Vamos Praticar o desapego? Doar livros é muito bom

Os leitores do blog que nos acompanham desde seu começo, sabem que eu tenho longos anos de estrada nos concursos. Fazendo um parênteses, o blog já tem 3 anos de existência. Muito legal, não é?

Nesse tempo todo, eu não economizei com minha preparação. Sempre que posso, guardo meus honorários – porque sou advogada – para pagar por cursos preparatórios, bons livros e inscrições. De fato, isso tem sido muito bom, uma vez que meu desempenho sempre melhora na medida que procuro mais informações e meios para melhorar.

Ocorre que, alguns desses materiais foram superados por mim. Uma das razões é por eu ter deixado de ser iniciante em alguns temas de estudo. Afinal, eu adoto a estratégia de sempre estar me dedicando ao mesmo grupo de matérias. A tendência é estar sempre melhorando e aquele material usado no passado ficar elementar demais para mim. Ou então, deixar de ser estimulante para o cérebro ou os concursos ficarem mais complexos que o material.

Por isso, chega o momento de praticar o desapego. O que é isso? Não, não é nenhum ritual religioso ou esotérico. Não é feng shui também. Nada mais é que ser altruísta e doar o material que não te serve para outros concurseiros/ universitários que não podem pagar por livros e cursos.

Sei que muitos podem pensar que seria ruim doar algo que nos deu trabalho obter. Muitos podem lamentar que custou caro e a pessoa vai obter gratuitamente. Só que devemos ter compaixão com o próximo e ajudar a construir uma sociedade melhor. Muitos desses caminhos são trilhados através dos estudos, da educação.

Muitas pessoas gostariam de poder estudar, trabalhar e não podem. Assim, perdemos grandes profissionais por causa dessa atitude egoísta. É um pequeno gesto que teria o condão de ajudar muitas pessoas. Essa ajuda reflete em nossa sociedade porque o estudo faz com que as pessoas evoluam e se tornem bem esclarecidas. Faz com que estimule nelas a criatividade.

Sua doação vai fazer aumentar a qualidade da concorrência? Não mesmo. Já defendemos veementemente, aqui no blog, que a concorrência é você mesmo. Se ainda assim você não conseguir internalizar essa ideia, vou te expor mais um argumento: se já superou esse material, você está bem adiantado em relação à pessoa que ainda vai aprender com ele. Você está na frente naquilo que chamamos de fila do concurso público.

Resumo da Ópera – aproveite o final de ano, época em que as pessoas procuram fazer boas ações. Leve esperança para uma pessoa. Dê alimento à alma de um desempregado, de um jovem que deseja se educar. Esvazie seu lar de material superado e doe para uma outra pessoa. Pratique o desapego!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———

0 Response to "Vamos Praticar o desapego? Doar livros é muito bom"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards