibilitando o companheirismo num momento tão delicado da vida como esse.

    Mais uma vez, parabéns a todos que fazem esse blog brilhar: dos colunistas até o nobre leitor. Falando nesses últimos (os leitores), gostaria de pedir para que comentassem mais. São os comentários de vocês que nos fazem ter mais e mais idéias para artigos e projetos novos.

    Um grande abraço e bons estudos!


    Raquel Solitária.

    Thais Dias says:

    Puxa Raquel!

    Muito obrigada!!!
    Acho que essa é a grande idéia do blog, não é mesmo?! Proporcionar um certo vínculo com o leitor, proporcionando um certo conforto de saber que você não está sozinho.

    Já estou bem!! Graças a Deus, mas final do ano estava numa fase crítica e precisava de um puxão de orelha pra voltar a estudar.
    Consegui passar em 2 concursos esse ano (os únicos que fiz) mas pela classificação, acredito que não irei ser chamada!! Por isso, continuo na luta. Afinal, Estudar até ser nomeada!!! kkkk

    Beijos a todos!

    Fabiana says:

    Queridos leitores!
    Comentem, comentem, comentem!!!
    Foi atendendo ao apelo da Raquel que hj sou colaboradora do Blog!
    Quem sabe não encontramos outros aqui???
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    Thais Dias says:

    Puxaa verdade!!!
    Quase ninguém comenta...

    Mas sabe o que pode ser??
    Na hora de comentar você só tem a opção de fazer o comentário tendo um login ou OpenID (que nem sei pra que serve) e não tem a opção anônimo pra quem não quer fazer login ou que nem eu, nem sabe pra que serve um openid kkkkkk!!!

    ficaa aí a dica!!!
    beijossss

    Camisa 9 says:

    Excelentes depoimentos de vida concursídica meninas. Parabéns, Fabi, Thaís e Ana Luiza que vocês continuem na batalha e que o sucesso da aprovação logo seja encontrado por vocês.

    *Boa dica do anonimato Thaís...às vezes as pessoas tem a pachorra da preguiça de colocar seu login do gmail ali embaixo na hora de postar...talvez há desatentos até que escrevem aquele lindo depoimento, mas não tem login...imagine a decepção. :/

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards