Concurseiro: sinônimo de qualidade

Ser concurseiro é sinônimo de qualidade, em que pese todas as afirmações em contrário. Mas por que ir contra a maré, vez que regra geral a "pessoa concurseira" é tida como desocupada, pois não faz mais nada na vida a não ser estudar?

A realidade é nua e crua e, a decisão de se tornar mais um candidato a certames públicos é difícil e dolorosa. A luta não é nada fácil e osobstáculos não cessam de surgirem. Entretanto, alguém já disse que tudo na vida tem um lado ruim e um lado bom.

O lado ruim, sem dúvida, não merece mais divagações; todos que estão nessa batalha sabem as dificuldades pessoais e materiais dessa vida árdua. Todavia, olhando-se mais profundamente para tais empecilhos, percebe-se que todos eles, sem exceção, talham o concurseiro para que ele seja uma pessoa melhor. Há dúvida? Com certeza não.

O concurseiro, em razão de seu caminho ser longo, aprende a ser uma pessoa paciente, se não por bem, forçosamente. Todos sabem a angústia que é esperar o gabarito, a lista de aprovados, a segunda, a terceira fase, dependendo do concurso, enfim, todo o procedimento para, finalmente chegar à homologação. Após essa, mais uma espera: a convocação (é a fase que me encontro: a do "limbo do concurso").

Outro lado positivo do concurseiro é que ele aprende a ser persistente. Depois de uma derrota, é claro que há a raiva, o dissabor do fracasso, um golpe duro em seu ego, algo normal para nós, seres humanos. Acontece que passada essa fase dos sentimentos a flor da pele, o concurseiro retoma seu caminho; continua estudando, firme. Muitas vezes, esse tempo demora mais para alguns, menos para outros, cada qual no seu ritmo.

Uma última qualidade que destaco aqui seria a humildade do concurseiro. É claro que muitas vezes, ao invés de o concurseiro pensar em tudo aquilo que ele foi obrigado a passar, a suportar, a sofrer e, após ser aprovado e ingressar no cargo, ser uma pessoa feliz e satisfeita com sua vitória pessoal, trabalhando para ser o melhor, o outrora candidato se torna uma pessoa orgulhosa, amarga e cruel, a ponto de querer descontar em terceiros, geralmente subordinados, todos aqueles anos que passou estudando, aturando a iniciativa privada e tudo o mais à sua volta. Não é preciso nem frisar que o segundo caminho é o pior que ele pode seguir, pois além de criar inúmeras inimizades, o concurseiro será uma pessoa infeliz.

Assim sendo, o melhor, sempre, é ter aquele sentimento de gratidão, de vitória, de conquista, aproveitar esse momento e esquecer o passado, pois ele, como a própria palavra assim significa, já passou, não volta mais.

Resumo da Ópera - Espero que, ao alcançar seu tão almejado cargo/emprego público, você possa ser uma pessoa feliz e simples, grata por ter tido a oportunidade de chegar ao cume da montanha que se chama "concurso", e saborear a vida ao máximo.

Jerry Lima, um Concurseiro Profissional.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



Leia a resenha completa do livro "Direito Processual Civil" de Denilson Feitoza (Editora Ímpetus) feita por Raquel Monteiro clicando AQUI.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———


2 Response to "Concurseiro: sinônimo de qualidade"

  1. Camisa 9 says:

    Esse selo podia ser comercializado e colocado naqueles que são bons concurseiros e bons fp's...O que tem de concurseiro pirata não tá escrito rs

    Aneliza says:

    Olá, estou ingressando na vida de concurseira agora e estou meio perdida, será que pode me ajudar? Ainda não consegui reunir material suficiente para estudar pra valer, estou sem grana, por enquanto estou estudando só pelo que encontro na internet... Estou pensando em fazer inscrição para dois concursos que vão acontecer agora, ANVISA e ANEEL. Será que vale a pena investir em concurso agora? Sei que não tenho chance e que provavelmente não vou saber quase nada até o dia da prova, já que nunca estudei para concursos antes. Será que já posso considerar esses concursos como treino ou devo estudar mais um pouco antes? Agradeço qualquer dica. Aneliza (anelizabella@bol.com.br)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards