Depressão pós-prova

Quem nunca teve o ímpeto quase que imediato de correr e olhar quantos pontos fez (e não fez) na prova que acabara de terminar? Quem que nunca ficou até o final para levar o caderninho da prova para fora só para saber quais as respostas que marcou, na intenção de conferir adequadamente? Quem nunca ficou arrasado ao perceber que as pontuações foram boas, mas que será muito difícil concorrer a uma classificação plausível? Quem?

O concurseiro, desde de tempos imemoriais vem aprendendo a lidar com o momento pós-prova! Pois há dois tipos de ansiedade: A de antes de fazer a prova e a de depois. A segunda sempre é mais angustiante que a primeira, pois ela pode vir acompanhada duplamente pela expectativa de saber se passou, ou se não passou, quando será a próxima? Terrível não? É, terrível sim, e muito, muito comum. Dá para entender o sofrimento do concurseiro que passa tanto tempo se dedicando (só os honestos consigo mesmo, né gente?) em horas de estudo, sofrendo torcidas contra, em família desconfiadas e sem fé... Mas ainda assim eu digo para você concurseiro solitário: Toda crise passa! Nada é duradouro. Tampouco o seu tempo de estudo será eterno. A compensação disso tudo virá a tempo e no local ideal.

Lidar com essas ansiedades são o nosso maior desafio. No caso da depressão pós-prova, que é o nosso foco de assunto, vem sempre acompanhada de vários fatores, dependendo do meio do concurseiro. Sua angústia pode vir nos seguintes formatos por exemplo:

A incerteza de ter passado ou não.

Quando será a próxima prova?

Mesmo tendo uma próxima, será que passo dessa vez?

O que minha família dirá, agora que eu não passei?

O que os meus amigos dirão a mim?

Será que a banca irá mudar?

Será que eu terei perdido tempo e dinheiro?

Para que essas perguntas não venham à sua cabeça, porque as respostas são tão horríveis quanto as perguntas, procure mudar as perguntas para outras, trocando o significado.

A certeza de que agora eu sei mais do que antes, isso é uma vantagem.

Quando retornarei aos meus estudos?

Tendo uma próxima prova, quais são os recursos que eu já tenho para passar?

Eu me aprovo e me apoio em todo o processo de meus estudos.

Meus amigos de verdade estarão do meu lado, me dando as críticas e os elogios adequados para o meu crescimento.

Estarei me preparando para as mais diversas estratégias.

Investi e colherei bons frutos de mim mesmo.

O mais importante em todos os momentos da vida, concurseiro, é que você saiba dar novos significados. Depressão e Euforia são os extremos de pensamentos repetitivos e inadequados. Nunca e Sempre, são polaridades que devem ser evitadas, por mais difícil que isso seja. Use o caminho do meio com sabedoria. Você precisa de duas coisas para obter resultados: Otimismo e Realismo! Otimismo para definir suas metas e Realismo para poder cumprí-las.

Resumo da ópera - Todas as vezes que terminar uma prova, saiba que isso era o melhor que você poderia fazer naquele momento e que no próximo estará melhor ainda, basta que cada vez mais você possa se empenhar em estudos, para a obtenção de resultados desejados.

Sucesso!

Eric Gerhard

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———

0 Response to "Depressão pós-prova"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards