LEITURA OBRIGATÓRIA PARA CONCURSEIROS

O erro primário de quem se inscreve em um concurso público,é não procurar conhecer como funciona todo o processo que envolve esse evento. Esquecer por exemplo que existe uma organizadora diferente para cada concurso e que essas empresas utilizam um “sistema de regras”, que não segue um padrão (ainda não existe a lei dos concursos), mas tem que ser cumprido à risca, para que o resultado seja satisfatório e igual para todos.

Esse sistema de regras, tão esquecido pelos candidatos, chama-se edital de concurso público e a sua leitura é tão importante quanto o próprio ato de estudar, se inscrever ou fazer a prova, por exemplo.

Quem nunca fez uma prova e foi desclassificado ou perdeu valiosos pontos por não ter lido esse documento? Eu mesmo passei por diversas situações, que quase me fizeram desistir de tudo. Presenciei também algumas bem conhecidas de todos como, por exemplo:

- Caneta para marcar o cartão resposta com a cor diferente da que foi cobrada (exigência predominante pela cor preta);

- Descobrir o estilo de cobrança das questões na hora da prova (Certo ou Errado e múltipla escolha);

- Celular tocando, mesmo desligado, porque a bateria não foi retirada do aparelho;

- Esquecer objetos proibidos no bolso na hora de ir ao banheiro, como por exemplo: relógio, controle do portão ou do carro... ;

- Chegar atrasado ao local da prova, porque não observou que tinha que chegar pelo menos uma hora antes de fechar o portão.

Se fossemos analisar cada situação, iríamos observar que tudo ocorreu por falta mesmo de leitura, de atenção. A mesmíssima coisa que acontece com as pessoas por não obedecerem as regras básicas de trânsito.

Então não morra mais na praia dos concursos, leia o edital como se ele fosse um mapa ou uma receita de bolo, destacando todos os seus principais pontos, na seguinte ordem:

- Cargos e Escolaridade/Pré-Requisitos (a serem comprovados no ato da posse);

- Dos requisitos para a investidura nos cargos/áreas/especialidades (idade mínima, obrigações eleitorais, serviço militar, documentação exigida para cada cargo etc.);

- Prazo, valores e pagamentos das inscrições (inscrições com isenção de pagamento e para candidatos com deficiência);

- Tipos de provas (conhecimentos, quantidade de questões, peso em cada matéria, tempo de prova etc.;

- Local data e hora das provas (data da divulgação do cartão informativo, documentos exigidos para o acesso ao local da prova, materiais exigidos ou proibidos para a realização da prova etc.);

- Datas da divulgação dos gabaritos, recursos, resultado final e homologação (muito importante!);

- Descrição das atribuições básicas dos cargos/áreas/especialidades (o que o futuro servidor irá desempenhar em cada função);

- Conteúdo Programático (conhecimentos gerais ou básicos e conhecimentos específicos).

Além do edital, o candidato tem que obrigatoriamente conhecer a organizadora do concurso que irá prestar, pois de outro modo não entenderá as várias facetas que se apresentam nas questões da prova como, por exemplo, as famosas “pegadinhas” ou “cascas de banana” (quem nunca escorregou em uma) e algumas formas inusitadas que os examinadores utilizam para confundir o candidato no momento do tudo ou nada.

E como fazer isso? Simples, utilizando a estratégia de resolver provas passadas, não importa se for de outras áreas. Quanto mais questões você conseguir resolver, mais fácil ficará seu entendimento, além de responder a prova com mais rapidez e maior quantidade de acertos.

Assim, vamos praticar usando um modelo bem conhecido que é a prova para o cargo de Técnico Judiciário (TRT/TRE). A maioria dos concursos para esse cargos são realizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Então de posse dessa informação pesquise nos sites específicos, todas as provas realizadas por essa empresa (pelo menos dois anos antes) e faça o seguinte:

- classifique as questões por assunto, colocando abaixo o gabarito e os comentários de cada alternativa;

Exemplo prático:

Prova: FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário

Disciplina: Informática | Assunto: Hardware

É uma unidade de armazenamento que utiliza a interface SATA, e cujos componentes principais são memória flash, controlador e buffer:

A) Pen Drive

B) SSD

C) HD Sata

D) HD Pata

E) EPROM

Gabarito: Letra “B”

Comentários:

A) Pen Drive - disco removível que possui memória flash e conexão USB. É um dispositivo eletro-eletrônico e possui micro chips que permitem a leitura através de eletricidade.

B) SSD - Os SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE. Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) sejam comparáveis à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot.

C) HD Sata - é o padrão da atual tecnologia utilizada em HDs, é uma tecnologia que veio para substiruir o padrão IDE. Nos padrões anteriores a transferência de dados do computador se dava de forma paralela e no padrão atual (SATA) ele se dá em Série o que torna a transferência mais rápida. Trazem muitas outras vantagens como não precisar de jumpers para identificação do disco primário e secundário.

D) HD Pata - O funcionamento interno dos HDs SATA e PATA, atuais, são idênticos. A única mudança mesmo é no barramento maior que o SATA permite, que por sinal, não faz praticamente nenhuma diferença prática de performance ainda. E a diferença e que os HDs SATA todos saem de fabrica com pelo menos 8MB de cache e os HDs Pata a grande maioria sai com 2MB. O que muda é a taxa de transferência:

HD SATA = 150mb/s

HD PATA = 130mb/s

E) EPROM - Tipo de memória ROM programável e apagável.

- comente todas as alternativas, inclusive a assertiva correta, para que não reste nenhuma dúvida (quanto mais comentários, melhor o entendimento e memorização do assunto);

- faça várias leituras dessas questões e do gabarito sucessivamente (use como resumo);

- tente responder as questões cobrindo o gabarito (trabalha a memorização);

- busque também questões de disciplinas comuns a todas as áreas (português, informática, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional... ).

RESUMO DA ÓPERA - Entendo que o tempo do concurseiro é apertado para tanta leitura, mas definitivamente, existem escritos que não podem passar despercebidos, sem uma leitura minuciosa, pois esses podem fazer a diferença entre ser aprovado ou continuar no “banco das lamentações”.

“No estudo para concurso público a leitura deve ser um hábito constante e não uma obrigação eventual.” (Fontenele)

FONTENELE é um concurseiro que aprendeu, da pior maneira, que é necessário lê tudo antes da prova.

MPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———






0 Response to "LEITURA OBRIGATÓRIA PARA CONCURSEIROS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards