RESENHA - "Como passar em concursos de tribunais - Analista"


Coordenador: Wander Garcia
Edição: 1ª / 2010
Editora: Foco Jurídico
ISBN: 978-85-62168-16-1

Quando iniciei meus estudos para concurso público, tentei montar um material só com questões de provas anteriores, dividindo as disciplinas por assunto e tentando comentar o porquê da questão estar certa ou errada. Vi no decorrer do tempo que fazer um trabalho desse porte sozinho com qualidade e ainda comentado seria deveras trabalhoso e com certeza ficaria cheio de erros, mais atrapalhando do que ajudando. Enfim, depois de muito insistir acabei desistindo.

Passado um tempo vi uma resenha aqui no blog de dois livros “Como passar em concursos fiscais!” e “Como passar em concursos jurídicos!”. Fiquei surpreso e ao mesmo tempo muito feliz, pois a ferramenta de estudo que eu tanto desejava tinha finalmente sido criada, e melhor ainda, além de comentar a assertiva da questão, ainda comenta todas as alternativas. Sem dúvida que isso faz toda a diferença para quem não conhece muito bem a matéria.

Como o meu objetivo é concurso para tribunal, fiquei na expectativa, aguardando ansiosamente o lançamento de um livro exclusivamente voltado para essa área, sendo também de grande ajuda na minha preparação para o MPU que pode sair a qualquer momento, pois praticamente todas as disciplinas são correlatas, como administração pública e administração financeira e orçamentária.

Realmente minha espera não foi em vão, depois de alguns meses finalmente tenho em minhas mãos o “sonho de consumo” de muitos concurseiros como eu: “Como passar em Concursos de Tribunais!”.

Esse livro “Como passar em Concursos de Tribunais!”, dispensa apresentação pela valiosa ferramenta de estudo que a mesmo representa. São 808 páginas com 20 disciplinas distribuídas pelos seus principais tópicos, trazendo no seu conteúdo um extenso e bem elaborado material que o candidato precisa na sua preparação para todos os concursos de tribunais (Superiores, TREs, TRTs, TRFs, e TJs), desde disciplinas básicas como, português, informática, matemática, passando por administração pública, financeira e orçamentária, estendendo-se pelo vasto campo das disciplinas de Direito (constitucional, administrativo, civil, penal, trabalho, eleitoral), ditas como específicas e mais cobradas em concursos de tribunais.

O coordenador desse livro é o professor Wander Garcia, advogado e procurador do município de São Paulo. Atua como professor e coordenador em vários cursos preparatórios e é considerado um dos maiores especialistas em concursos públicos do país, sendo autor de mais de 20 obras de referência na área. Wander Garcia também foi um concurseiro e sentiu na pele a falta que faz um material de boa qualidade como esse na vida de um concurseiro. Sendo este talvez um dos motivos que lhe serviu de inspiração para a criação dessa obra.

Sobre a elaboração desse livro posso dizer sem medo de errar que o seu coordenador foi muito feliz na escolha dos seus colaboradores/autores, senão vejamos alguns dos muitos detalhes desse livro.

Logo na capa é possível ter uma ideia do seu conteúdo ao ver a grande quantidade de disciplinas, e mais ainda, as milhares de questões todas devidamente gabaritadas e comentadas. Na capa também é possível verificar a seguinte informação “obra atualizável pelo site”, isso quer dizer que qualquer alteração na lei que ocorrer alterando parte do livro, o coordenador e a editora disponibilizarão no próprio site, na seção “atualizações”, o arquivo a ser baixado pelo cliente. Iniciativa como essa denota a responsabilidade e o respeito que nós consumidores merecemos.

Na orelha do livro estrategicamente foi colocado um índice de busca rápida das disciplinas. Muito prático na hora de ir direto ao ponto desejado. Iria adorar se todos os livros fossem assim.

Como não poderia ser diferente tratando-se de um livro desse porte, logo após o sumário, existe um manual intitulado “Como usar o livro?” Criado pelo próprio coordenador, orientando para um aproveitamento melhor do uso desse livro, com boas dicas e conselhos úteis dados por quem conhece bem da matéria.

A formatação das páginas em duas colunas, foi muito bem pensado, julgo por dois bons motivos, a primeira é que o material ficou com a “cara” das provas que na sua maioria são formatadas dessa forma, o outro motivo, e esse acho que é o mais importante, seria a questão da economia de papel que torna o livro menos volumoso, diminui o seu custo final e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Falando em papel, o material usado no livro é de ótima qualidade, isso quer dizer que não precisa de maiores cuidados ao manusear suas páginas visto que, além da encadernação ser do tipo brochura (as folhas são coladas e costuradas), o papel é muito resistente, não amassa com facilidade e o melhor é que se pode usar o pincel marca texto e fazer anotações sem que isso transpareça para o outro lado da folha (eu mesmo fiz o teste). A formatação e a impressão impressionam pelos detalhes, sem borrões no texto e visual gráfico de altíssima qualidade.

Pude observar durante todo o livro que a classificação das disciplinas e suas questões foram cuidadosamente pesquisadas, organizadas e classificadas, buscando relacionar os tópicos mais cobrados atualmente pelas principais bancas (CESP, FCC), organizadoras de concursos para tribunais, no caso especifico todas as questões foram copiadas das provas (TRTs, TREs, TRFs, TJs, STF, STJ, TSE, TST), para o cargo de analista, portanto questões que garantem a esse livro sua exclusividade no mercado. O grande diferencial desse material está exatamente na colocação dos gabaritos logo após cada questão facilitando uma consulta rápida e tornando o estudo mais prático e tranquilo, além do que todos os gabaritos das questões foram cuidadosamente, arduamente, pesquisados de forma que não restasse nenhuma dúvida quanto a sua confiabilidade. O que chamou muita minha atenção foram os belos comentários das questões, e, diga-se de passagem, que seus autores/colaboradores não economizaram nos textos longos e nem no tempo gasto para pesquisar, jurisprudências, doutrinas e o que mais fosse necessário comentar. Além de comentar a assertiva da questão, também são comentadas todas as alternativas, levando o candidato a pensar e raciocinar como os examinadores das bancas, percebendo, portanto como são elaboradas as famigeradas “pegadinhas”.

Eu particularmente, gostei da parte que trata da disciplina de redação, essa que é o “calcanhar de Aquiles” de muitos concurseiros. Para aqueles concurseiros que estão em busca de “uma luz no fim do túnel”, os autores do livro “Como passar em Concursos de Tribunais!”, buscaram utilizar uma linguagem bem objetiva e didática, abordando o tema com vários textos comentados e resolvidos, dividindo o assunto em quatro partes bem definidas: Título, introdução, argumentação e conclusão. A disciplina de redação oficial ganha destaque também, através dos vários modelos de documentos (ofícios, memorandos) e os comentários das questões resolvidas. O grande show de detalhes ficou com a disciplina de informática. Todas as questões foram formatadas igualmente às provas originais, com as imagens das janelas, botões e teclas, e como não poderia ser diferente do restante do livro, todas as questões foram comentadas, alternativa por alternativa. Muito criativo e original.

É comum encontrar depoimentos de concurseiros que conseguiram aprovações nos concursos estudando somente com a prática de resoluções de questões. Há casos de concurseiros que faltando pouco tempo para o dia da prova, vendo a quantidade enorme de disciplinas, decidiram estudar somente por questões; sendo que os mesmos conseguiram ficar entre os primeiros colocados. Claro que não devemos estudar exclusivamente somente por questões, mas devemos sim, lançar mão desse importante método em nosso cronograma de estudo. Agora se o candidato tem pouco tempo de preparação antes da prova e usando de estratégia, resolve estudar somente usando esse livro, sem dúvida que essa será uma sábia decisão.

“Como passar em Concursos de Tribunais!”, marca a chegada de uma moderna metodologia na forma de estudar para concurso público. Marca também o fim das apostilas, cursos que prometem milagres e outros materiais de cunho duvidoso, sendo que isso já é uma realidade. Por um lado a chegada desses novos métodos melhora e acelera bastante o aprendizado dos concurseiros que estudam com seriedade, organização e com uma meta a ser alcançada. Por outro lado, o que eu considero o lado “B” dessa evolução, é que aqueles concurseiros que não acompanharem esse processo tão presente em nossos dias, não terão a mínima chance de conquistar um cargo público. É preciso então mudar o modo de agir e de estudar de vinte anos atrás. É preciso olhar com entusiasmo e aceitação para as novas e modernas alternativas de estudos que surgem todos os dias e que precisam ser absorvidas urgentemente.

Resumo da ópera - Sinceramente não chego a considerar esse material como um simples livro de questões comentadas. “Como passar em Concursos de Tribunais!”, é muito mais do que isso, trata-se de um eficiente e comprovado método de estudo que vai colaborar, e já está colaborando com o sucesso de muitos concurseiros. O livro é Indicado não só para o concurseiro da área dos tribunais (regionais e superiores), mas também para aquele concurseiro novato ou veterano de qualquer área que cobre disciplinas jurídicas (MPU, MPE, DPU) e de qualquer cargo, nível médio ou superior (AJAD, AJAJ, TJAD) e demais áreas de concursos públicos.

Fontenele é um concurseiro que sabe o que quer.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

Para facilitar sua vida, já que sabemos que grana de concurseiro é para lá de contada e que bons livros para estudar para concursos públicos sofrem uma variação de preço muito grande dependendo de onde são vendidos, sugerimos dois lugares para você comprar esses livros.

Um deles é através loja virtual da própria editora (clique na imagem abaixo):

Outro é nalivraria especializada em concursos públicos e livros jurídicos Última Instância, excelente livraria virtual parceira do blog (clique nas imagens abaixo):








———«»———«»———«»———




12 Response to "RESENHA - "Como passar em concursos de tribunais - Analista""

  1. Pablo says:

    Ótimo livro! Cobre todas as disciplinas dos concursos que vou fazer.

    Raquel says:

    Fontenele, adorei sua resenha!

    Um abraço,
    Raquel Monteiro
    Concurseiro solitário

    Fontenele says:

    Obrigado Raquel! Ademais esse livro é ótimo!

    Antonio says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Antonio says:

    Olá,
    Gostaria de saber do autor do tópico se o livro contém as questões divididas por assunto ou somente por matéria/disciplina?

    Abraços e parabéns pelo post.

    Fontenele says:

    Antonio, obrigado!
    Respondendo sua dúvida, todas as questões são classificadas por disciplinas, temas, subtemas e questões combinadas.

    Exemplo:
    Direito Administrativo.
    3. ATO ADMINISTRATIVO
    3.1. Conceito, requisitos e atributos;
    3.2. Classificações e espécies de ato administrativo;
    3.3. Discricionariedade e vinculação;
    3.4. Extinção.

    Espero ter ajudado e fico à disposição para eventuais dúvidas.

    Saudações!
    Fontenele.

    Antonio says:

    Obrigado Fontenele. Vou garantir o meu. Era o que eu precisava!!
    Parabéns para todos os que fazem o blog e propiciam a todos nós concurseiros essa interação de suma importância na preparação para os concursos.

    Abraços

    Unknown says:

    Parabéns Fontenelle pela resenha e a dica!!! Na mesma hora que li..pensei... esse foi feito pra mim.Corri atrás e já consegui o meu livro!!!
    Valeu!!
    Abraços
    Clarice

    Fontenele says:

    Clarice, fico feliz por ter ajudado.
    Quem estuda sério para concursos, sabe a importância que é ter um material de primeira.

    Obrigado e bons estudos!
    Fontenele.

    Unknown says:

    Muito bom, cara! adorei! fui hoje mesmo na livraria pra dar uma pincelada nele mas o livro só chega na sexta. :(

    VALEU!!!

    Unknown says:

    Olá Fontenele e amigos! Fiquei muito interessado pelo exemplar citado, porém, estou estudando muito para o próximo concurso para Escrevente Tecnico Judiciario do TJ-SP. Gostaria de saber se tal livro vai atender minhas necessidades para este certame.

    Minha atual condição financeira não está das melhores, e estou pesquisando alguns novos materiais para me aperfeiçoar!

    Se alguem me responder ficarei grato!

    Um Abraço e boa sorte a todos.

    Thiago Rubbo Garcia

    Paulo x says:

    Comprei o livro. Dei uma rápida olhada. Pude perceber que os comentários só mencionam o número da lei e o artigo. Sugiro que seja colocado o texto da lei para facilitar o estudo.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards