Metas para 2011

Sempre me perguntam sobre como traçar metas e como fazer com que elas sejam cumpridas ao longo do ano. Como traçar boas metas e fazer com elas de fato sejam alcançadas?

Metas boas são aquelas que você pode alcançar em curto prazo. Por exemplo, emagrecer 0,5 kg em 15 dias. É algo possível e para alguns algo bem simples, já para outros pode ser um grande desafio, mas pelo menos é algo concreto, com data e possível de se alcançar. Metas muito distantes tendem a desanimar qualquer um. Rupert Murdoch, dono do Dow Jones diz que muitos tendem a se planejar a longo prazo, mas as grandes tacadas são oportunistas, as coisas que vem para nos levar ao sucesso muitas vezes acontecem sem que a gente espere, mas será que estamos prontos para pegar?

Se um concurso público estiver datado para daqui há 2 ou 4 anos, estamos falando de longo prazo e não de médio ou curto. Mas sempre tem alguns concursos no meio do caminho. Não estou dizendo para que você tire o seu foco, não é isso, mas não custo nada se dar a chance de tentar algo novo ao longo do processo.

Metas boas são aquelas que você estabelece os seguintes critérios:

1 - Quão específica é a minha meta? Metas tem de ser muito claras e objetivas. Se a pessoa disser que quer “estudar para concurso esse ano” não vai passar esse ano, porque a meta não é “passar”, mas “estudar”. Então certamente esse concurseiro ficará ad eternum estudando para as provas.

2 - Dá para fazer uma avaliação? Veja como é possível você fazer verificações de que está no caminho certo, de que está chegando lá, para simplesmente saber se você deve ou não mudar de estratégia.

3 - Ela é alcançável? Você tem recursos para alcançar essa meta? Preste a atenção! Não estou dizendo que há coisas possíveis e outras impossíveis. Acredito que tudo é possível, mas você tem de obedecer algumas regras, uma coisa de cada vez. Não vá querer ter um carro se você ainda não tem a habilitação. Primeiro a habilitação e depois o carro.

4 - A meta é realista? Metas precisam ser realistas. Para fazer isso, é essencial que você traga ela do plano das idéias e veja como é possível para torná-la real.

5 - Você já deu um prazo? Meta sem prazo não é meta, é enrolação! Você tem prazos para as suas metas? Coloque data em tudo.

Basicamente esses cinco elementos te ajudarão a formar uma meta sólida e consciente. Lembre-se de que para passar em concursos e estar classificado para pegar seu cargo, é necessário respeitar uma séries de etapas a serem cumpridas, para que você ganhe os recursos intelectuais e emocionais para se colocar num estado ideal para obter o máximo de sucesso.

Resumo da ópera - Todo dia que nasce é oportunidade enorme de repensar sua vida e ter no coração que nascemos num planeta onde há dia e há noite e não há condição melhor do que essa para perceber o mais fantástico: Estamos num local onde somos forçados a ver que nossas chances e sentimentos podem ser renovados de 24h em 24h. Feliz 2011!

Sucesso!

Eric Gerhard

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Metas para 2011"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards