Desabafo

"You can't control your emotions ... just your actions." - Você não pode controlar suas emoções...apenas suas ações." – “Cameron” – DR. House M.D.

Eu adoro a série House, seu protagonista é irritantemente cínico, cético e cruel, mas ele é um gênio e as pessoas o respeitam por isso. Talvez por isso eu goste da série, devido a tal “genialidade”, porque alguns tem, porque alguns a recebem: evoluídos? – sortudos?

Na ficção eles estudam surfando em espuma (Academia de Gênios) ou até mesmo assistindo novela (House), mas na vida real tudo é muito diferente, e os pobres mortais como eu que decidiram recomeçar a estudar ou mesmo já estão estudando há algum tempo enfrentam algumas dificuldades claras e concretas. Minhas constatações:

1.ª dificuldade: “O que fazer??” Todos os gênios mais famosos do cinema sofrem de especificidade, são MUITO bons sim, mas no que escolheram. Então: Escolha!!

2.ª dificuldade: “A hora e o lugar??” Ter um lugar apropriado, confortável, cheio de livros, paz, amor é o sonho de qualquer concurseiro, MAS não é sempre assim. Seu lugar adequado, não se iluda será necessário e só você pode definir.

Minha filha tem quase três anos e depois de estudar algumas vezes a tendo riscando minhas anotações ou pendurada “literalmente” na minha cabeça, nesse no último feriadão ela ganhou a mesa dela - cheia de canetinhas, lápis e tintas, bem ao lado da minha e adivinhem??? Funciona!!! Por algum tempo é possível estudar sem nenhuma preocupação.

3.ª dificuldade: “O cansaço!!” A semana é curta e para quem trabalha ou estuda muito, que tem filhos amorosos esperando de braços abertos, a grande pergunta é: como driblar o cansaço? Tem dias que tudo parece pesar em suas costas e que seu corpo realmente não vai aguentar, aí vem desânimo, gripes, dores e afins.

Bom minha saída tem sido “desplugar” assistindo séries de TV que são curtas, brincando de bonecas porque é delicioso ser mãe ou aprendendo algo novo na cozinha (não se iludam – receitas fáceis – cozinha é um território alienígena para mim).

Então, meu segredo são os prêmios que você pode escolher: estudo 2 horas de direito constitucional e assisto 1 episódio de uma série ou um programa “curto” legal ou quem sabe 2 horas de raciocínio lógico e ganho uma hora de risadas com o Mickey Mouse ou o Pica Pau (acreditem vocês vão gostar mais deles quando forem pais, principalmente se forem concurseiros). Ou um dos melhores de todos, depois de um dia cansativo uma taça de vinho e jogar conversa fora com o maridão.

4.ª dificuldade: “Família eee, família aaa, famíliaaa”. Seus principais credores serão nessa fase e em qualquer outra fase da vida: a família. As cobranças pelas minhas ausências e a culpa sentida pelas horas subtraídas do convívio familiar, nunca passam em branco e isso afeta qualquer concurseiro. Então a saída é a eterna “paciência”, ser paciente por ter perdido parte da festa de aniversário de alguém ou até ela inteira, paciência com quem não entendeu suas ausências porque não quer ou porque não é capaz de entendê-las – delimite-se. Viver é importante, a vida sempre flui, mas saber respeitar-se e ser respeitado é essencial. Você será o tempo todo cobrado, mas naqueles que realmente importam com certeza é possível encontrar solidariedade e serenidade para entender o preço que escolhemos pagar pelo fim ao qual nos dedicamos. E aos que não entenderem: Paciência!!!

RESUMO DA ÓPERA - Você não pode controlar suas emoções...apenas suas ações." Sinta sim, mas escolha, estruture-se, drible o cansaço, desplugue-se, estabeleça recompensas, respeite-se e se faça respeitar. Você não pode mudar o que vai sentir quando tiver que pagar o preço de suas escolhas, mas pode mudar as ações que o levarão a cada escolha.

JULIANA KUBO é uma concurseira que respeita suas emoções.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———


0 Response to "Desabafo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards