O coelho e a tartaruga
06:00
Concurseiro Solitario
, Posted in
Sobre estudar para concursos públicos
,
3 Comments
Quem não conhece a velha história da disputa em uma corrida entre o coelho e a tartaruga?
Estive filosofando essa semana e concluí que quantos não ficam pelo caminho pelo simples fato de desanimarem com os estudos? Quantos acham que sabe m tudo e acabam relaxando no caminho? Há ainda aqueles que acham que vai dar tempo para estudar todo o conteúdo do edital.
Há aqueles que pensam que só de estarem fazendo um cursinho já é o suficiente e não precisam de dedicação total. Acreditam que saíram na frente por poder contar com muitos artifícios e facilidades que nem todos os concurseiros têm.
Esse clima de que “já passei” causa um certo desconforto e tristeza nos que estão ali, comendo pelas beiradas.
E assim seguem as tartarugas, humildes, a passos lentos. Sem recursos, correndo contra o relógio, mas principalmente tendo coragem e confiança.
Enquanto os coelhos “dormem” na metade do percurso, as tartarugas se privam do convívio da família, amigos e até de relacionamentos para poderem seguir em frente. Elas começam a estudar antes mesmo que saia o edital. E devagar vão caminhando. Nem vêem a qual distância o coelho está.
Quem ganha, quem perde? O final dessa história todos nós conhecemos. Nessa guerra dos concursos públicos não há lugar para o egocentrismo. Não adianta entrar na corrida com o clima de “já ganhei”. Nem sempre os fortes vencem, nem sempre os melhores vencem. Só chega ao final da corrida aqueles que entendem suas fraquezas e tenta corrigi-las, sem nunca desanimar.
Resumo da ópera - E nessa corrida quem é você, coelho ou tartaruga?
Simone é uma concurseira que sabe o que tem de fazer e para onde deve ir para ser vitoriosa na guerra dos concursos públicos.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
Simone,
Seu texto ficou muito legal, parabéns!
Sejamos tartarugas então!!
Parabéns pela analogia, Simone. Belo texto!
Raquel Monteiro
Estou tentando ser tartaruga, mas as vezes é duro.
Vamos em frente.
Rafaela