Um mar de informação

Dia desses, eu estava lendo um artigo do professor Sylvio Motta, em seu blog Vagas Abertas, e ele falou sobre algo muito incômodo que acontece com os concurseiros. Com toda razão, ele afirma que é facílimo se perder no meio de muitas fontes de informação sobre concursos e acabar deixando de estudar. Realmente é.

A internet tem uma infinidade de sites que trata de concursos públicos. A sorte é que nem todos eles são de boa qualidade. Assim, depois de uns dias se afogando no mar de informação, algumas fontes podem ser descartadas facilmente de nossas leituras periódicas.

Por outro lado, existem sites que têm informação relevante, mas misturada a conteúdos que não interessam ao concurseiro. Há ainda muita resistência dos veículos de comunicação em sistematizar o noticiário sobre concursos. Posso citar como exceção apenas um site ou outro, mas a maioria deles é desorganizada. Com isso, perdemos muitas horas buscando ler sobre o que está acontecendo no mundo dos concursos.

A grande maioria deles quer colocar notícias sobre empregos na iniciativa privada junto ao noticiário sobre concursos. Não sei, mas fico com a sensação de que os comunicadores não levam muita fé em nós, concurseiros. Pensam que em algum momento nós deixaremos essa loucura de lado e procuraremos por empregos na iniciativa privada. Há até entrevistas com psicólogos do trabalho, de vez em quando, falando sobre “os malefícios de largar a carreira” para se dedicar aos concursos.

Respeito as opiniões em contrário, mas para muitos, não existe a opção de desistir. Seja porque já estão fora do mercado há anos e voltar demandaria uma tremenda ginástica intelectual para explicar isso em uma entrevista; seja porque voltar à iniciativa privada significaria retornar aos mesmos problemas que levaram o concurseiro a procurar pelos concursos. O fato é que muitos concurseiros estão dispostos a enfrentar – não sem dor e P2D – os percalços rumo à carreira pública.

Diante dessa resistência, temos de cortar um dobrado para ficarmos informados. Eu, por exemplo, assino os RSS de alguns sites. Contudo, eu não leio tudo porque pouca coisa me interessa naquele mundo que eu recebo. O lamentável é que eu tenho um trabalho hercúleo para eliminar a informação desnecessária. Outros sites muito bons insistem em não colocar a ferramenta do RSS disponível. Assim, temos que os visitar diariamente. Já outros portais pagos não personalizam a notícia para o seu cliente. Afinal, nem todo concurseiro é igual. Há pessoas que são focadas e querem um tipo de carreira ou um tipo de concurso.

Resumo da Ópera – O mar de informação é um fato já consumado. Somos bombardeados por muita informação desnecessária, é verdade. Torçamos para que os sites nos conheçam mais e atendam mais às nossas necessidades. Esse artigo não é uma bronca, mas um convite ao diálogo. Ainda bem que existem canais, como esse blog, para fazer isso.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




2 Response to "Um mar de informação"

  1. Antonio says:

    Acontece o mesmo comigo. Tenho alguns RSS de sites que entendo importantes para me informar sobre concursos,mas muitos ainda não possuem o sistema "RSS" me obrigando a visitá-los peridodicamente. Uma saída que arrumei foi a seguinte:
    A cada período (que pode ser semanal ou quinzenal) eu procuro ver se aquelas fontes de "informações" estão sendo realmente importantes e vou descartando as que não forem. Assim, estou conseguindo enxugar muita coisa desnecessária. Sei que é difícil (pois relutamos em nos desafazer de algumas coisas e/ou hábitos) mas aos poucos conseguimos. Vi que nessa jornada de estudos até a tão sonhada aprovação e consequente nomeação e posse temos vários outros pontos além do estudo com a "bunda" na cadeira.

    Abraços a todos e desculpem o texto extenso!!rsrs

    Antonio says:

    Acontece o mesmo comigo. Tenho alguns "RSS" de sites que entendo importantes para me informar sobre concursos, mas muitos ainda não possuem o sistema "RSS" me obrigando a visitá-los periodicamente. Uma saída que arrumei foi à seguinte:
    A cada período (que pode ser semanal ou quinzenal) eu procuro ver se aquelas fontes de "informações" estão sendo realmente importantes e vou descartando as que não forem. Assim, estou conseguindo enxugar muita coisa desnecessária. Sei que é difícil (pois relutamos em nos desfazer de algumas coisas e/ou hábitos), mas aos poucos conseguimos. Vi que nessa jornada de estudos até a tão sonhada aprovação e consequente nomeação e posse temos vários outros pontos além do estudo com a "bunda" na cadeira.

    Abraços a todos e desculpem o texto extenso!!rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards