Feriados demais atrapalham

Gente, como tivemos feriados prolongas nos últimos dois meses, nossa! Para quem trabalha e pode emendar os danados, é só alegria. Para quem trabalha e emendar feriados é um sonho distante, é só tristeza. Agora, para quem estuda sério para concursos públicos e feriados são dias de estudo como quaisquer outros, é só dor de cabeça. Explico.

É fato que quem não estuda para concursos não entende (ou não quer entender) as necessidades de sacrifício de quem estuda para concursos públicos, e por conta disso não poupam em cobranças, críticas, comentário ácidos, irônicos e muitas vezes maldosos mesmo. Nesse rol encontramos a relutância das pessoas em entender que concurseiros não podem se dar ao luxo de parar de estudar nos feriados e finais de semana, que enquanto não conquistarem a posse (e muitas vezes mesmo depois disso) feriados devem ser aproveitados para o estudo sério e orientado.

O problema maior decorre que nos feriados as bibliotecas estão fechadas, logo é complicado para muita gente encontrar um local de estudo tranquilo. Conheço gente que nos feriados vão para igrejas para poderem estudar com calma ... se o feriado em questão não for religioso, claro, porque daí as igrejas estão igualmente movimentadas e inóspitas para concurseiros que querem estudar. E sem um local isolado e tranquilo para estudar, o negócio é se virar mesmo em casa e procurar lidar o melhor possível com gente que passa e incomoda, critica, questiona e faz comentários de todos os tipos, tenta puxar conversa, fica chamando para sair, para fazer as coisas, enfim, não deixam o concurseiro estudar em paz.

Infelizmente, temos de lidar com essas situações. Não dá para fugir delas a não ser que moremos sozinhos ou possamos encontrar um local isolado para estudar. Tem gente que, inclusive, guarda um dinheiro para nos feriados poder pagar a diária de um hotel ou pensão para poder estudar com calma. Eu mesmo já fiz isso ano passado num feriado prolongado em que vários parentes visitaram meus pais (na época morava com eles para poder estudar com tranquilidade!).

Ao se deparar com situações desse tipo, o negócio é não estressar. Não adianta nada brigar, fazer cara feia, bater boca, o que o fará passar somente por antipático e mal humorado. Procure lidar com a situação da melhor maneira . Procure ser o mais diplomático possível, se necessário reprogramando seus estudos de forma a poder tanto estudar com qualidade (mesmo que menos do que você queria ou precisava) quanto dar atenção para parentes e amigos que estão descansando. Claro que essa não é a melhor solução para o concurseiro em termos de suprir a necessidade de estudo, porém é a melhor em termos de evitar críticas, brigas ou situações desconfortáveis.

Resumo da ópera - Claro que qualquer concurseiro gostaria de deixar os estudos de lado e se divertir e descansar nos feriados prolongados, só que isso é complicado e muitas vezes impossível. Só que o concurseiro também não pode deixar de considerar em seu planejamento de estudos a atenção mínima necessária de ser dispensada para familiares, parentes e amigos. Equilíbrio complicado de alcançar, porém necessário.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Feriados demais atrapalham"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards