Impressões após um curso em Brasilia

Justificar
Essa semana estava em Brasília participando do chamado Evento de Ambientação para Novos Servidores da ANAC, onde trabalho desde setembro. Tudo bem que tal evento veio um pouquinho atrasado, mas pelo menos aconteceu, o que é muito importante.

Nesse evento, basicamento, os novos servidores da ANAC, convocados entre os classificados no último concurso da entidade, realizado em 2009, e resultado do aumento de 50% do número de convocados após uma longa novela de autorização do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), tiveram a oportunidade de conhecer as diversas áreas da empresa através de palestras ministradas por seus gerentes. Mas isso não é interessante para vocês, concurseiros leitores do blog, sei disso. O que interessa são outras coisas. Vejamos.

Mais homens que mulheres

Juro que imaginava que o número de servidoras seria maior do que encontrei nesse evento. Na ANAC em geral a tendência é também de haver mais homens que mulheres. Desconfio que isso tem a ver com o as atividades da ANAC no setor aéreo, que pelo jeito atrai mais ao sexo masculono que feminino, mas é apenas uma desconfiança. Pelo menos, todas as servidoras estavam muito satisfeitas de ter ingressado na entidade.

Média alta de idade

O grosso dos servidores da ANAC são especialistas e técnicos em regulação da aviação civil, que rodam o Brasil fazendo checagens, fiscalizações e auditorias de aeronaves, pilotos e aeroportos, daí de praticamente todos serem ex-pilotos ou mecânicos de aeronaves. Acredito que isso explica a média bastante alta de idade da maioria dos novos servidores da entidade presentes no evento de ambientação, acima dos 40 anos. Achei isso muito interessante, uma prova de que nunca é tarde para se estudar e vencer na guerra dos concursos públicos.

Muita animação

Todos os servidores presentes no evento compartilhavam uma grande animação, mesmo após já estarem trabalhando ativamente há dois, três meses. Isso é muito bom, provando que ingressar no serviço público faz muito bem não somente para o bolso, mas para a motivação, e também que esse efeito perdura no tempo, não é algo que dura apenas alguns dias e passa.

Orgulho e espírito de grupo

Algo compartilhado por todos os novos servidores presentes no evento, algo em torno de 80 pessoas, era o orgulho de terem se tornado servidores públicos e também um forte espírito de grupo, algo muito bom de fazer parte e que, realmente, vale tanto quanto a estabilidade e boa remuneração oferecidos pelo serviço público.

Resumo da ópera - Há muito espaço para mulher no serviço público que ainda não foi ocupado, por isso, concurseiras, deixem desse negócio de "esse concurso é somente para homens". Se você é mais novo, sem problemas, há lugar para você no serviço público, bem como se você é mais velho.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


1 Response to "Impressões após um curso em Brasilia"

  1. Raquel says:

    Puxa, gostar do trabalho que está desempenhando é tudo de bom!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards