Um pássaro na mão ou dois voando?

Winston Churchill, considerado um dos maiores políticos do século passado, um dos grandes responsáveis pela vitória dos Aliados na 2ª Guerra Mundial, disse certa vez que:

"Problemas que vêm com a vitória são mais agradáveis do que os da derrota, mas igualmente difíceis."

Concurseiros que já passaram em algum concurso públicos, foram nomeados, empossados e hoje são servidores públicos, mas que continuam concurseiros porque ainda não estão no cargo que desejam, sabem muito bem disso ... e como sabem.

Quando não passamos em algum concurso público temos alguns problemas muito desagradáveis para enfrentar:

- Frustração por conta da derrota;

- Baixa na motivação que torna mais difícil “sacodir a poeira e dar a volta por cima” para continuar estudando;

- A necessidade de ter de se explicar para com pais, parentes e amigos, pelo menos dar uma desculpa esfarrapada que seja.

Lidar com esses problemas é chato, consome tempo e energia, ou seja, são difíceis e ponto final, porém não resolvê-los é muito pior, a ponto disso ser impensável. E como lidar com esses problemas? De cara tendo consciência de que cada caso é um caso e que, por isso mesmo, não há uma solução perfeita para todas as realidades. As soluções são diferentes, muitas vezes individualizadas, bastando saber que existem, devem ser encontradas e colocadas em prática.

Agora, quando o concurseiro finalmente passa, é nomeado e empossado, mas continua estudando, os problemas a serem enfrentados são realmente muito mais agradáveis, porém igualmente difíceis. Vejamos.

- Dificuldades para voltar a estudar após um merecido período de descanso e aclimatação ao novo ambiente de trabalho;

- Desafio permanente de conciliar trabalho e estudos;

- Necessidade de combater a forte tendência a acomodação, que é proporcional à remuneração mensal.

Como você pode ver, os problemas enfrentados pelos concurseiros já empossados são muito mais agradáveis que os enfrentados por quem ainda não teve essa felicidade, porém não são, de forma alguma, mais fáceis e simples de serem resolvidos, muito pelo contrário. Aqui a questão das soluções “taylor made”, ou seja, individualizadas, são mais que comuns, uma necessidade, tendo em vista que a conjunção de fatores envolvidos é muito grande e diferente para cada pessoa (qual o cargo, onde a pessoa mora, sua realidade financeira, desejos de consumo, biótipo, ...).

RESUMO DA ÓPERA - Enfim, com isso quero dizer que problemas o concurseiro sempre enfrentará. Com toda a informação disponível hoje na Internet e em livros sobre como é a vida de quem estuda para concursos públicos não é mais desculpável a crença de que ao ser empossado todos os problemas da pessoa dissolvem no ar e a partir daí a vida será um mar de rosas. A luta continua, em outras guerras, mas continua.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———


0 Response to "Um pássaro na mão ou dois voando?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards