Sobre atualizações de livros

Uma palavra muito utilizada em nosso meio e em tudo que fazemos atualmente, chama-se “atualização”. Exige-se atualização na Internet (programas, sites, cadastros, perfil, contas de e-mail), em atividades profissionais e estudo (currículos, cursos de aperfeiçoamentos e especializações), enfim quase tudo que usamos ou fazemos de uma maneira ou de outra requer sempre uma atualização e com relação aos nossos preciosos livros de cada dia, não poderia ser diferente.

Quem detesta estudar por apostilas e prefere os livros, sabe a difícil missão de mantê-los sempre atualizados e o gasto financeiro necessário para isso. O primeiro contato que eu tive com um livro específico para concurso público foi justamente com um que é “atualizável”. Só que na época eu não sabia dessa valiosa informação, o que fez meu bolso sofrer antecipadamente, pois sabia que no próximo ano teria que comprar a nova edição se quisesse me manter atualizado. Bem, passado àquela fase de completa desinformação que todo concurseiro que se preze passa, descobri finalmente para minha alegria, que no próprio site da editora do citado livro existe um serviço gratuito que atualiza o conteúdo das edições dos livros comercializados pela mesma.

Depois disso, eu comecei a pesquisar as editoras que oferecem esse serviço que considero de grande importância, além de mostrar o respeito que os consumidores merecem. Descobri que existem várias editoras que já abraçaram essa ideia. Veja logo abaixo se a editora do seu livro não é uma delas:

- Editora Método: http://www.editorametodo.com.br/atualizacao.asp

- Editora Impetus: http://www.editoraimpetus.com.br/

- Editora Saraiva: http://www.saraivajur.com.br/atualizeCodigosDetalhe.aspx

- Editora Ferreira: http://www.editoraferreira.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=53

- Editora Foco: http://www.editorafoco.com.br/atualizacao.asp

Claro que nem todas as editoras citadas fazem as atualizações de todos os seus livros ou mesmo do conteúdo desatualizado, às vezes é feita só uma correção chamada de “errata” (indicação de um erro em livro ou qualquer impresso, seguida da correspondente emenda). A atualização de uma obra vai depender de muitos fatores como cita a própria Editora Impetus em seu site:

A disponibilização da Nota de Atualização é uma política da Editora, porém sujeita á decisão pessoal dos autores, que dependem de uma série de questões, desde pessoais até técnicas, para poder disponibilizá-las. A nota de atualização não é possível em caso de reformulação geral da obra, e, embora desejável, não é razoável de se exigir para matérias que vierem à lume após a edição do livro. Assim, se, após o lançamento da obra, é editada uma nova EC, entendemos que a "culpa" não é da Editora ou do autor, mas da sanha legislativa que grassa no país. Nesse caso, havendo necessidade de atualização da obra, através de uma nota, deixamos a critério dos autores fazê-la ou não, pelas mesmas razões mencionadas acima.

Contamos, assim, com a compreensão dos leitores em relação às limitações decorrentes do país onde vivemos, cuja legislação muda rapidamente, e, sempre que os autores disponibilizarem essas notas, as mesmas serão colocadas em nossa página na Internet.”

Algumas editoras só atualizam seus códigos, como é o caso da Editora Saraiva. Outras como a Editora Método, já oferece um serviço completo cobrindo todas as séries de suas obras, veja o texto:

A Editora Método, em respeito aos seus consumidores, oferece gratuitamente o serviço de atualização de obras em virtude de desatualização de conteúdo. As atualizações serão disponibilizadas exclusivamente pela Internet e abrangem a edição que estiver sendo comercializada”.

Cito como exemplo de livros “atualizáveis” por essa editora, os dois livros resenhados recentemente aqui no blog: “Direito Constitucional Descomplicado” e “Direito Administrativo Descomplicado”, ambos dos autores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, onde é possível atualizar todas as alterações sofridas no conteúdo dos citados livros, da edição anterior para a atual.

Como funciona na prática essa atualização? Funciona da seguinte maneira: digamos que um leitor tenha a 16ª edição do livro “Direito Administrativo Descomplicado” (que é o meu caso) e queira atualizá-lo para a 18ª edição, então basta que esse mesmo leitor acesse o site da respectiva editora, clique no botão na página principal denominado “Atualizações – Download” e escolha a série desejada, que no caso específico seria a série: “Vicente e Marcelo”. Em seguida clique no link que se encontra na área do ano de 2010, em atualização do “Direito Administrativo Descomplicado” da 17ª p/ 18ª edição. Pronto! Em questões de segundos um arquivo em PDF é baixado para o computador com 69 páginas, com todo o conteúdo atualizado desse livro, sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro do leitor, ou a identificação dos dados do livro.

Também destaco a inovação trazida pela Editora Foco, que faz questão de destacar logo no topo das capas dos seus livros a seguinte mensagem: “Obra atualizável pelo site”. Isso é muito importante, pois gera tranquilidade e a confiança que o consumidor precisa na hora da sua escolha, saber, por exemplo, que não comprou um material desatualizado e descartável.

Resumo da ópera - Com o aumento cada vez maior dos interessados pela área de concursos públicos, a procura por livros especializados tende a aumentar nos próximos anos, fazendo com que as editoras busquem oferecer serviços de qualidade a um público cada vez mais exigente. Cabe então a nós consumidores, reivindicar dessas editoras e principalmente dos seus autores, que “atualizem”, além dos livros publicados, também seus conceitos sobre o que é mais importante, ou seja, vender simplesmente livros ou vender serviços eficientes, incluindo nesses, suas atualizações e preços condizentes com a realidade do seu principal público alvo (estudantes de concursos públicos).

Fontenele é um concurseiro que sabe o que quer.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

4 Response to "Sobre atualizações de livros"

  1. Pablo says:

    Taí uma coisa que eu desconhecia: atualização de doutrina. Acabo de baixar duas de livros da Método. Valeu mesmo, Fontenele!

    Fontenele says:

    Pablo,
    Obrigado pelo comentário.
    O intuito do artigo foi exatamente elucida essa dúvida sobre atualizações de livros. Muitos colegas adquirem livros e não pesquisam nos sites das editoras sobre os serviços que são oferecidos para um melhor aproveitamento desses livros.
    Grande abraço!
    Fontenele.

    Anônimo says:

    Olá caros amigos concurseiros!

    Fontenele, parabéns pelo texto.

    Eu estudo Direito Previdenciário e AFO utilizando livros de editoras que não foram mencionadas, mas que, para estas obras que uso ao menos, disponibilizam atualizações. Eis os sites:

    www.editorajuspodivm.com.br
    www.elsevier.com.br (Legislação)

    Fique em paz! ^^

    Fontenele says:

    Sandro,
    Obrigado pela contribuição! Quanto mais informação, melhor. Assim podemos ajudar nossos colegas, acerca das atualizações de vários livros.
    Grande abraço!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards