É assim que se vence a guerra dos concursos públicos

Durante muitos anos, décadas na verdade, o Poder Público foi no mínimo condescendente com a expansão do poder dos traficantes e milícias no Rio de Janeiro. Dezenas de morros acabaram dominados pelo tráfico de drogas, comunidades inteiras se viram submetidas ao crime sem que o Estado se fizesse presente. Deu no que deu, a coisa chegou a um ponto em que o Estado dava um jeito no problema, ou o problema passava por cima do Estado. O resultado está em todos os telejornais, tanques de guerra sendo utilizados para combater o exército de traficantes cariocas. Duas batalhas foram ganhas, mas várias ainda virão, a guerra continua.

E o que isso tem a ver com estudar para concursos públicos? Tem tudo a ver, tudo e mais um pouco. Explico.

Respeito os muitos autores e professores que preferem comparar a necessidade de dedicação e esforço orientado para estudar para concursos públicos com a prática dos mais diversos esportes. Concordo que muitas vezes tal comparação é perfeita. No entanto, acredito que uma comparação mais verossimilhante é mesmo a guerra, o combate sangrento para conquistar um inimigo que muitas vezes parece mais forte e maior que nossas forças.

Assistindo as imagens repetidas a exaustão na TV da invasão dos morros no Rio de Janeiro nesse final de semana por tanques e tropas bem armadas, pensei em como minha luta para vencer na guerra dos concursos públicos é semelhante. No alto do morro com aparência inespugnável está o que tanto busquei por vários anos, a posse em um bom cargo público. Era a posse lá no alto, eu lá embaixo e entre nós inúmeros perigos e dificuldades. O mesmo acontece com todos os concurseiros. Podemos e temos de nos armar muito bem para enfrentar os inimigos que só vencidos nos permitirão alcançar o prêmio que está lá no alto desses morros concursídicos.

E quem são nossos inimigos? Não, não são outros concurseiros, mas a preguiça e indisciplina de estudar com seriedade, a vontade de desistir, o comodismo, as dificuldades, as questões mal formuladas, os fraudadores de concursos públicos e até o desrespeito da própria Administração Pública para com os concurseiros quando nos negam a posse conquistada dentro das regras do edital e assim vai. Assim como na guerra contra o tráfico, esses nossos inimigos também nos ameaçam e atacam, usam armas diretas e indiretas, usam e abusam do terror, e somente podemos vencê-los atacando-os com mais intensidade, inteligência, determinação e astúcia.

Assim como na guerra contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, ou o Poder Público entrava nessa guerra de vez, para vencer, ou continuaria a ser derrotada dia após dias, a ser acoçada, extorquida, ameaçada, aterrorizada, cada vez mais distante da vitória. Entrou na guerra, colocou na rua todas as suas armas e mais um pouco, colocaram os traficantes para vencer e ocuparam o morro do alto abaixo, enfrentando tiros, granadas e outras tantas ameaças.

Resumo da ópera - Eu já dominei alguns dos morros da minha "Rio de Janeiro Concurseira", já venci vários inimigos, mas ainda tenho outros morros para dominar, outras comunidades para pacificar, outros cargos para conquistar e tomar posse. Assim como a cidade do Rio de Janeiro não está 100% dominada e pacificada, também não obtive minha vitoria total na guerra dos concursos públicos, só não posso parar agora que comecei a vencer, algo que somente farei quando tiver vencido todas as batalhas e eliminado todos os meus inimigos concursídicos definitivamente. Se parar agora, eles voltarão, uma hora ou outra, mais fortes, mais resistentes e difíceis de enfrentar. E você ainda acha que concursos públicos é como um jogo de voleibol?

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "É assim que se vence a guerra dos concursos públicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards