RESENHA - "Arquivologia para Concursos" DE RENATO VALENTINI

Para os concurseiros que têm como meta cargos administrativos na Administração pública, preparamos uma resenha muito especial de uma matéria cada vez mais cobrada em concursos públicos para esses cargos.

Editora: Campus/Elsevier
2º Edição
Páginas: 166
ISBN: 978-85-352-2553-2

Arquivologia é um universo novo para mim.

Realmente estudar essa disciplina me era uma novidade tão grande, que mal sabia por onde começar.

Já se sentiram assim? Necessitando estudar determinada disciplina, que não foi aprendida durante a Universidade e, que de tão importante, pode fazer a completa diferente entre sua aprovação?

Pois bem. Quando nos deparamos com uma disciplina nova, para nós, o que devemos fazer? Procurar bons materiais, fazer cursos específicos e estudar. Muito. Certo?

A Obra "Arquivologia para Concursos" de autoria de Renato Valentini, consciente dessa necessidade dos concurseiros, traz em seu bojo os principais conteúdos referentes a essa disciplina que vem ganhando espaço, cada vez maior, nos Concursos Públicos, mormente para o provimento de cargos que possuem como atribuição a gestão e guarda de documentos institucionais (como a de técnicos judiciários) ou ainda para carreiras específicas desse campo de atuação profissional.

Aliás, Renato Valentini é professor experiente na área, ministrando a disciplina de Arquivologia em diversos cursos preparatórios para Concursos Públicos, sendo graduado em Arquivologia pela Uni-Rio e em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Uni-Carioca.

Em 166 páginas, divididas em 08 capítulos, a Obra retrata os principais assuntos concurseiros relacionados à Arquivologia, tais como: Conceitos Fundamentais, Teoria das 03 Idades e do Ciclo vital dos Documentos, Classificação dos arquivos e dos documentos, Organização e Administração de arquivos, Métodos de arquivamento, Gestão de documentos - Avaliação, destinação e tabela de temporalidade, arquivos permanentes e Microfilmagem / Novas tecnologias.

E o melhor: a Obra esclarece tais pontos que, como disse, são novidade para mim, de maneira a me fazer compreender da melhor maneira possível, me incluindo em um universo que realmente não fazia parte da minha rotina. O interessante, ao se estudar uma matéria diferenciada com bons materiais, é que a linguagem utilizada pelo autor e a metodologia de pesquisa e aplicação do conhecimento proposta pelo Livro realmente são imprescindíveis para nosso aprendizado. E conhecer esse diferencial deve pautar a escolha pelos materiais que adquirimos.

Como padrão da Editora Campus / Elsevier, a Série Provas e Concursos tem impressão com fonte de fácil leitura, em papel branco com espaçamento igualmente favorável ao leitor e de grande qualidade e durabilidade. O concurseiro não corre o risco de anotar detalhes da matéria no canto da página e estragar a página seguinte, como acontece com papéis impressos de má qualidade.

De outro modo, como sempre venho dito aqui no Blog "Concurseiro Solitário" o segredo para o estudo de Concursos Públicos com sucesso é viabilizar bons materiais e repetição de exercícios, após o aprendizado com materiais de qualidade, tudo isso com gestão disciplinada de tempo. Essa obra não é diferente nesse ponto. Cada capítulo conta com diversos exercícios propostos de Arquivologia (sugeridos a partir da realização de outros certames, ou seja, são exercícios "realistas" da disciplina no campo dos Concursos Públicos), nos auxiliando a fixar o aprendizado de um capítulo antes de partir para o próximo. Não sei como ocorre com vocês, mas para mim sempre foi complicado encontrar exercícios de Arquivologia por aí e avalia-los conforme minhas necessidades. Antes do livro, pois agora sou capaz de fazer exercícios e, inclusive, discuti-los.

O que mais me chamou a atenção nessa Obra foram os artifícios utilizados pelo autor, Renato Valentini, para auxiliar os concurseiros a fixar a disciplina. Ele se utiliza de espaços, no meio dos textos, com "Dicas de Prova" que se consubstanciam em avisos e lembretes importantíssimos e que podem render valiosos pontos nos certames, bem como "Esquemas Mnenônicos" que, por sua própria definição, logram facilitar nosso aprendizado através de fluxogramas, organogramas entre outros, sempre nos remetendo à ideia do que é essencial ser lembrado por ocasião da realização da prova.

Posso dizer, com absoluta certeza que essa Obra me auxiliou no conhecimento da Arquivologia, me fornecendo a base necessária para realizar provas dessa disciplina com fundamentos técnicos e científicos concernentes a um curso do qual não concluí mas que aprendi a gostar e respeitar, sendo indicado para concurseiros que, como eu, não são formados em Arquivologia mas que precisam aprender essa disciplina a partir de fontes confiáveis.

RESUMO DA ÓPERA - Mais um passo em busca do meu objetivo que é estudar os quatro grandes (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática e Arquivologia). Se você, caríssimo leitor, também não tem afinidade ou mesmo contato com a disciplina de Arquivologia, sugiro que comece seu estudo o quanto antes e se utilize de bons materiais. Eu recomendo!

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - "Arquivologia para Concursos" DE RENATO VALENTINI"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards