Não é sofrimento, é investimento

SOFRIMENTO - s.m. Dor física ou moral; padecimento, amargura.Desgraça, desastre.

INVESTIMENTO - s.m. Ato ou efeito de investir, de atacar; investida.Aplicação de capitais com finalidade lucrativa.

Nada poderia ser tão diferente quanto as palavras e definições acima. De um lado temos o sofrimento, algo que todos querem evitar por conta de seus efeitos dolorosos e nefastos. Do outro lado temos o investimento, algo necessário se queremos ver nossos recursos florescerem, multiplicarem-se, e, assim, adquirir algo que desejamos ou precisamos.

Considerando tudo isso, estudar para concursos públicos é um sofrimento ou um investimento? Analisemos com cuidado o assunto.

Passar anos estudando com seriedade e dedicação para passar em concursos públicos, abrindo mão de divertimento, consumo e sonhos imediatos, sendo alvo de críticas, descrença e dúvidas, tendo que passar por cima de derrotas que se sucedem, reinventar-se e superar-se a cada dia, ufa, nada disso é fácil ou agradável, sou o primeiro a concordar. Tudo isso tem "cara, cor e cheiro" de sofrimento, mas não é bem por aí.

Sofrimento é algo que acontece na vida como resultado de algum negativo. Sofremos de tristeza quando alguém querido se muda para longe, falece ou nos abandona. Sofremos quando vamos mal em uma prova de concurso público para a qual não estávamos realmente preparados para encarar. Sofremos os resultados de uma enfermidade. Notaram que o sofrimento sempre é decorrente de alguma coisa negativa que aconteceu em nossas vidas?

Investimento, por outro lado, é um processo que levará a um resultado. Investir em geral é acompanhado por poupar, que é abrir mão de consumos menores hoje para fazer um consumo de maior envergadura no futuro. Poupamos dinheiro para comprar um carro zero quilômetro, uma casa, um celular de último tipo. Investimos tempo, esforços e estudo para passar em concursos públicos. Notaram como do investimento resultará algo positivo para nossas vidas?

Ora, a diferença é marcante e fica claro como um dia ensolarado que estudar sério para concursos públicos é investimento e, de forma alguma, é sofrimento.

O lado ruim de estudar para concursos públicos (abrir mão do divertimento imediato, ser criticado e alvo de dúvidas, ...) é efeito colateral do investimento. Quando investimos também deixamos de consumir imediatamente e disso decorrem dúvidas, críticas e algumas cositas mais nem um pouco agradáveis. É como quando decidimos comprar um carro zero quilômetro daqueles mais caros, mais modernos e completos. Para fazer isso não compramos coisas menores como um novo celular ou aquela calça jeans de marca famosa, deixamos de viajar no feriado, nos contemos quando vamos ao shopping. Mas, no final, saímos felizes da vida da concessionária com aquele carro estalando de novo, nem sequer lembrando dos pequenos consumos que abrimos mãos para fazer tal momento se tornar uma realidade. É a mesmíssima coisa com concursos públicos.

Resumo da ópera - Não se deixe acreditar que tudo o que você abre mão hoje para poder estudar com seriedade para concursos públicos é um sofrimento, porque não é, o que você está fazendo é investir no seu futuro, que não está muito distante assim. Acredite, quando daqui a algum tempo você sair da concessionária com seu carro zero estalando de novo, nem se lembrará da dureza do osso que teve de roer para tornar aquele momento em realidade.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



1 Response to "Não é sofrimento, é investimento"

  1. Marcello says:

    ola tranquilo tenho um grande problemakkkk pretendo area mas adiministrativa tecnico adiministrativo-auxiliar adiministrativo. esses cargos mas ainda nao sei por onde começar o que ler o que fazer ..

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards