Oportunidades desperdiçadas

Inúmeras vezes não aproveitamos as oportunidades que a vida nos traz. As “grandes” são bem visíveis, e quando as deixamos escapar – por falta de atenção ou de ousadia – elas praticamente nos dão uma bofetada, nos censurando, como se quisessem dizer: “você não me viu!?”. Outras, na maioria das vezes, passam despercebidas, pois são “pequenas”. Precisamos dar igual atenção às duas.

Há algum tempo atrás, um amigo meu, por achar que ainda não estava preparado o suficiente, não se inscreveu num concurso que ele desejava muito fazer. Ele me falou que só havia quatro vagas e que as provas seriam realizadas em outra região do país; por esse motivo, a “despesa” (na verdade, um investimento) ficaria muito alta. Ao ser repreendido por mim, ele se justificou: “Ano que vem outro será realizado aqui no Estado, até lá estarei pronto”.

Poucos dias depois da realização do concurso, por curiosidade, ele fez o download da prova e a resolveu. Agiu como se estivesse no dia do certame (a maioria dos concurseiros já fez isso alguma vez na vida): trancou-se no quarto, desligou o telefone e o celular e marcou o tempo exato que foi disponibilizado para a realização da prova. Terminado o “concurso domiciliar”, ele calculou que, das setenta questões, tinha acertado no máximo umas cinquenta e cinco, mas quando conferiu o gabarito oficial e corrigiu a prova, tinha acertado sessenta e três. Para sua surpresa, e desespero, com essa pontuação ele poderia ter conquistado a terceira vaga.

Tenho consciência de que isso não é um fundamento consistente para afirmar que ele passaria naquele concurso, pois vários fatores poderiam contribuir para que o seu resultado não fosse tão bom como o que obteve fazendo a prova em casa: o nervosismo, a pressão de ver vários candidatos ao seu lado, o fato de estar num local estranho e cansado da viagem, o famigerado fiscal – que insiste em nos atrapalhar – conversando com o pessoal que passa pelo corredor, o ar condicionado que não funciona direito e tantas outras coisas que normalmente acontecem num concurso. Realmente, nada garante que ele teria o mesmo desempenho. Mas o meu questionamento é: E se ele tivesse? Quem sabe se aquele não foi “o concurso” dele, a sua grande oportunidade? Infelizmente, ele nunca saberá.

Essa história é um exemplo de uma “provável” grande oportunidade perdida. Para concluir vou dar mais um exemplo, de outro tipo, que diariamente bate à nossa porta e não percebemos.

O blog frequentemente nos traz “pequenas” oportunidades, que não podemos deixar de aproveitar! Estamos sendo encorajados a desenvolver, ou mesmo a descobrir, nossas habilidades literárias, nossa criatividade. Não podemos mais desperdiçar oportunidades como essas, pois apenas nós saímos perdendo. E o pior é que perdemos duas vezes: a chance de ganhar um belo prêmio e de aprender um pouco mais como escrever melhor.

Resumo da ópera - Precisamos ter mais confiança em nós mesmos e coragem para aproveitar as grandes oportunidades que aparecem. Além disso, devemos ser mais atentos para enxergar as “pequenas” e aprender a valorizá-las. Se realmente queremos ser aprovados em um concurso público, temos que aproveitar todas as oportunidades que surgirem, e não apenas as grandes, pois o somatório das pequenas oportunidades aproveitadas – ou desperdiçadas – pode fazer uma enorme diferença em nossa trajetória rumo ao sucesso.

PAULO SAMPAIO é um concurseiro que não desperdiça boas oportunidades concursídicas.

Esse artigo foi um dos finalistas da promoção "Envie-nos um artigo legal e ganhe um bom prêmio".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




1 Response to "Oportunidades desperdiçadas"

  1. Pablo says:

    Que bom ele está bem preparado!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards