Eis porque os concursos precisam ser difíceis

Dia desses, eu precisei fazer um minucioso trabalho para um inventário extrajudicial. Trata-se de uma novidade para muitos advogados, servidores públicos, funcionários cartorários etc. Ocorre que a lei já é uma realidade e não é de hoje. A lei 11.441, de 4 janeiro de 2007 ainda não foi internalizada pelo setor público.

Bem, o que isso tem de relação com os concursos públicos? Tem tudo haver! Nota-se que muitos servidores não estão atualizados ou preparados para executar seu serviço de acordo com a lei. Seja porque não recebem cursos de atualização, não têm incentivo para fazê-los ou porque não querem mesmo.

Há também, é bem verdade, órgãos e repartições onde a informatização não chegou e que não recebem materiais básicos de trabalho. Eu estive em um lugar em que a atendente me pediu para voltar depois, pois o formulário necessário havia acabado e ninguém havia tirado xerox do último exemplar. Detalhe: era um tipo de trabalho corriqueiro da repartição. Como poderia aquele trabalho parar? Está faltando uma boa infraestrutura para os serviços continuarem.

Outro caso de lógica duvidosa: uma amiga foi requerer uma pensão por morte em um órgão estadual e recebeu um formulário que continha um espaço em branco para o morto assinar. Parece mentira ou piada. Você está rindo? Esse ainda é o cenário de alguns órgãos públicos brasileiros.

Será que uma prova difícil é a solução? Sim e não. A dificuldade nos exames permite selecionar o melhor candidato e isso reverte em prol do interesse público. Contudo, se não existe um local de trabalho com recursos adequados, cursos de atualização, fica impossível termos um bom serviço público.

Por essas razões, que antes me deixavam estupefata, é muito lógico cobrarem raciocínio lógico, português impecável, direitos das mais diversas matizes. É claro: o trabalho cotidiano exigirá tais habilidades.

É muito plausível também pontuar, nas provas de títulos, quem tem pós-graduação porque o serviço público precisa de pessoal qualificado para revolucioná-lo. É mais ou menos o que o William Douglas prega em seu site: http://www.revolucao.info

Resumo da Ópera - Se vai prestar concurso público, pense em quando estiver trabalhando. Faça suas atribuições com paixão, não crie obstáculos aos cidadãos porque o seu serviço é feito para ele. Que façamos uma revolução no setor público, pois beneficiará todos indistintamente.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



Leia a resenha completa do livro "Direito Processual Civil" de Denilson Feitoza (Editora Ímpetus) feita por Raquel Monteiro clicando AQUI.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———


5 Response to "Eis porque os concursos precisam ser difíceis"

  1. Camisa 9 says:

    É quanto mais difícil for menos as pessoas vão dar o "vacilo" de serem corruptas e serem pegar por câmeras escondidas que hj podem ser facilmente adquiridas por um pqno preço. Hj vc pode ser filmado até por uma caneta ou um botão de camisa. Fiquem de olho!
    Façamos o correto e não nos arrependeremos!

    Bora estudá!

    Camisa 9 says:

    O site do WD também é uma excelente dica que eu ainda não conhecia!

    Tô lá já!
    Diretas já, já foi, agora é Revolução já! #revolucaojah

    Raquel says:

    Eric, isso que você diz é verdade mesmo. Eu penso que o filtro precisa ser grande, de modo a só entrarem os melhores.

    Raquel Monteiro

    Junio Dias says:

    Não consegui o e-mail do concurseiro solitário, queria fazer uma pergunta.
    Formei-me a pouco em Comunicação Social, estou querendo fazer o concurso do MPU para a área de documentação em Comunicão.
    Será que é tarde de mais? fiquei sabendo q o concurseiro já está estudando a 2 anos, comecei a estudar segunda, comprei a apostila, confesso q nunca fiz concurso algum muito menos estudei...
    O que eu faço?
    Forte Abraço

    Raquel says:

    Junio Dias, claro que não é tarde para começar. Nunca é! Sempre é tempo de começar a estudar. Dê uma olhada em nossos artigos anteriores sobre começar a estudar. Só te digo: cuidado com as apostilas.

    Um abraço,
    Raquel Monteiro

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards