O canhoto e o concurso público

Olá companheiros! Atendendo a pedidos, resolvi escrever este artigo, já que eu também sou uma concurseira canhota e sei das dificuldades adicionais que por vezes os “sinistros” têm que passar.

Inicialmente, gostaria de ressaltar que a situação atual dos canhotos é relativamente confortável em relação aos nossos antepassados com maior habilidade com a mão esquerda. Na Idade Média, éramos considerados uma espécie de bruxo, e poderíamos ser até condenados a morrer na fogueira pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição). Mas, mesmo com os progressos dos tempos atuais (há alguns objetos adaptados para nós, por exemplo, apesar de não serem fáceis de ser encontrados) eu ainda conheço pessoas que obrigaram a algum filho, hoje adolescente, a escrever com a mão direita (pensamento atrasado e preconceituoso, mas sim, ainda acontece). Sem contar das histórias de nossos avós dos castigos que os canhotos sofriam nas escolas para escrever com a mão direita.

Passemos aos concursos. Nós, canhotos, não somos deficientes, é verdade, porém precisamos de uma carteira diversa dos destros para poder escrever adequadamente. Infelizmente, as organizadoras de concurso, em geral, parece que ainda não perceberam esse detalhe importante para cerca de 15% da população (é mais que o percentual de deficientes, e certamente também é uma quantidade maior dos que as mães que amamentam) e, muitas vezes, temos que pedir ao fiscal a gentileza de procurar fora de nosso local de prova a bendita carteira feita para nós. Até aí, tudo bem, só que nem sempre ele encontra a nossa carteira (por experiência própria, creio que ele não acha em cerca de 30% dos casos). Consequentemente, o pobre do canhoto tem de fazer a sua prova sentado de forma inadequada, com a grande probabilidade de terminá-la com uma dor nas costas “de brinde”.

A pergunta é: não tem nenhum canhoto nessas organizadoras para sugerir que, dentre as respostas relativas a necessitar de alguma condição especial para fazer a prova, exista um item “carteira para canhoto”? Será que 15% da população não é um número expressivo o suficiente para que eles possam se lembrar de nossa existência e proporcionar a todos uma forma mais confortável de realizar a prova? Ora, cerca de 10 % da população é deficiente, uma fatia menor que tem direito a dizer: preciso de uma condição especial, atendam-me! Então, organizadoras, os canhotos também precisam de uma adaptação especial... Atendam-nos!

Para encerrar, gostaria de dizer que a nossa condição, no máximo, gera uma dificuldade adicional na momento de realização das provas, mas nunca uma impossibilidade. Reclamemos sim, continuemos a pedir para o fiscal a carteira adequada, mas caso tenhamos que fazer a prova na carteira de destro, façamos como ao abrir latas: “missão dada é missão cumprida”, não importa o entrave pelo qual tenhamos de passar.

Resumo da ópera - É pessoal, vida de canhoto tem dos seus entraves, e um deles é faltar, às vezes, a carteira adaptada para que possamos fazer a prova. Mas isso é só mais uma pequena dificuldade que contornamos com ou sem a ajuda das organizadoras. Tomara que alguém delas leia esse artigo e acolha a minha sugestão.

MARINA SALES é uma concurseira concursada canhota que está em exercício depois da aprovação e nomeação em um dos concursos que teve de fazer a prova em carteira de destro.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———




0 Response to "O canhoto e o concurso público"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards