O pior cego é o que não quer ver

Significado: Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.

Histórico: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D'Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.

Se esta história é verdadeira ou não, isso ninguém sabe, mas aplica-se bem ao concurseiro que por mais que tenha conhecimento que está estudando de forma incorreta, ainda insiste em continuar no erro, sempre arrumando desculpas para disfarçar suas atrapalhadas.

Muito recentemente tive um contato de 1º grau com uma concurseira nessa situação que me pediu ajuda para organizar seu quadro de horário e seu material de estudo. Queixava-se a mesma de muitos problemas de organização, falta de atenção e outras cositas mais. Bem, como sempre faço pedi a ela que me enviasse algumas informações sobre o seu tempo disponível e o cargo pretendido. Depois de montar um quadro de estudo organizado com várias disciplinas, peguei alguns temas de matérias mais exigidas nos concursos e pedi a ela que elaborasse algumas questões e fizesse alguns comentários sobre os gabaritos dessas questões. Passado algum tempo essa concurseira respondeu-me dizendo o seguinte: “agradeço muito sua ajuda, mas no momento não estou preparada para um nível de estudo muito avançado como esse”.

Diante dessa situação tirei as seguintes conclusões:

-Entre simplesmente “querer” e “poder” existe uma distância enorme;

-Será que estudar sério e com qualidade necessita de um nível de conhecimento avançado para isso? Acho sinceramente que isso não é necessário.

Entendo que existem pessoas que não estão preparadas para situações novas, que exijam experiência na prática de certos métodos, mas entendo também que estudar para concurso público exige sim, uma hiper dose de superação, extrapolar os próprios limites, alcançar a cada dia um novo degrau, sem olhar para trás e nem ficar pensando naquilo que não volta mais.

Resumo da ópera - No momento em que se decide ser um CONCURSEIRO, o desafio é lançado, e aprender coisas novas faz parte deste desafio. Agora, continuar de forma estática, procurando a cada dia uma nova forma de fugir desta realidade, é no mínimo uma grande e irreparável tolice. Lembre-se do principio da fila: quanto mais tempo você permanecer numa fila, maior a probabilidade de estar na fila errada.

Fontenele é um concurseiro que não quer ficar muito tempo na fila.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


3 Response to "O pior cego é o que não quer ver"

  1. D'Muller says:

    Isso é bem verdade, o pior cego é o que não quer ver, mas eu entendo essa pessoa q entrou em contato com você pq eu tbm já dei a mesma resposta e pra vc, rs...
    Acredito que cada um de nós tem um limite e no começo dessa vida concurseira eles parecem mais estreitos ainda.
    No meu caso, fiz um terrível ensino médio, sou graduada em Administração e hoje vivo num grande conflito, pq não qro fazer concurso para minha área, dai todos os concursos q qro fazer tem direito, logo no começo era pra mim um monstro pq eu não sabia nem o que era caput,pra ter uma idéia...Então pra quem está começando algumas coisas são complexas ,imagina para uma pessoa que não teve uma boa base,mora no norte e "lisa"( sem grana) qdo vejo os artigos da Raquel fico imaginando,não pode ser tão difícil assim chegar lá,uma grande inspiração, para algumas pessoas é sim mais devagar e difícil o processo,mas não impossível.
    Tudo tem um preço!
    Acredito que todos em qualquer situação podemos amadurecer em idéias e conhecimentos, assim eu espero!rs...

    Anônimo says:

    Saudações a todos!

    "Só os duros e fortes podem se chamar Concurseiros... só os duros... só os fortes!" eheh

    Estejam todos em paz!^^

    Nico says:

    acredito sinceramente q aquele q" nao precisa",nao se dedica de maneira séria.
    a disciplina , a vontade de se superar(como diz o próprio texto), sao atributos proprios.cada um tem q buscar sua motivação p estudar,isso vem do interior de cada um.influências externas existem?
    sim, existem , mas apenas fazem parte do externo. Vc mesmo é que tem q buscar sua maneira de ficar motivado,buscando constantemente a aprovação!
    parabens pelo texto .
    um abraço !

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards