A Síndrome do Concurseiro Náufrago

Nos idos do início da década de 90, quando tinha acabado de entrar na faculdade, era a época de popularização do sistema operacional Windows, os computadores ainda eram do tipo 486 (tem gente que lê esse blog que ainda era baby nessa época) e os monitores deles não podiam ficar muito tempo com uma imagem estática a fim de evitar que essa ficasse impressa na tela. A fim de evitar esse problema era obrigatório o uso dos famosos protetores de tela animados.

Um desses protetores de tela fez muito sucesso, pois mostrava uma ilhazinha no meio o oceano com um náufrago, o Johnny Castaway, que fazia diversas atividades. O Johnny pescava, fazia fogueira, dormia, corria, e era divertido ficar observado o que ele fazia.

Pois bem, faz tempo também que cheguei a conclusão que concurseiros têm uma fortíssima tendência de sentirem-se como o Johnny Castaway. Explico. Praticamente todos os dias recebemos pelo menos um email de concurseiro que enfrenta problemas de motivação, que "rodou" em algum concurso, que está cansado, desanimado, frustrado, e a característica que une a todos é o que que chamo de Síndrome do Concurseiro Náufrago.

Essa síndrome faz com que o concurseiro ache que somente ele enfrenta algum tipo de problema, de frutração, de contratempo em sua jornada concurseira. Ela faz com que o concurseiro veja em todos os lugares apenas concurseiros bem sucedidos, motivados, estudando com total animação, com os melhores livros, fazendo os melhores cursinhos. Essa síndrome é realmente muito estranha, mas seus efeitos são muito reais e, como é fácil de concluir, fazem muito mal aos vitimados.

Só, meus amigos, que nenhum concurseiro tem a exclusividade de lidar com qualquer tipo de problema e contratempo que seja. Você não é o único que não passa em concursos públicos apesar de ter estudo muito seriamente, você não é o único que não tem todos os livros que deveria ter para estudar o melhor possíve, você não é o único que já perdeu tempo no passado estudando "de mentirinha" e/ou usando apostilas fajutas, você não é o único que está cansado, você não é o único que as vezes tem vontade de jogar tudo isso para o alto, você não é o único que uma hora ou outra chora de amargura quando ninguém vê, você não é o único que enfrenta cobranças, críticas e piadinhas de parentes e amigos.

Acredito pessoalmente que a origem da Síndrome do Concurseiro Náufrago está na necessidade (in)consciente do concurseiro se sentir um coitado e com isso meio que justificar os problemas que enfrenta. Acreditar que se tem a exclusividade no enfrentamento de algum problema, frustração ou contratempo parece trazer algum alento baseado no "só eu sei o que é enfrentar tudo isso". Acontece, meus amigos, que raros são os problemas que não são compartilhados por uma legião de concurseiros.

Pare, respire fundo e seja honesto consigo mesmo ... você está sofrendo da Síndrome do Concurseiro Náufrago? Responda sinceramente. Se a resposta é sim, ponha de uma vez por todas na sua cabeça que apesar dos problemas que você enfrenta serem muito reais, muitos outros concurseiros também têm de amarga-los em seu dia-a-dia. Se a resposta é não, então ponha na sua cabeça que problema nenhum que você enfrenta ou venha a enfrentar serão exclusivos seus, o que já é uma bela vacina contra essa síndrome.

Resumo da ópera - Nenhum concurseiro é uma ilha, seja para as coisas boas ou para as coisas ruins. Saber disso é o primeiro passo para enfrentar melhor as agruras, os problemas, as frustrações e os contratempos inerentes a estudar sério para concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.


IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

0 Response to "A Síndrome do Concurseiro Náufrago"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards