Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional".

Dias atrás me deparei com essa frase e ela teve um significado muito especial para mim por conta da ocasião quando isso aconteceu. Explico.

Há pouco mais de dois meses e meio atrás eu ainda não estava empossado. Minha vida era estudar para concursos público com o máximo de dedicação e seriedade possíveis, além de enfrentar as dificuldades cotidianas, materiais e emocionais.

Sei exatamente o que é quase perder a esperança de um dia ser empossado, ter de enfrentar críticas e dúvidas alheias quanto a nossa opção de estudar e tudo o mais que faz o inferno na vida dos concurseiros. Então um dia recebi aquela carta que avisava o início de uma nova fase em minha vida, a carta que anunciava que, finalmente, todo meu esforço e persistência havia sido recompensado com uma posse em cargo público.

Há pouco mais de dois meses e meio vinha de ônibus para São Paulo a fim de trazer aquela batelada de documentos necessários para tomar posse em cargo público. Esse final de semana fiz o mesmo caminho dirigindo meu automóveis cheirando à novo comprado dias atrás. É, concurseiros, a vida muda muito rápido após a posse em cargo público, e muda para muito melhor, sem para isso ser preciso abrir mão da honestidade, apenas sendo competente e fazendo seu trabalho com seriedade.

Enfrentar dificuldades faz parte da vida, seja sem sermos concurseiros, sendo concurseiros ou servidores, afinal de contas, problemas são inevitáveis, surgem queiramos ou não, das mais diferentes fontes e demandam serem resolvidos mais cedo ou mais tarde. Isso é chato, ruim, até mesmo injusto, mas é uma daquelas realidades da vida que não podem ser mudadas e, por isso, temos de nos adaptar de um jeito ou de outro.

DERROTA s.f. Desbarato, destroço de tropas.Revés, sucesso funesto, mau êxito (num prélio, num empreendimento).

Realmente, ser derrotado pelos problemas que surgem em nossa vida é 100%, total e completamente opcional. Temos a opção de lutar para resolver os problemas que nos afligem ou de deixar que eles passem por cima da gente. Temos a opção de perseverar ou de nos deixarmos levar.

Claro que lutar não é fácil, muito pelo contrário. Lutar significa sair de nossa zona de conforto, de ter de mostrar os dentes e "partir para cima" de uma situação não poucas vezes assustadora e que parece muito maior que nossas possibilidades de resolução.

Lutar contra os problemas é inerente a estudar sério para concursos públicos, faz parte do nosso contidiano, é o que fazemos em jejum antes mesmo de tomar o café da manhã. Lutamos contra problemas que nos impedem de estudar com P2D (Planejamento, Disciplina e Determinação), lutamos contra bancas organizadores desorganizadas, contra livos mal escritos, contra matérias que consideramos difícieis e/ou chatas de estudar, contra críticas e interpelações de parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos. Ufa, o que importa é que temos de lutar, que lutas não faltam e que temos apenas a opção de lutar ou nos rendermos, desistir, sermos derrotados.

Resumo da ópera - Você quer ter sucesso na guerra dos concursos públicos? Quer ver sua vida melhorar em pouco tempo sem para isso abrir mão da honestidade e da ética? Quer que tenham orgulho de você? Quer calar a boca de quem hoje o critica? Então lute e não aceite ser derrotado pelos problemas que teimam em surgir em sua vida!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———





1 Response to "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional"

  1. mael says:

    uau... muito legal oq escreveu..
    é... as vezes acho q é um sonho impossivel, mas temos q viver um dia de cada... abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards