Concentração

A maior dificuldade que eu tive no início da minha vida de concurseiro foi trabalhar a minha concentração para os estudos, visto que eu tinha muitos vícios e manias quase irreversíveis, trazidas em grande parte lá do ensino fundamental e médio, onde não é exigida tanta disciplina como no estudo para provas de concursos públicos. Entre essas manias estavam: nunca revisar a matéria, estudar somente no dia da prova, não fazer os exercícios e sempre procurar um bom motivo para as notas ruins, como colocar a culpa no professor, por exemplo.

Confesso que demorei a entender que tudo dependia exclusivamente da minha vontade e quanto mais eu adiava isso mais as matérias ficavam confusas na minha mente e consequentemente aumentava a vontade de desistir. Então como resistir às tentações da internet (e-mail, orkut, fóruns) TV (programas e filmes reprisados), telefone, passeios e outros desperdiçadores de tempo? Durante muito tempo essa foi uma das muitas perguntas que não se calava na minha árdua rotina de concurseiro.

Recentemente até publiquei no blog um artigo que tratava exatamente sobre um velho conhecido dos concurseiros e principal causador da falta de concentração nos estudos. Leia novamente: Concurseiros x procrastinação: o que fazer?

Por fim, desenvolvir algumas técnicas que melhoram consideravelmente minha concentração e consequentemente a motivação para suportar longas horas de estudos sem distrações.

Mesmo sendo algo muito particular, destaco algumas delas:

1. Crie metas semanais de estudos a serem cumpridas com horário para começar e terminar. Exemplo: Agende suas principais tarefas diárias (banco, consultas médicas, academia etc.) e logo depois agende as matérias. Só comece a estudar depois que cumprir todas as tarefas (não há concentração que aguente uma agenda lotada de compromissos).

2. Livre da monotonia (nosso cérebro odeia), seja criativo e busque a cada dia diversificar o seu estudo com novas técnicas. Exemplo: crie resumos como se fosse um professor preparando uma aula para seus alunos, elabore várias questões sobre esse resumo e comente cada assertiva com um colega ou, sozinho mesmo, em voz alta.

3. Procure alternar seu local de estudo entre seu quarto, uma biblioteca, a casa de um colega. Exemplo: use seu quarto para leituras e resumos, a biblioteca para simulados de provas e a casa de um colega para simulados de questões.

4. Crie o hábito de anotar o tempo que estuda diariamente (horas líquidas), principalmente se você estuda e trabalha. Use esses dados para servir de orientação para o planejamento das horas de folga durante o dia, os finais de semana e os feriados. Exemplo: 1h pela manhã, 1h no almoço, 1h à noite.

5. Não seja tão radical a ponto se desconectar do mundo. Use os horários de intervalo das aulas para usar a internet (conferir e-mail, orkut, fórum), falar ao telefone e um dia da semana para o lazer (cinema, TV, namorar, passeios, jogos etc.), ou simplesmente não fazer nada (eu recomendo com moderação).

Resumo da ópera - Ter concentração no estudo para concurso público não é tarefa fácil em meio a este mundo cheio de distrações e problemas pessoais diversos. Entretanto, tudo é possível a partir do momento em que se queira realmente conquistar um objetivo, independentemente de ser um cargo publico ou não. Com foco e “P2D” o resultado sempre aparece, o Sr. Charles Dias, que o diga.

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

Fontenele é um concurseiro que está concentrado no estudo.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




1 Response to "Concentração"

  1. Pedro says:

    Eu estava sofrendo de uma grande falta de concentração. Força de vontade de acordar cedo, me planejar, sentar na cadeira eu tinha. Mas com internet do lado eu acabava indo pro mau caminho, q era internet e não estudar devidamente. Isso me desanimava muito, totalmente desmotivante. Perdi a vontade de fazer muitas coisas por causa desse meu comportamento.
    Bem, isso ja é passado. Resolvi ser radical, desmontei meu computador e fico sem ele de segunda a sabado e durante esses dias eu estudo numa forma q nunca pensei q conseguiria. Eu diagnostiquei meu problema de concentração, q era o computador e de uma maneira simples e facil eu resolvi o problema. É serio, não sinto falta do orkut, email, noticias, jogos etc durante a semana, fico focado nos estudos. É realmente impressionante o grau de concentração q eu atingi depois dessas medidas simples.
    A continuar nessa pegada, eu devo atingir rapidamente um nivel consideravel de competitividade e pra passar num concurso federal ja não sera tão dificil.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards