RESENHA - "Como aumentar a produtividade de seus estudos" de Gabriel Pereira

Começamos a semana com uma resenha muito especial, nossa primeira resenha de livro eletrônico (ebook), um formato que até agora não tivemos a oportunidade de resenhar.

Esse é um livro para todos os leitores. Incrível! Acho que até mesmo quem não faz concursos públicos, como é o meu caso e de outros milhões, esse livro é fantástico pois não somente suas técnicas e conceitos são bons para se preparar para passar, mas também para viver com muito mais consciência o seu dia-a-dia. Ao longo da resenha vocês irão notar esses aspectos levantados pelo autor, mas sinceramente, a melhor coisa a fazer é buscar logo o seu exemplar!

No primeiro capítulo, Gabriel fala sobre a realidade salarial de carreiras públicas e privadas, defendendo de modo muito tendencioso até, a carreira pública. Há vantagens e desvantagens na história toda. Mas ele aponta, que a carreira pública melhorou muito de alguns anos para cá, tanto no ambiente de trabalho quanto nos vencimentos.

De qualquer modo, Gabriel levanta esses aspectos, para dizer que existe hoje uma grande quantidade de concurseiros, o que não havia no passado e isso exige por demais o alto nível preparatório para concursos. Afinal, a concorrência aumentou e muito.

Uma colocação muito prática do autor é sobre o exagero da quantidade de cursinhos e material de estudo, o que muitas vezes confunde por demais o concurseiro. Há de se prestar muito cuidado no processo e que o ideal é que haja um estudo sólido e bem preparado para que o aprendizado se dê de forma permanente.

Há vantagens, segundo ele no processo de estudo, já que o aluno não precisa ser inteligente ou “esperto”. Basta simplesmente se dedicar com disciplina a matéria e se manter com persistência.

Gabriel cita aspectos da sua vida, mostrando o lado difícil que todo concurseiro tem em vários momentos de sua vida e a difícil decisão de abrir mão de alguma coisa ou algumas coisas para se dedicar aos concursos. Ele usa elementos muito realistas e usa de muita motivação para manter alto o nível de credibilidade do leitor, não no autor, mas em si mesmo, o que é ótimo e sincero, o que torna muito fácil gostar da leitura, já que Gabriel trata o texto com muita franqueza.

O desinteresse dos concurseiros pelo cargo em que está se promovendo é alvo de sérios ataques do autor e com muita razão e propriedade, pois muitas vezes o concurseiro não sabe que estudar para algo que não gosta legitimamente e somente pela “grana” ou pela estabilidade, pode gerar a aparição de sabotadores internos o que certamente interromperá os seus estudos e o impedirá de diversos modos a obter sucesso. Gabriel não vai tão longe mais nossa mente facilmente vai nessa direção pelos pontos que ele levanta.

Outro aspecto mais do que fundamental é a questão da falta de foco do concurseiro e como isso o abala, no momento em que ele se compromete a estudar mas fica atirando para todos os lados.

O autor nos chama então a decidir para qual área gostaríamos de nos candidatar. Neste momento ele dá uma série de exemplos do que é possível fazer para se adaptar a essa nova realidade com tantas opções que hoje o ambiente dos concursos públicos oferece.

Queimada essa primeira etapa de decisão, iremos então para o planejamento de estudos. O autor não cita um exemplo de planejamento, mas diz que é fundamental seguir um método, o que é óbvio já que para se obter resultados em qualquer área da vida tem de haver disciplina incorporada.

Mudanças de rota, como os trocar os estudos para um outro concurso que se aproxima ou o problema de estudar e trabalhar ou só estudar, são altamente poderosos e motivantes, uma grande injeção de ânimo para todos os casos. Mas o mais interessante é que o autor usa um padrão: independente do caso, a organização da sua vida é imprescindível. Sem ela os estudos certamente serão atrapalhados.

Gabriel aponta o formato do estudo que pode ser feito: em casa, cursinhos, presencial ou telepresencial. O autor aponta no final das contas entre todos eles que o que adianta mais é aquele em que você se sente mais seguro e confiante. Só é bom quando é bom para você.

O autor fala de sua preocupação com um ambiente de estudo adequado até a postura emocional do concurseiro em relação a seus estudos e empenho. Ele cita a importância de se manter muito compenetrado nas horas e se impor diante de si mesmo e das pessoas que certamente irão interromper o seu processo. É importante conversar com essas pessoas para que elas entendam que você precisa focar sem interrupções.

Gabriel cita a questão do tempo e que é fundamental saber quantas horas você estuda por dia para que haja controle e gerenciamento de tudo o que você está fazendo. Sem isso não é possível saber o quanto você está rendendo e se você está se adaptando ou não aos seus estudos. Outra coisa muito importante é o número de horas que devemos ficar estudando e algumas outras técnicas muito boas para otimizar os resultados. Os materiais de estudo são apontados e ele deixa bem claro que vai depender de qual situação você encara, muitas vezes uma boa aula ajuda muito, mas um bom livro cai muito bem em certas situações.

Ele cita a importância de se estudar com referência adequada como o uso de gabaritos e fala de muitos princípios neuroliguísticos que ajudam o concurseiro a se manter na estrada e não derrapar.

As dificuldades dos primeiros momentos de estudo e os métodos para se organizar o tempo em cima de cada matéria é um dos pontos mais altos e como é importante que o próprio concurseiro se adapte sozinho aos métodos preexistentes criando assim seus próprios métodos, mas sempre definindo metas dentro de um quadro de horas predefinidos. Desse momento em diante o autor nos guia por dicas e métodos muito sofisticados de técnicas organizacionais, planejamentos e otimização das horas de estudo centrado em matérias que farão a diferença na prova. Daí ele mergulha mais e mais profundamente em exemplos, tabelas muito simples de serem compreendidas e que somente facilitam a vida do concurseiro por ser tudo muito prático e intuitivo. Só ajuda!

Findado a etapa de como estudar e como se preparar tanto para as objetivas, discursivas e redações, o autor vai direto para como realizar a prova em si. Técnicas simples, mas muito poderosas como a de controlar o tempo em cada sessão da prova parece um exagero como o próprio autor diz, mas dentro de um contexto onde a intenção é ter controle sobre o máximo de coisas possíveis é totalmente compreensível e aceitável, já que o concurseiro precisa ter o domínio sim, tanto do tempo, quanto da matéria, quanto de suas emoções.

Os textos são repletos de exemplos e citá-los aqui é citar por demais os trechos então realmente vale e muito adquirir a obra.

Resumo da ópera - “Como aumentar a produtividade de seus estudos” não é um manual de como passar em concursos, mas me parece muito mais um mapa, onde o concurseiro pode encontrar fortes diretrizes para alcançar o seu sucesso. Mas é importante voltar aos princípios neurolinguísticos, “o mapa não é o território” e Gabriel deixa isso muito claro. Humildemente coloca o seu livro como um companheiro de viagem que não quer dar respostas ou grandes soluções, mas fazer o concurseiro, se questionar a melhorar mais e mais. Um livro pequeno, mas não menos poderoso. Ótima leitura.

Sucesso!

Eric Gerhard

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

E vocês acham que eu perderia a chance de entrevistar o autor dessea excelente obra? De maneira alguma! Confiram nossa entrevista exclusiva com Gabriel Pereira.

Gabriel, além de trazer melhores resultados para os seus estudos e provas, os métodos que você usou e adaptou trouxeram mais qualidade de vida também?

Certamente as técnicas de estudo que usei durante minha preparação trouxeram mais qualidade de vida para minha rotina, mas num sentido muito específico. O período de preparação para concurso é naturalmente um período de sacrifícios. Não vou dizer que meus métodos me permitiram ter um bom aprendizado estudando pouco e que eu tinha várias horas para o lazer. Não é isso. Acontece que as técnicas que adotei trouxeram uma grande disciplina para minha rotina de estudos e um maior controle da minha dedicação e evolução no processo de aprendizagem. A partir daí, eu consegui controlar minha ansiedade e minha insegurança. No início, quando eu estudava sem técnicas, eu sempre ficava com a sensação de que eu não estava fazendo o suficiente, que eu deveria estudar mais do que eu estava estudando. Essa sensação era uma grande fonte de angústia, pois eu me sentia culpado quando não estava estudando. Quando adotei meu calendário de estudo e minhas metas semanais, passei a ter objetivos de estudo e controle do meu rendimento semanal. Com isso, não só minha insegurança diminuiu, pois eu sabia que estava estudando algo próximo do meu limite, como também eu passei a aproveitar meus momentos de lazer sem culpa, pois tinha a sensação de dever cumprido quando alcançava minhas metas.

Como você encara o aspecto emocional na atualidade, preparar-se no quesito conhecimento é o que basta ou estamos entrando na era do “terror” psicológico?

Sem dúvida o aspecto emocional é muito importante no desafio dos concursos. A ansiedade e a insegurança são grandes inimigas dos concurseiros, pois atrapalham muito o desempenho de cada um no processo de preparação e também na hora de fazer as provas. Ainda assim, acho que falar em terror psicológico é exagerado. Talvez não seja exagerado, mas o bom concurseiro deve evitar que essas tensões dominem sua rotina. Ter tranquilidade nos estudos é fundamental. É claro que conheço histórias de pessoas muito bem preparadas que não conseguem ter um bom desempenho nas provas devido ao aspecto emocional. Todavia, acredito que o conhecimento acumulado ainda é o grande determinante para a aprovação em concurso público.

Depois de passar no concurso e ter sido chamado, como você aplicaria alguns métodos no seu dia-a-dia para melhorar sua vida tanto em casa quanto no seu trabalho?

Essa é uma pergunta interessante. Depois de tanto tempo estudando, numa rotina de sacrifícios, a primeira reação depois da aprovação é querer deixar tudo o que você passou durante esse período para trás. Depois que eu tomei posse, nas primeiras semanas de trabalho, percebi que eu estava desorganizado e um tanto perdido diante de tantas demandas. Foi aí que eu resolvi resgatar algumas técnicas que me ajudaram a ter organização nos estudos para melhorar minha eficiênca também no trabalho. Com certeza essa maior disciplina e organização foram ganhos do processo de preparação para concurso.

Qual seu objetivo com esse ebook em termos de auxiliar outros concurseiros a estudar melhor e ter mais chances de passar em concursos públicos?

Eu particularmente tive a sorte de encontrar bons materiais e ótimos professores em minha jornada de preparação. Meu grande objetivo é contribuir, nem que seja com um pedacinho só, para que outros concurseiros também possam conquistar seus objetivos. Minha decisão de estudar para concursos e minha aprovação foram muito importantes para minha vida. A ideia é compartilhar um pouco dessa experiência e chamar a atenção daqueles alunos que se sentem perdidos para a importância das técnicas e de se estudar com método.

Finalmente, que conselhos você dá para quem quer estudar com qualidade apesar da falta de tempo, de recursos e todas essas dificuldades tão comuns entre os concurseiros?

A preparação para o cargo público é uma jornada árdua, mas que traz muitos benefícios. Quando falamos em técnicas de estudo, muitas pessoas gostam de ouvir supostas fórmulas mágicas ou caminhos fáceis que garantam sua aprovação. Eu não acredito nesse caminho. Acredito na eficácia da preparação sólida e consistente, da dedicação aos estudos e nos resultados da organização e do planejamento. Portanto, meus conselhos são simples: organização, disciplina e persistência. Quanto maiores as dificuldades, maior a necessidade de estudar com alta produtividade. Espero que as técnicas de estudo compartilhadas no e-book possam ajudar alguns alunos a aumentarem a produtividade de seus estudos e a alcançarem sua aprovação mais rapidamente.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar com total segurança no próprio site do PONTO DOS CONCURSOS (clique na imagem abaixo):


———«»———«»———«»———
Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA - "Como aumentar a produtividade de seus estudos" de Gabriel Pereira"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards