Estudar em casa ou fazer cursinho ... that´s the question

Dias atrás recebi um email de concurseiro leitor do blog com várias dúvidas, porém uma é tão pertinente que chega a ser shakespeariana:

Outra dúvida, qual o caminho melhor estudar em casa ou fazer cursinho?

Por essa ser uma dúvida que roda a mente de muitos concurseiros, principalmente porque atualmente há além de uma enorme variedade de livros que permitem o estudo autodidata, há também cursinhos online, telepresenciais e presenciais e grande parte das cidade brasileiras.

Comecemos por verificar quais são algumas das vantagens e desvantagens de ambos os modos de se estudar para concursos públicos.

ESTUDAR EM CASA

Vantagens:

- Mais barato;

- Pode ser feito em qualquer localidade onde se mora;

- Horários facilmente ajustáveis às necessidades do concurseiro.

Desvantagens:

- Mais difícil de se tirar dúvidas;

- Aprendizado tende a ser mais lento pela falta de um professor;

- Não se pode contar com o "clima de cursinho" para ajudar a animar para estudar.

FAZER CURSINHO

Vantagens:

- Poder contar com um professor para tirar as dúvidas e explicar os pontos mais difíceis das matérias;

- Poder contar com os colegas de sala para manter a motivação para estudar;

- Maior facilidade para manter o foco nos estudos.

Desvantagens:

- Mais caro que estudar em casa;

- Não está disponível em muitas cidades;

- Demanda deslocamento para poder frequentar as aulas.

E sejamos sinceros, cada uma dessas opções têm um grande problema que faz muita gente abandonar o projeto de estudar sério para concursos públicos em pouco tempo. Vejamos.

ESTUDAR EM CASA - É preciso ter muita determinação e disciplina para se estudar em casa sem desanimar, aguentando cobranças e críticas, direta ou veladas, verbais ou apenas por olhares.

FAZER CURSINHO - Na maioria das salas de cursinho há concurseiros com três níveis de aprendizado das matérias que serão ensinadas, aqueles que estão repetindo o curso e já têm um conhecimento bastante avançado, aqueles que estão começando e não sabem nada e, finalmente, aqueles que estão no meio do caminho, sabem um pouco ... e geralmente os professores dão aula para os últimos, frustrando os outros dois, principalmente os novatos que por não entenderem grande parte do que é ensinado precisam de muita determinação e disciplina para se estudar sem desanimar, aguentando cobranças e críticas, direta ou veladas, verbais ou apenas por olhares quando tiram suas dúvidas.

Mas, afinal de contas, é melhor estudar em casa ou fazer cursinho?

Pois bem, tudo depende de você. Pese os prós e contras de cada opção e faça sua escolha, porém sempre tendo em mente que se de um modo não der certo, você sempre pode tentar o outro modo.

Eu, particularmente, acredito que para concurseiros novatos o melhor é estudar sozinho por algum tempo com bons livros para então fazer um cursinho se isso for possível, de modo a se aproveitar muito mais as aulas e boa vontade dos professores.

RESUMO DA ÓPERA - Não há "receitas de bolo" quando o assunto é estudar para concursos públicos, ou seja, receitas infalíveis de sucesso ... a não ser o famoso "estude sério". Pessoas são diferentes, muito, bem como suas realidades (social, financeiras, de aprendizado, ...), portanto soluções individualizadas são a palavra de ordem. Mais importante que decidir qual caminho seguir, é saber quais caminhos podem ser seguidos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———



0 Response to "Estudar em casa ou fazer cursinho ... that´s the question"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards