Depressão e concurso público

“O Ministério da Saúde adverte: Concurso público faz mal a saúde”. Esta é uma brincadeira que sempre faço quando alguém me diz que irá iniciar seus estudos para concurso. Meu objetivo com isto não é o de inibir as pessoas para que desistam da tão sonhada aprovação, mas sim de alertá-las para os devidos cuidados que devem ter ao iniciarem os estudos.

Sou psicóloga e “concurseira” e presenciei diversas doenças de fundo emocional que se desenvolveram com pessoas muito próximas. Neste artigo irei me deter a tão falada e, muitas vezes, não compreendida depressão. Inicialmente, vocês podem perguntar o que seria isto? Utilizando a classificação usada no CID 10 (Classificação Internacional das Doenças), 10ª revisão, temos o seguinte:

“Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e frequentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos "somáticos", por exemplo, perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido. O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave”.

E aí? Ficou preocupado? Viu-se representado por esta classificação? CALMA! Como podemos ver muitos dos sintomas citados se encontram presentes em grande parte das pessoas que se dedicam aos estudos para concursos. Precisamos, no entanto, saber diferenciar a simples depressão, ou seja, aquela que todos dizem possuir da DOENÇA depressão. Enquanto a primeira ocorre de forma pontual e passageira, a segunda persiste por um tempo considerável. A pessoa que possui esta doença passa a grande parte do dia triste e este sentimento pode se prolongar por semanas, meses e até mesmo anos. Para que seja diagnosticada como tal, essa doença precisa permanecer, em média, por três semanas.

Como relatei inicialmente, vi pessoas amigas adoecerem e três delas tiveram depressão. Como tenho o conhecimento sobre o assunto pude orientá-las a procurar um psiquiatra, pois para o tratamento deste problema é necessário o uso de medicamentos, além de uma parceria entre o psiquiatra e o psicólogo. O grande problema existente na nossa sociedade é a redução da atenção que deveríamos possuir por esta doença. São muitos os que enxergam numa pessoa deprimida alguém acomodado ou pessimista o que dificulta o processo de cura.

A todos vocês, estudantes voltados para a área de concursos públicos, fica o alerta para que se observem mais e procurem utilizar o autoconhecimento para saber o momento de frear, de assistir a um filme, de ir a uma praia ou simplesmente de ficar deitado olhando para o nada!

Resumo da ópera - Quando decidimos ir em busca da nossa vaga, nos deparamos com cobranças por parte dos amigos, da família, da sociedade como um todo e, principalmente com as nossas próprias. Neste momento começa um processo de dúvida entre o parar e o continuar, entre ficar e partir, entre o adoecer e o persistir. Espero que o caminho trilhado por vocês seja repleto de sucesso e que este venha acompanhado de muita saúde física e emocional.

Bianca Pinto é psicóloga e concurseira.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


5 Response to "Depressão e concurso público"

  1. Raquel says:

    Bianca, seu artigo ficou mesmo muito bom! Parabéns! Vai ajudar milhares de pessoas.

    Raquel Monteiro
    Concurseiro Solitário

    Fontenele says:

    Isso mesmo, Raquel!
    Existem muitas pessoas que nesse momento estão sofrendo, sendo tachadas até de loucas e preguiçosas. Na verdade, trata-se de uma terrível moléstia, chamada depressão. Vamos ajudar!

    Unknown says:

    Adorei o texto!
    Ainda mais vindo de alguém qualificado e que está habituado com o tema, parabéns Bianca!

    Anônimo says:

    Parabens pelo post com certeza ajudará varias pessoas

    Danila says:

    Adorei o texto! Só quem já passou e está passando por essa terrível doença sabe o quanto é dificil. É uma luta constante e procurar ajuda profissional é o caminho mais correto, já que nem sempre as pessoas que estão ao seu redor entendem. E pra quem tem essa doença, estudar para concurso público é ainda mais dificil, mas não impossível. Estou nesse caminho tbm.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards