1, 2, 3, 4 gabaritar a prova é um barato! 4, 3, 2, 1 e não é pra qualquer um!

Academia. Estou toda doída. Ontem fiz aula de ginástica localizada e hoje não consigo me mover com destreza e nem pentear o cabelo. Impressionante. Não faça movimentos bruscos.

(fim da pausa para Licença Poética)

Nunca é demais voltar a um assunto corriqueiro na vida dos concurseiros: a necessidade de se manter a qualidade de vida em níveis aceitáveis.

Isso porque estudar pode sim ser uma atividade extremamente sedentária, ainda mais considerando as áreas de atuação profissional do concurseiro quase sempre já são sedentárias desde os bancos da Universidade.

E porque vocês não praticam atividade física?

. Porque não tenho tempo.

. Porque fazer academia aqui é muito caro.

. Porque eu odeio academia.

. Porque não me sinto preparado, sinto dores.

Não obstante vocês já saibam da necessidade de um "bem-viver concurseiro", o artigo de hoje visa apresentar algumas soluções, simplificadas, para esses dilemas.

Porque não tenho tempo:

Há dois tipos de concurseiros sem tempo. Os que, efetivamente, não têm tempo por conta das múltiplas tarefas que desempenham, como trabalhar, cuidar da família, fazer faculdade, entre outros; e aqueles que fantasiam que, estudando absolutamente o dia todo, serão aprovados com mais facilidades.

Portanto, ao que efetivamente não possuem tempo:

a) Já pensaram em ir trabalhar de bicicleta? Diminui a emissão de gases tóxicos na atmosfera (os carros, atualmente, competem em grau e quantidade com as grandes indústrias emissoras), aumenta o ânimo para o dia de trabalho/aumento de desempenho (por conta da liberação de endorfina), reduz seus custos de transporte (a compra de uma boa bicicleta é um custo, certamente, mas seu retorno - financeiro - é óbvio) e o melhor - faz bem à saúde.

Comentário: Decidi ir ao trabalho de bicicleta. Moro em uma cidade pequena (mas a mesma lógica vale para quem mora em cidades grandes e que se locomovem em um espaço de 3 a 5 quilômetros que são percorridos, facilmente, em 15 minutos com pedaladas suaves) e não achava realmente necessário gastar gasolina e poluir o ambiente com meu carro.

b) De 40 a 50 minutos, três vezes por semana, é possível condicionar o corpo, oxigenar o cérebro e liberar endorfina. Os benefícios da prática de uma caminhada leve, pedalada ou corrida, superam, e muito, o tempo gasto com a mesma.

c) Coibindo exageros, típicos daqueles que não estão acostumados à prática de exercício físico, utilizar os finais de semana para um passeio ciclístico é interessantíssimo (!) Além dos benefícios acima, pode ser realizado com os familiares, esposo, noivo, namorado, amigos... Enfim, com quem você quiser!

E para aqueles que possuem tempo, mas que não entenderam a importância de se descansar:

Caríssimos, obviamente é louvável pensar que suas 24 horas podem ser de 20 horas de estudo, mas além de irreal, essa prática - a curto, médio ou longo prazo - pode realmente trazer prejuízos à sua saúde!

Descanse um pouco, areje seus pensamentos (oxigene seu cérebro para aprender mais!), pense em outras coisas que não sejam Concursos Públicos e se divirta um pouco! Tenho certeza que voltará aos estudos, depois da atividade física, mais disposto para angariar novos aprendizados.

Porque fazer academia aqui é muito caro:

E quem disse que você precisa se exercitar, necessariamente, na academia?

Há diversas possibilidades de atividade que não te exigem estar em um estabelecimento desse tipo. Aliás, muitas pessoas realmente preferem exercícios ao ar livre, tendo em vista que estar em meio à natureza, em uma ambientalização mais natural e corriqueira, pode te fazer relaxar mais, aproveitar a paisagem e suportar uma carga de atividade um pouquinho maior.

Porque eu odeio academia:

Valem as mesmas regras do motivo supramencionado. Você não precisa se prender em uma academia para se exercitar. Não use isso como desculpa ! No meu caso, eu usava essa desculpa para não frequentar academia (sim, eu odeio) e usava o fato de que aqui só chove ultimamente para também não correr nas ruas e (ou) em casa. Não use desculpas!

Porque não me sinto preparado, sinto dores:

Se vocês é daqueles que tem falta de ar ao subir em uma escada rolante ou sente dores no tornozelo quando vai chover, é bom se preocupar com saúde - primeiramente - e depois se aventurar no universo dos exercícios físicos.

Procure um cardiologista ou um ortopedista - conforme o caso - faça os exames necessários, e adeque sua atividade às suas possibilidades pessoais. Eu, pessoalmente, faço exercícios de pouca carga nos joelhos, devido ao meu tempo amado de Basquete. Lesões anteriores não são desculpa para não cuidar do seu bem-estar pessoal.

RESUMO DA ÓPERA - Caríssimos, de maneira peculiar, ou seja, em atenção às características pessoais da sua vida, MOVIMENTE-SE (!). Estudar não precisa ser uma prática sedentária. Basta um pouco de adaptação à própria rotina e força de vontade. Seu aprendizado e seu corpo agradecem!

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "1, 2, 3, 4 gabaritar a prova é um barato! 4, 3, 2, 1 e não é pra qualquer um!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards