O Poder dos professores

Dia desses, estava pensando no poder que têm os professores. Como professora por formação, estudei didática do ensino superior em minha pós-graduação e, por conta disso, consegui perceber isso com muito mais clareza.

Muita gente estuda de forma solitária para concursos, mas há um grande grupo que estuda por meio de cursos preparatórios. Sejam eles online, telepresenciais ou presenciais, sempre existe uma pessoa por traz de todo o processo de ensino-aprendizado. Essa pessoa, reitero, vai sempre nos influenciar para o bem ou para o mal.

A dicotomia usada pode ser explicada da seguinte forma: se você não se identificou com o professor(a) de determinada disciplina e sua respectiva metodologia de ensino, provavelmente, vai passar a detestar a matéria. Por outro lado, se o docente é estimulante, você vai querer estudar mais e mais.

Outra coisa muito positiva é quando sentimos confiança no professor(a). Isso faz muita diferença nos estudos. Ajuda a nos motivar, pois percebemos que estamos no caminho certo rumo ao sucesso. Contudo, se o mestre não consegue passar essa confiança, não consegue delimitar os objetivos que precisamos atingir, tudo fica maleável demais. Tudo fica parecendo inatingível. Assim, nos sentimos perdidos e sem esperanças em um bom resultado.

Quando o(a) professor(a), mesmo no ensino à distância, procura ser cortês e humano, mais inspirador ele é para o estudo dos seus alunos. Falo isso porque, passei uns dias um pouco desanimada (o que é muito normal). Aí, meus professores, muito atentos ao meu estado de espírito calado (e eu gosto de falar), com um toque quase maternal/paternal, souberam dizer a coisa certa para me animar. Muitos deles já me conhecem há alguns anos.

Mostraram para mim o quanto já caminhei e evoluí ao longo dos anos de estudo. Convenceram-me de que sei boa parte das matérias que preciso saber. Só preciso ser serena, confiante, calma para articular toda essa bagagem. O resto é memorização. Acima de tudo, mostraram-me que nunca saberei tudo, mas que só preciso ficar bem para transmitir o que sei. Do contrário, nada acontece.

Não estou me gabando, mas realmente, entre se sentir triste e apostar na probabilidade de sucesso, parece muito mais lúcida a última opção. Então, é melhor acreditar em mim.

RESUMO DA ÓPERA - Viva esses profissionais maravilhosos que nos inspiram a sermos melhores. Um grande abraço aos meus professores.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———



0 Response to "O Poder dos professores"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards