Uma longa semana pela frente

Não é de hoje que as segundas-feiras são consideradas o pior dia da semana, necessitando poucos motivos para fazermos a usual declaração “detesto segunda-feira”. Para concurseiros, então, a coisa complica um pouco mais, principalmente quando somam-se vários fatores. Vejam meu caso, por exemplo:

- Tenho prova no final do mês, a prova pesadíssima do concurso público do Banco Central, para a qual ainda tenho muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita coisa para estudar;

- O calor sub-saariano das últimas semanas não ajudam nem um pouco, especialmente quando é um pouco mais ardido como foi esse final de semana; visto que não conseguimos estudar direito, dormir direito, comer direito;

- Essa noite dormi mal por conta do calor e da umidade alta, visto que o dia acordou encoberto … daí calor + umidades é igual a abafamento;

- Acordei com um pouco de dor de garganta … afta na garganta ou resfriado fora de época?

- Assim que acordei descobri que por algum motivo não havia eletricidade, ou seja, nada de luz, nada de cafeteira funcionando, nada de computador, de Internet, de luminária, … , droga;

- Agora são exatamente 8:22 horas e nada de eletricidade (acordei às 6:30) e, portanto, nada de ventilador para enganar o abafamento, nada de luminária, nada de computador, nada de Internet.

É, meus amigos, exatamente nesses dias em que nada parece conspirar a nosso favor (muito ao contrário) que temos de ter ainda mais determinação para estudar com seriedade e qualidade. Claro que quando vários fatores negativos convergem, não há como perder alguma coisa em termos de rendimento, mas a perda nunca deve ser de qualidade de estudo. Para isso vale a máxima de que é melhor estudar menos com qualidade do que mais sem qualidade, é daqueles casos em que menos é mais.

Muitos concurseiros, quando confrontados com situações como a que estou vivendo hoje, têm a mania de pensar que coisas assim só acontecem com eles. Ledo engano, acontece com todo mundo, um dia ou outro, algumas vezes mais frequentemente, outras vezes menos frequentemente. Tenho certeza de que não sou o único concurseiro do Brasil que acordou nessa segunda-feira com o “pé esquerdo”, mas também tenho de ter certeza de que serei um dos poucos que driblarão as dificuldades momentâneas e estudarão com qualidade ao longo do dia, nem que seja para estudar um pouco menos que o planejado.

Resumo da ópera – Revezes acontecem, isso é fato. Nem sempre tudo sai como desejamos ou planejamos. O concurseiro sério tem de estar preparado para isso e saber lidar com essas situações de forma a manter a meta de otimização dos estudos. Melhor num dia desses estudar apenas um capítulo muito bem estudado, com seriedade e qualidade, do que ficar puto da vida com tudo, xingar, esbravejar e estudar três capítulos superficialmente. Estou certo ou não?!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Frase do dia

“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.”


Zig Ziglar

———«»———«»———«»———





3 Response to "Uma longa semana pela frente"

  1. Pablo says:

    É, onde moro o calor também está muito. Vou me lembrar desse post quando passar por uma situação parecida.

    Unknown says:

    Obrigado Charles.. você, como sempre, com textos excelentes.. Sinto-me meio desanimado,justo nesta semana, na qual farei uma prova cujo certame me preparei ardentemente... Vou pedir a Deus forças e fazer um baita esforço para conseguir motivação e ânimo e seguir em frente.. Seu blog e seus textos são uma forma de conseguir essa motivação... Obrigado pelo excelente trabalho.. você é um dos caras mais fortes que eu conheço.. Ir trabalhar, isso é fácil.. Agora ficar isolado, estudar em casa, sozinho, no quarto, e ainda ouvir piadinhas de familiares que nós concurseiros conhecemos bem, isso é complicado.. Mais uma vez, muito obrigado!!

    Camisa 9 says:

    Mesmo com tudo a favor já é difícil estudar, imagine com tudo contra!

    Tem de ser forte mesmo e se manter motivado. E limpo!

    Good job!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards