Concurseiros que teimam em reinventar a roda

Quem frequenta fóruns na Internet sabe que o que mais irrita os usuários mais antigos desses pontos de encontros virtuais para troca de conhecimento e ideias é quando um novato abre um novo tópico apenas para perguntar algo que já foi perguntado e respondido dezenas de vezes.

Empresas de manufatura têm uma verdadeira paranóia de evitar problemas na linha de produção que signifiquem ter de deslocar trabalhadores para corrigir imperfeições nos produtos, algo que recebe o nome de retrabalho.

Enfim, o pensamento racional tende a evitar que se caia na velha armadilha de "reinventar a roda", ou seja, duplicar um método básico que já foi há muito aceite e considerado a melhor solução.

Mas o que isso tem a ver com concursos públicos, você deve estar se perguntando. Bem, meu amigo, em tempos de Internet isso tem tudo a ver. Vejamos.

Já falei aqui do que chamo de "egocentrismo concurseiro", ou seja, a tendência natural dos concurseiros acharem que tudo acontece somente com eles. "Essa dúvida sobre concursos públicos só eu tenho", "Putz, só eu errei essa questão", "Só eu tenho o melhor método de estudo" ... e por aí vai. Engana-se quem pensa assim, pois 99,99% das dúvidas são comuns a milhares de cocnurseiros, também milhares de concurseiros não passam em concursos públicos por um mísero ponto, técnicas de estudo por mais exóticas que sejam nunca são pensadas (ou mal pensadas) por aapenas um concurseiro.

Se não fosse essa tendência dos concurseiros de querer "reinventar a roda", decorrência direta do "egocentrismo concurseiro", muita gente aproveitaria muito mais o enorme acúmulo de conhecimento sobre concursos públicos acumulados em fórums, sites e blogs sérios (como o Concurseiro Solitário, claro). Nesse enorme repositório de conhecimento, encontra-se resposta para praticamente todas as dúvidas concursídicas mais comuns, indicações de material de estudo, dicas de técnicas de estudo.

Tristemente, brasileiros são em geral muito preguiçosos quando o assunto é pesquisar e encontrar respostas por conta própria, preferindo "reinventar a roda" em fóruns, comunidades e perguntas para outros concurseiros. Querem um exemplo prático? Vamos lá. Temos publicados no blog mais de 900 artigos sobre os mais diversos assuntos concurseiros, ou seja, um enorme banco de dados de informações preciosas para qualquer concurseiro sério. Em que pese haver vários leitores que utilizam o mecanismo de busca do blog para procurar por informações específicas nos artigos já publicados, muitos ignoram esse repositório de conhecimento, preferindo nos enviar perguntas por email ou via shoutbox!

O Fontenele, por exemplo, bolou uma promoção para estimular os leitores a relerem artigos já publicados no blog, a qual ele deu o nome de "Promoção Vale a Pena Ler de Novo":

Caros colegas, leitores do blog Concurseiro Solitário, vocês já pararam para analisar o quanto de material de boa qualidade, já foi publicado no blog? Você já leu todos os artigos publicados? Em sua opinião, qual foi o melhor artigo que você já leu?

Bom, todos são ótimos e cada um tem sua importância particular, mesmo porque não ia funcionar ficar escrevendo e lendo sobre o mesmo tema todo dia e também o assunto (concurso público) é extenso e as dúvidas são inúmeras.

Para quem nunca teve a curiosidade, os artigos são divididos por ASSUNTO da seguinte forma:

Motivação - Saúde do Concurseiro - Entrevistas - Dicas de Estudo - Dramas Concurseiros - Resenhas - Materiais de Estudo - Sobre esse Blog e também, alguns artigos são mistos, como: Motivação - Sobre estudar para concursos.

Então, se você é daquele tipo de leitor que só ler os artigos mais recentes, não sabe o que está perdendo!

Pessoalmente o artigo que eu mais gostei e que vale a pena sempre ler de novo é:

Artigo: TRABALHAR X ESTUDAR

Link: http://concurseirosolitario.blogspot.com/2009/10/trabalhar-x-estudar.html

Assunto: Motivação - Sobre estudar para concursos públicos

Autora: Raquel Monteiro

Data: 17/10/2009

Comentário: Identifiquei-me muito com esse artigo, pois trabalhava e estudava tudo ao mesmo tempo e quase sempre isso me tirava um pouco do meu foco, principalmente quando ganhava uma grana boa. O artigo me fez repensar no que eu realmente queria e foi muito importante na minha decisão de continuar na fila dos concursos públicos.

Então! Qual o artigo que vale a pena ler de novo?

Artigo:
Link:
Assunto:
Autor(a)
Data:
Comentário:

Tem até prêmio para o vencedor dessa promoção, um exemplar novinho em folha de um excelente livro de informática para concursos públicos (matéria que derruba muita gente em certames) mais um ótimo CD de audio curso de Direito Administrativo da Editora Saraiva. Valor total do prêmio, R$100,00. Sabem quantos participantes nessa promoção até agora? Pouco mais de uma dezena!

Resumo da ópera - Se você tem a forte tendência de dar ouvidos à preguiça e querer "reinventar a roda" ao invés de praticar o saudável exercício da pesquisa em fóruns, comunidades, sites e blogs (mesmo porque nessas pesquisas sempre se descobre muito mais que apenas as informações que se buscava inicialmente), então, meu amigo concurseiro, já passou da hora de mudar. Concurseiro sério não tem preguiça de pesquisar, de buscar informações, não perde tempo reinventado rodas, quadrados, triangulos. E que tal mostrar que você entendeu essa mensagem participando da promoção bolada pelo Fontenele? Dê um pulinho na nossa comunidade no Orkut e participe hoje mesmo ... tenho certeza de que esse livro e CD de audio aula serão essenciais para a posse do ganhador do feliz ganhador(a) em um belo cargo público!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


5 Response to "Concurseiros que teimam em reinventar a roda"

  1. Raquel says:

    HAuHAuHAua
    Essa gravura é a melhor! Adorei!

    Raquel Monteiro
    Concurseiro Solitário

    Uma coisa Clodovil disse de bom: "o brasileiro não gosta de trabalhar". De fato, o que há mais nesse País são preguiçosos, que querem tudo na base do conforto e do trabalho alheio. Talvez, se o brasileiro não tivesse sustentado por mais de 3 séculos a escravidão, poderíamos ser um povo que põe a mão na massa, de fato. Parabéns pelo artigo, Charles. Vivo essa realidade como dono de uma comunidade voltada a determinado concurso militar. A propósito, acabei de postar minha contribuição na aludida promoção, e estou preparando um artigo para publicação aqui no blog. Abraços a todos.

    Ótimo blog, parabéns a todos. =)

    Quanto a promoção, não poderia ser disponibilizada no blog e/ou por e-mail?

    Eu não tenho orkut há algum tempo, e gostaria de participar.

    Obrigada.

    Além da preguiça há a ignorância, muitos usam a internet mas não sabem utilizar as ferramentas que estão à disposição como "pesquisa" que há nas comunidades, nos fóruns e o próprio GOOGLE (ou outros sites de busca) é mais "fácil" perguntar pra alguém, é melhor receber o peixe do que pescar...

    Unknown says:

    Oi gente! Muitobom esse post, em outras palavras, e em tempo de copa do mundo, não se mexe em time que está ganhando! Ainda quero e peço ajuda para àqueles que podem ajudar, segue um breve relato, pra que possam me ajudar: Sou advogada, pego poucas causas pois priorizo os estudos, mas a mais ou menos umas duas semanas bateu um desespero total, daqueles que dá vontade de pedir pro mundo para porque eu quero descer, ou seja, to sentindo que estou perdendo tempo estudando, que estou fazendo tudo errado, que a fila não anda.........essas coisas!! Pelo o que já li, estou estudando de uma forma que é possivel ter êxito, mas quem terá esse exito são os outros e não eu, pois parece que quento mais estudo, quanto mais exercito, menos sei, menos fixo a matéria, enfim estou com total inquietude, se vcs tb passam por isso, ou "tem um amigo" que passa ou passou por isso.....Socoooorro!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards